Problema com internet no Home Assistant com Docker

Olá pessoal,
Eu estou tendo uns problemas com meu servidor home assistant e queria saber se tem mais alguém tendo esse problema e como posso resolver.
Eu tenho um servidor com Debian 12 e tenho o Supervisor instalado, então eu consigo instalar Addons pelo interface tudo certinho e funcionando.

O problema é que do nada o servidor para de se comunicar com a internet, então todos os meus dispositivos que dependem de internet ficam indisponíveis, se eu entrar no terminal do debian e dar um ping em 8.8.8.8 por exemplo não vai.
Eu tenho um Addons de backup do Google Drive que automatiza o envio dos backups para a nuvem e o que percebi é que quando eu para esse addons ai a internet volta, ai se eu inicio o addons as vezes ele continua com internet, mas na maioria das vezes depois de uns minutos ele para de novo obrigando novamente eu para esse addons para que volte.

A impressão que eu tenho é que pode ser algum problema com o docker, mas não faço ideia de como resolver e se realmente é isso.

Alguem já teve esse tipo de problema? Sabe o que pode ser? Talvez alguem que conheça bem Docker pode ter alguma ideia?

Ninguém teve esse tipo de problema?
Eu tenho a impressão mesmo que é o docker, eu comentei de um ADDons específico mas a realidade é que qualquer addons q eu para ou iniciar ele volta a internet.
outro teste que fiz foi dar stop em um dos containers do docker e tb volta a funcionar a internet.

É muito ruim pq quando isso acontece e eu estou fora de casa já era pq eu não consigo mais acessar nada aqui e só resolvo chegando em casa.

Fala Maciel, sussa?

Cara, não entendi porque você usa uma máquina com Debian 12, Docker e o HA como supervised… não faz nenhum sentido, porque se você reiniciar o HA, ele forçará toda a máquina a também reiniciar.

Se sua idéia foi poder instalar outras coisas na máquina, além do HA, derruba essa instalação e deixa elas penas rodando como container dentro do Docker, porque ela fica isolada e sempre que reiniciar, apenas a instância do HA reinicia, deixando os outros containers rodando normalmente.

Ah, mas e os Addons? Cara, não vejo nenhuma razão/viabilidade de deixar com o HA como OS ou Supervised apenas por causa dos Addons. 98% das coisas que você pode querer utilizar no HA tem no Docker Hub e são atualizados constantemente. Com o WatchTower, você nem precisa ficar preocupado em atualizar, pois ele faz esse trabalho para você de boa.

Tenho um Cluster aqui em casa de 3 máquinas, todas rodando Docker, e tudo funciona perfeitamente bem. HassOS nunca mais na minha vida…

Em tempo: fazer backup com o Google Driver não é a melhor das opções. Prefiro um script que faça isso de forma nativa e sem depender da instância está rodando uo não. :wink:

Oi Britto, tudo bem?

Deixa eu ver se entendi, a ideia seria instalar o HA sem o Supervised? ai o que eu perderia seria o Addons, pois o resto funcionaria normalmente é isso?

Talvez eu não tenha entendido bem as opções que temos disponíveis no HA, quando eu fui instalar vi que havia algumas opções e as opções mais recomendadas seria HAOS e Supervised porque são as que tem suporte a todas as funcionalidades, inclusive Addons.

Ai só pra vc entender meu cenário, eu tenho um laptop que uso dedicado pro HA. Como estou usando debian eu instalei a interface gráfica para poder deixar na tela o dashboard do HA sempre visível via browser, ai a opção de instalação que me pareceu mais adequado com o debian era essa com supervised, mas estou totalmente aberto a avaliar outra forma porque essa aqui tem dado essa dor de cabeça q comentei aqui no tópico.

Para poder te explica da forma mais simples possível, vamos partir do princípio de que existam apenas 3 formas distintas de instalar o HA em uma máquina: HasOS, Supervised e Containerized.

HasOS —> Sistema operacional completo, contendo uma distro estável (Debian) e o HA. O Docker aqui não está “visível” para os usuários, mas ele está rodando um background para poder subir os containers dos Addons de forma imperceptível. Notamos isso de forma mais clara quando, ao rodar o Frigate, a instalação pede o caminho com apenas o nome do container (ccbba…) ao invés do endereço IP. Container rodando dentro de uma mesma rede local, não precisam de endereço IP completo, apenas nome do container.

Supervised —> Necessita obrigatoriamente de uma distro estável (Debian) e do Docker para poder rodar. Sua instalação é bem parecida com a do HasOS, entretanto, necessita de um pouco mais de “trabalho” para que tudo funcione corretamente. Sua instalação sempre será como Host e privileged mas a diferença entre esse e o HasOS é que nessa opção você tem mais controle da máquina e pode rodar outras aplicações enquanto o HA trabalha. Entretanto, como ele sobe de forma prioritária e - apesar do Docker está acima dele - sempre que reiniciar o HA toda a máquina também será reiniciada, agindo de forma bem semelhante ao HasOS.

Containerized —> Necessita obrigatoriamente de uma distro estável (Debian) e do Docker para poder rodar. Sua instalação pode tanto ser pelo Docker Composer como por linha de comando. A grande diferença aqui é que como ele roda dentro do Docker - mas de forma diferente do Supervised - ao reiniciar apenas a instância do HA, toda a máquina continuará trabalhando normalmente e apenas o HA será reiniciado. O lado positivo disso é que, outra aplicações como o Node-RED, Frigate, Zigbee2MQTT, EMQx e tantas outras não param de funcionar durante a reinicialização do HA. Por outro lado, nessa modalidade, não existe a opção de restaurar backup ou instalar Addons de forma nativa, precisando fazê-lo através do Docker.

Entendido a diferenciação básica entre as formas de instalar o HA? A primeira já traz tudo e não requer muito conhecimento; A segunda precisa de um pouco de conhecimento de OS e Docker, mas também traz tudo e a terceira, precisa de conhecimento em Docker um pouco mais avançado, mas te dá a liberdade de instalar coisas que sequer existem no ecossistema do HA :wink:

—x—x—

Minha mais sincera opnião sobre o assunto? Bom, tenho 3 máquinas rodando em Cluster aqui em casa e de forma geral prefiro muito mais ter trabalho mas saber exatamente o que será feito do que ter tranquilidade de instalação, mas quando der problemas não saber nem por onde começar para solucionar.

Sem contar que uma das coisas que mais me irritavam no HasOS era o fato de ter atualizado algo e na hora de reiniciar, parava tudo de funcionar e era um inferno na minha vida, sem contar que para carregar tudo sempre foi bastante demorado. Agora, atualizo as coisas do HACS e reinicio e tudo continua funcionando 24/7 (principalmente o Plex, com os desenhos da Barbie que minha filhas sempre assistem, por mais que já saibam até as falas dos personagens).

Se precisar de ajuda para fazer um teste, avisa ai que faço um Tut bem rapidinho aqui dentro mesmo :wink:

Forte abraço

Cara, muito boa sua explicação, eu pra ser bem sincero nunca entendi pq alguém iria escolher esse modo Conteinerized se vc tem que ficar fazendo as instalações dos Addons na mão, mas agora já faz muito mais sentido pra mim. Agora eu preciso aprender mais sobre docker, tem muito conteúdo na internet, mas faltou tempo mesmo kkkkk.

Pra mim hoje não é um grande problema as atualizações e ele ficar uns 2 minutos fora do ar, talvez com o tempo e eu tendo necessidades específicas como a sua de para o Plex por exemplo ai nem tem muito o que discutir. Meu problema hoje é que não tenho praticamente conhecimento algum em Docker, já em debian eu tenho conhecimento bem razoável e consigo me virar bem, mas o docker é o meu maior problema. Como havia falado no inicio do post por algum motivo as configurações de rede se perdem em algumas situações, mas q até o momento não consegui identificar. O problema sempre é não funcionar a internet, é como se fosse alterado o IP do gateway da rede, a rede local funciona perfeitamente só a internet que não e olhando a configuração de rede no debian está tudo certo e ai q eu acredito ser algo no docker, mas já pesquisei e não encontrei absolutamente nada.

Pra vc ter ideia se eu deixo o servidor do HA ligado e eu desligar meu modem e ligar novamente ele tb se perde e ai só reiniciando o servidor. É algo bem bizarro. Eu até fiquei imaginando se não é algo dessa maquina, eu ainda não testei mas precisaria testar instalar o HA em outra maquina pra ve se esses problema ocorrem tb, porque pelo q estou entendendo ninguém tem esse tipo de problema.

Então cara, para sua sorte, estou preparando exatamente um “tutorial” sobre Docker para postar aqui no fórum. :wink:

Não apenas para ajudar aos demais membros, mas também como fonte de debate sobre o quanto podemos extrair das máquinas se soubermos exatamente o que podemos fazer. Se puder aguentar mais alguns dias, acredito que até o final de semana já suba ele todo redondinho.

Forte abraço

Comigo acontecia isso… Resolvi com o seguinte comando:

echo “nameserver 1.1.1.1” | sudo tee -a /etc/resolv.conf