Power socket c/ monitoramento e Tasmota - Qual?

Olá.
Gostaria de saber se alguem tem algum modelo de power socket, padrão brasileiro, com monitoramento de emergia e que seja possivel instalar o Tasmota? Digo, desses mais baratinhos chineses mesmo.

Eu sei que a grande maioria dá pra instalar o Tasmota…porém, fico com o pé atras pq alguns modeloas da Tuya possuem um chip diferente e isso dificulta um pouco. Então queria algo o mais padrão possivel para poder instalar o Tasmota sem problemas. Alguém tem algum em funcionamento para indicar?

Eu tive sorte com a tomada da positivo. Mas comprei faz algum tempo então não dá para ter certeza de que não mudaram o chip…

Eu consegui instalar o tasmota em todos 20 smart plugs daqui.
Não sei se foi por sorte, mas todos vieram com o mesmo chip, o TYWE2S.

Quando mudei eles para o tasmota, o tuya converter estava mais falhando que funcionando, então segui esse tutorial que o @helio postou aqui a um tempo atras Tomada Inteligente padrão Brasileiro com Tasmota - Configurações - Fórum Home Assistant Brasil.

Abrir os plugs é de boa, mas se você não tiver a habilidade de soldar os conectores, pede para um cara que repara placas de eletrônicos fazer isso para você, vai te cobrar pouco e vai ter a certeza de que não vai acabar errando e perdendo algum plug com a solda, se fizer você mesmo.

Forçar entrar no modo de flash pode ser um pouco chato, mas com uma pinça própria é mais fácil do que tentar usar os fios entre IO0 + GND, igual ele sugere no tutorial.

Por fim, última vez que comprei no aliexpress, foi desse vendedor SmartPlug padrão brasileiro - AliExpress. Mas com o preço atual, acho que os do mercado livre estão compensando mais.

Obrigado pessoal!
Vou fazer um teste com um smart plug ekaza. Posto o resultado em breve.

Pessoal, estou com um pequeno problema.
O smartplug chegou e eu já fiz a instalação do Tasmota, conforme os links fornecidos aqui neste tópico. Tudo ok, tensão e potencia calibradas…porém continuo tendo alguns ‘picos’ de voltagem baixa. Isto é, as vezes mostra 95~70v, tanto na página de status do sensor, como no proprio MQTT (coloquei o report a cada 5 segundos via MQTT).
Detalhe que eu já defini a opção 39 como 1 (para ignorar leituras erradas ou menores que 6W, conforme manual), mas o sensor continua enviando ‘picos’ aleatorios. Na maior parte do tempo, tudo 100% ok…mas quando nao tem nenhum dispositivo consumindo energia, o sensor continua mostrando entre 1 e 3W e esses pequenos picos onde a tensão cai para menos de 100v.

Existe mais algum outro filtro que eu poderia aplicar ou opção que me ajude neste caso?
Também setei a opção VoltageLow como 110, mas nao mudou nada.

Lembrando que com carga aplicada a potencia é exibida corretamente (ex: lâmpada de 120W incandescente)…mas o ‘pico’ baixo de energia continua acontecendo de forma aleatoria.

Olá novamente. Além do pequeno problema de ‘picos’, agora um problema mais estranho ainda.
Eu estou tentando ‘portar’ o código para rodar o ESPHome. Funcionou, porém a parte estranha é que só funcionou em 220v! Em 110v, ao pressionar o botão no smart plug (ou acionar pelo HA), o smart plug simplesmente aciona e desliga o rele rapidamente (menos de 1 segundos) e reinicia. Isso só ocorre em 220v e com o ESPHome…com o tasmota, funciona corretamente (ligar e desligar) em ambas as tensoes, 110v e 220v…estranho, nao? Alguem já passou por isso?

Segue o código básico para o ESPHome (sem ler os outros sensores):

substitutions:
  name: 'sp_mlavar'
  ssid1: 'Skynet_dvcs'
  ssid2: 'Skynet'


esphome:
  name: sp_maquina_lavar
  platform: ESP8266
  board: esp8285

wifi:
  networks:
  - ssid: $ssid2
    password: !secret wifi_skynet_pwd
  - ssid: $ssid1
    password: !secret wifi_dvcs_pwd
    
  manual_ip:
    static_ip: 192.168.22.60
    gateway: 192.168.22.1
    subnet: 255.255.255.0    

  # Enable fallback hotspot (captive portal) in case wifi connection fails
  ap:
    ssid: "sp_maquina_lavar Fallback"
    password: "Z7Aw17U0Kh1d"

captive_portal:

# Enable logging
logger:

# Enable Home Assistant API
api:

ota:

web_server:
  port: 80
  auth:
    username: jmaurin
    password: !secret web_server_pwd



binary_sensor:
  - platform: gpio
    pin:
      number: GPIO3
      mode: INPUT_PULLUP
      inverted: true
    name: "Power Button"
    on_press:
      - switch.toggle: relay

  - platform: status
    name: "Status"
    
switch:
  - platform: gpio
    id: blue_led
    pin:
      number: GPIO13
      inverted: true

  - platform: gpio
    name: "Socket Monitoring Switch"
    pin:
      number: GPIO14
   #   inverted: true
    id: relay

Qual método você utilizou para atualizar o firmware, Tuya-Covert mesmo?
Poderia passar qual template você está utilizando?