Podem me ajudar? Integração ESP8266 com HASSIO via ide arduino (sem ESPHOME e sem TASMOTA)

Bom dia pessoal, estou tentando uma integração entre meus esp8266 usando mosquitto dentro do home assistent. Eu consegui fazer a publicação do sensor no HASSIO e monitoro o resultado (publish); Agora preciso fazer o contrario, criar um interruptor virtual no Home Assisten e via mqtt acionar uma porta do esp para executar ação. Mas preciso fazer isso sem usar esphome ou tasmota. Via subscrible do mqtt.
MAs jã tentei inumeros códigos de exemplo e nada acontece. Podem me ajudar?

O seu problema tá na parte do ha ou do arduino?
Pq no há vc pode adicionar um botão na Dashboard e mandar ele chamar serviço de mqtt publish pra publicar algo do tipo “botão apertado”. Se o problema é no arduino aí vai ter q detalhar mais o problema se n fica difícil ajudar… anexe o seu código atual,O q vc já tentou fazer ? O q aconteceu c cada tentativa ? No momento aonde ata o problema ? O arduino chega a receber a menssagem mas não se comporta do jeito q vc queria ou nem receber recebe ? O callback do subscribe roda?

Outra coisa pq a necessidade de fazer em arduino? Já aviso q essa ideia de fazer em arduino copiando exemplo da internet vc só vai esbarrar em um problema atrás do outro, a sua necessidade sempre vais ser um pouco diferente da do exemplo. Recomendo ler a documentação da biblioteca mqtt que está usando pra entender e poder fazer seu proprio código. Se a ideia é copiar código seria mais fácil usar algo do tipo esphome.

1 curtida