Preciso de esclarecimentos: Diferença Significativa no Uso de RAM Entre Proxmox e Supervisor do Home Assistant

Olá Comunidade Home Assistant,

Me deparei com uma situação intrigante na configuração do meu Home Assistant que gostaria de esclarecer. Tenho o Home Assistant OS instalado numa máquina virtual dentro do Proxmox, e notei uma discrepância considerável entre os relatórios de uso de RAM da interface do Proxmox e da tela de hardware do Supervisor do Home Assistant.

Para exemplificar, anexei duas capturas de tela. A primeira, da interface do Proxmox, mostra um uso de memória de aproximadamente 71,95% (cerca de 4,32 GB de 6,00 GB). No entanto, a segunda captura de tela, da tela de hardware do Supervisor do Home Assistant, indica um uso de memória muito menor, em torno de 1,1 GB de 6 GB, o que representa cerca de 19,5%.

É bastante confuso ver uma diferença tão grande nos relatórios de uso de RAM – o Proxmox sugere que minha VM está consumindo mais de 70% da memória alocada, enquanto o Supervisor do Home Assistant reporta menos de 20%.

Alguém poderia esclarecer por que essa discrepância existe? O Proxmox contabiliza a alocação de memória de uma maneira que o Home Assistant não reconhece, ou há uma possível má configuração que devo investigar?

Estou curioso para saber se outros membros da comunidade já passaram por observações semelhantes e qual poderia ser a causa subjacente. Qualquer insight ou explicação seria muito bem-vindo.

Obrigado pela ajuda!

Completamente normal essa diferença. O número no proxmox indica quando de memória ele disponibilizada em relacao a toda a memória atribuida à VM. Mas dentro do HA a memória efetivamente utilizada por ele é menor.

1 curtida