Plataforma wake_on_lan

Amigos,

fiz a configuração para ligar alguns PCs aqui em casa usando a integração wake_on_lan

Wake on LAN - Home Assistant (home-assistant.io)

Deu “certo” , mas ficou esquisito

image

Percebam que somente umas das entidades tem ID de wake_on_lan.
Essa entidade funciona de acordo com o esperado, consigo ligar o PC

Criei os switches da mesma maneira, por que será que ficaram diferentes ?

Talvez vc tenha criado o switch anteriormente sem o nome, ai o entity_id ficou assim.
Tente apagar switch, reiniciar o HA e verifique se o switch sumiu.
Depois cria o switch novamente já completo

A que está “esquisita” é justamente a wake on lan não as outras.

O ha funciona em cida da camda de abstração que eles denomiram entidade. Imagina se por exemplo cada lamapa smart de fabricantes difrentes tivesse servicos e formato de estado diferentes, seria uma dor de cabeca fazer automações. Por isso o HA define o conceito de entidade light que padroniza o jeito que voce interage com qualquer lampada.

Existe uma lista de varias entidades que o ha criou: Entity | Home Assistant Developer Docs

O primeiro passo para um dev criar uma integracao para um device novo é mapear as funcionalidades dele para uma ou mais entidades. Por exemplo um device que é uma luminária com caixinha de som provavelmente seria mapeado para uma entidade light e uma entidade media player.

Hoje temos a entidade Button que eu diria faz mais sentido para WOL, mas ela é muito recente, quando a integracao WOL foi criada a entidade que mais fazia sentido era switch e portanto qualquer dispositivo que voce integrar com WOL vai aparecer como uma entidade switch. Imagino que eles não mudam para button porque as vantagens não são tao grandes e seria um braking change.

Toda entidade é representada no formato dominio.identificador_unico, onde domínio é o tipo da entidade (nesse caso switch) e o identificador_unico é exatamente isso um nome único para essa entidade. Um detalhe importante é que esse identificador é diferente do nome, pois se o nome fosse o identificador toda vez que você renomeasse uma entidade todas suas automações quebrariam. Porem apesar de serem coisas diferentes caso o identificador não seja especificado por você, é comum as integrações usarem o nome como ID.

Provavelmente aconteceu como @Walber disse: você criou uma entidade com nome “wake on lan” e como não especificou um id a integração usou nome como ID. Depois você deve ter renomeado o a entidade mas o ID se mantem o mesmo por design assim qualquer automação continua funcionando.

Agora seria impossível que as outras também tivessem id “wake_on_lan” ja que esse identificador precisa ser único.

Caso as outras entidades não estejam funcionando o problema não é o id, provavelmente os dispositivos estão com WOL desligado ou não suportam essa funcionalidade.

Bom dia,

deletei os sensores, reiniciei o HA e os criei novamente desta maneira:
image

foi tudo criado “corretamente”

MAS

O que funcionava antes (desktop-lokss) parou de funcionar. No PC as configurações de WOL não foram mexidas.

Mistério…kkkkkk

O pc ta configurado com ip está com ip fixo?
Não sei se o ip errado poderia interferir, você pode configurar wol só com mac, ip é opcional.

Bom dia,

@ariel_leventhal

Na rede de minha casa todos os dispositivos tem “IP fixo” pois reservo o MAC no DHCP server.

Vou tentar refazer sem o IP e ver no que dá.

Não sei se esse comportamento vale para pcs mais novos, mas o meu pc não acorda com WOL caso ele tenha sido desligado da tomada.
Ex. vc desliga o pc e quando ele esta desligado tem uma queda de energia, ele não liga com o WOL.
Verifica isso.

No meu caso eu adicionei um esp com relé para acordar o pc

@ariel_leventhal ,

Refiz tudo de toda as maneiras e simplesmente não funcionou mais.
Fiz sem o host: sem o name:, sem os dois e no final refiz assim:

image

e tbm não funcionou.

Verifica se tem alguma coisa nos logs.

E verifica se com algum software de windows por ex esta funcionando

Eu dei uma pesquisada porque essa parte de redes meu conhecimento é só básico.
Mas basicamente o que encontrei é que dependendo do seu pc, o bios pode ser Compatível com wol a partir do estado s5 (pc desligado) ou a partir de algum estado de sleep (S3 ou S4).
E depende do sistema operacional e bios o compartimento pode parecer ser estranho mas tá dentro do esperado.
Por exemplo o caso que o @Walber mencionou provavelmente pc dele não faz wol de S5 por isso que depois de desligar da tomada não funciona mais até reiniciar.

No seu caso se eu tivesse que chutar diria que é o caso contrario, seu bios faz wol de s5. O Windows 8/10/11 por padrão nunca desliga totalmente seu pc, ele vai pra um sleep híbrido S4 (para fast startup), então depois de desligar o pc pelo Windows o wol de um bios que faz wol a partir de s5 não funciona. Ai a solução seria desligar esse sleep híbrido no windows.

MAs é um chute o real problema pode depende de vários fatores, sua rede, placa mãe, versão do bios, sistema operacional.