Phyton e home assistent

Tem como executar um código phyton dentro do home assistent? Mais especificamente em uma automação? Se algo acontecer, executa esse código?

Obrigado pelo compartilhamento…

Mas nesse caso eu não consigo executar meu código por conta do import. Vou ter que achar outra solução!

?

Além das já citadas (python scripts e appdaemon), tem tb o pyscript (Reference — hacs-pyscript 1.5.0 documentation). Mas convem avaliar o que vc quer e ver se faz sentido executar isso dentro do HA ou completamente fora. Uma outra opção é vc transformar seu código em uma integração.

Obrigado a todos, mas está mais valendo a pena eu executar o meu código fora do HA e usar o mqtt para enviar os dados que eu preciso para o HA executar a automação

É o que eu faço aqui, antes eu usava app dameon mas com mqtt ficou mais prático pra mim, aí uso o systemd para manter o código rodando.

Pra interegrar scenario eu fiz com mqtt auto discovery em vez de uma integração mesmo.
E pra algumas coisas que eu faço inteiramente em um script Python eu crio automação no ha que envia uma palavra gatilho via mqtt pra chamar um callback no Python.

o MQTT é uma opção legal, mas, óbvio, depende do mqtt. Usar a API REST é bem facinho e pode ser uma opção dependendo do seu caso de uso.