Preciso de ajuda com atualização

Eu tenho um servidor de Home Assistant rodando em um Raspberry Pi 2B há alguns anos. Não me lembro exatamente qual versão do Home Assistant eu instalei inicialmente, mas fiz upgrades com relativa facilidade, e com poucos problemas até a versão 5.12.

Nessa altura, por absoluta falta de tempo, deixei de atualizar o servidor e de acompanhar os relatórios de mudanças. Então, nessas férias, resolvi dedicar um tempo para atualizar as coisas por aqui. Contudo, tenho tido inúmeras dificuldades decorrentes da minha própria burrice e ignorância, e da desatualização acerca das mudanças entre as versões.

Eu coloquei de lado o cartão de memória com a instalação anterior do Home Assistant e parti de uma instalação totalmente nova, em um cartão de memória vazio. Assim, caso alguma coisa dê errado e eu precise de alguma funcionalidade que estava implementada anteriormente, eu posso facilmente recolocar o cartão de memória antigo.

Antigamente, programávamos tudo diretamente no “configuration.yaml”. Nessa atualização, minha primeira dificuldade é que vários dispositivos que eu possuo foram reconhecidos automaticamente pelo Home Assistant, e foram duplicados quando tentei utilizar a configuração anterior que utilizava no “configuration.yaml”. Tal duplicação impede que o dispositivo seja acionado por duplicidade de ID.

Eu tenho cinco Sonoff Basic, dois Sonoff Mini, um Sonoff iFan2, um Sonoff T1 1Gang, e duas tomadas inteligentes Ekaza (idênticas às Nanxin NX-SM400. Todos esses dispositivos tiveram seus firmwares trocados por alguma versão do Tasmota. Além desses, de confecção própria e também rodando Tasmota, tenho mais dois controladores de irrigação de jardim (um deles com sensores de chuva e umidade do solo), um PIR (faltando instalar um módulo DHT22), e um comutador com Wemos D1 mini instalado e um ventilador convencional. Também tenho, duas câmeras IP PTZ (apenas uma delas compatível com ONVIF), um módulo NodeMCU com Konnected, um módulo NodeMCU com ESP-RFID e leitor de NFC, dois computadores de música com MPD, duas smart TV, e um roteador WiFi. Todos esses dispositivos estavam integrados em algum grau com meu Home Assistant. Falta ainda mencionar um punhado de Sonoff e outros dispositivos DIY que já havia construído e que aguardavam instalação em outros cantos da casa e que já havia testado no Home Assistant. Agora, nessa nova instalação, só funciona um dos Sonoff Mini.

Eu gostaria de aprender quais foram as alterações entre as versões do Home Assistant que levaram a essa quebra de funcionalidade e de como contornar isso para fazer meu Home Assistant voltar a ser funcional novamente.

[]’s
CrawlingChaos

Você quer atualizar a sua instância que está com a versão desatualizada ou instalar uma nova instância atualizada e reconfigurar tudo?

A segunda opção. Instalar uma nova instância e reconfigurar tudo. Só que já comecei. O Home Assistant está instalado mas quase nada funciona a contento.

[]'s
Crawling Chaos

Então não é melhor ir adicionando via interface o que for possível e revisar seus arquivos de configuração para remover o que já foi adicionado?

Eu tentei isso e não deu muito certo.

[]'s
Crawling Chaos

Fiz um teste aqui e parece que consegui avançar um pouco: retirei todos os dispositivos duplicados do configuration.yaml como sugerido pelo douglasit. Após reiniciar o Home Assistant, os dispositivos apareceram como indisponíveis na interface. Após algum tempo (que não sei quanto foi, pois fui dormir) os dispositivos apareceram todos funcionando normalmente, exceto o Sonoff iFan2. Então, aparentemente, eu precisava apenas aguardar o sistema se resolver sozinho. Achei ruim isso, pois sempre que reiniciar o Home Assistant terei que esperar não sei quanto tempo para ter os dispositivos todos funcionais, visto que uso Raspberry Pi 2B.

[]'s
Crawling Chaos

Bem, consegui superar esse percalço como o douglasit sugeriu: incluindo todos os dispositivos no configuration.yaml e excluindo do sistema os que o HA colocou automaticamente. Ainda não consegui fazer funcionar todos os dispositivos a contento, como o ventilador do Sonoff iFan2, mas não pretendo desistir.

A dificuldade agora é tentar incluir um botão para abrir meu portão pelo ESP-RFID.

[]'s
Crawling Chaos