Pesar Botijão de Gás 13Kg (P13) usando Esphome

Será que só com 1 sensor funcionaria?

Não tenho certeza… Pessoal aí da eletrônica pode confirmar, mas normalmente os projetos que eu vi precisavam de no mínimo 2 sensores.

Uma pergunta, como o botjao de gás fica em um lugar afastado é possivel usar bateria ou pilha para alimentar o nodecum, e alguém tem idéia de quanto tempo duraria a carga?

sim, vale para qualquer coisa que queira pesar, apenas cuidado com o peso que o sensor é destinado a ler, isto é, a precisão não será boa em ler por exemplo 100 gramas em 4 sensores de 50 quilos.

oescafandrista

1d

Uma pergunta, como o botjao de gás fica em um lugar afastado é possivel usar bateria ou pilha para alimentar o nodecum, e alguém tem idéia de quanto tempo duraria a carga?

O nodemcu não é muito economico não… ainda mais porque usa wifi. Talvez usando os recursos de deepsleep a bateria dure um certo tempo, mas duvido que dure tipo 1 mês.

O amigo @jhbcosta idealizador do projeto usa placa solar para carregar uma bateria aliado a função deep sleep do esp/arduino (não lembro o q ele usou)

1 curtida

consegui, finalmente após trocar de placa para uma Temos D1 R1 fazer com que o ESPhome reconhecesse os pinos. Após a configuração, com o sensores na placa conforme a imagem logo acima, gerou um log que possuem dois valores: - 1 e -19.63788, sem consta nada sob os sensores, conforme imagem abaixo:

Tentei alterar o valor -19.63788 para substituir o valor 527924 do código no ESPhome, resultando no valor 0.00003, conforme abaixo:

Pergunta: porque ao colocar um objeto de 1kg sob os sensores, este valor (0.00003) não sofre alteração?

Olá pessoal! Fiz um projeto igual a esse, mas parece haver algo incorreto. As medições estão variando muito, não possuindo precisão!

Eu utilizei uma tampa de ferro bem resistente para prender os 4 sensores e fiz a ligação exatamente conforme mostra o primeiro diagrama aqui da página. A única diferença é que usei um D1 Mini em vez de um Node. A ideia é colocar um cilindro de gás P45 em cima do conjunto.

esphome:
  name: sensor_cilindro_gas_1
  platform: ESP8266
  board: d1_mini

# WiFi connection, replace these with values for your WiFi.
wifi:
  ssid: !secret WiFiSSID
  password: !secret WiFiPassword
  
  # Enable fallback hotspot (captive portal) in case wifi connection fails
  ap:
    ssid: "Botijao Gas Fallback Hotspot"
    password: "20170618sn"

captive_portal:

# Enable logging
logger:

# Enable Home Assistant API
api:

ota:

sensor:
  - platform: hx711
    name: "Cilindro de Gas 1"
    dout_pin: D1
    clk_pin: D2
    gain: 128
    icon: 'mdi:scale'
    update_interval: 10s
    accuracy_decimals: 2
    filters:
      - calibrate_linear:
        - 329792.9  -> 0
        - 331868.2  -> 1
    unit_of_measurement: kg

Veja abaixo o log (mostrando valores próximos a 0 quando esta vazio e valores próximos a 3kg quando eu subo em cima da placa rs). O método de calibração foi feito com um peso de 1kg.

[19:14:00][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 327984
[19:14:00][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state -0.26692 kg with 2 decimals of accuracy
[19:14:10][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 328534
[19:14:10][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state -0.22865 kg with 2 decimals of accuracy
[19:14:20][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 376248
[19:14:20][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state 3.09200 kg with 2 decimals of accuracy
[19:14:30][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 365940
[19:14:30][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state 2.37462 kg with 2 decimals of accuracy
[19:14:40][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 329234
[19:14:40][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state -0.17993 kg with 2 decimals of accuracy
[19:14:50][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 329780
[19:14:50][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state -0.14193 kg with 2 decimals of accuracy
[19:15:00][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 329943
[19:15:00][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state -0.13059 kg with 2 decimals of accuracy
[19:15:10][D][hx711:031]: 'Cilindro de Gas 1': Got value 329716
[19:15:10][D][sensor:092]: 'Cilindro de Gas 1': Sending state -0.14639 kg with 2 decimals of accuracy

Alguém tem alguma ideia do que posso fazer?

adiciona um calculo de media

sensor:

  • platform: hx711
    name: “botijao_de_gas”
    dout_pin: D1
    clk_pin: D2
    gain: 128
    icon: ‘mdi:scale’
    update_interval: 120s # intervalo de leitura
    accuracy_decimals: 3
    filters:
    • median:
      window_size: 6
      send_every: 6
    • calibrate_linear:
      • 323566 -> 0 # calibragem tara -352220
      • 347414 -> 1 # calibragem peso conhecido 335936
        unit_of_measurement: kg

Uma pergunta. Por que o filtro de média resolveria? Se eu tirar a média de medidas incorretas eu permanecerei com uma medida incorreta.

Veja: se eu subo em cima da balança ele aponta um peso de 3kg. Acho que há um problema com a calibração. Talvez 1kg seja muito pouco para o meu caso, pois estou utilizando uma placa de ferro como tampo da balança. Acho que 1kg acaba sendo algo irrisório para os medidores nesse caso. Será que em vez de:

- 329792.9  -> 0
- 331868.2  -> 1

eu posso fazer algo do tipo:

    - 329792.9  -> 0
    - xxxxx  -> 20

Dá para calibrar assim?

Parece que a coisa funciona um pouco melhor quando a calibração é múltipla. Exemplo:

- xxxxx -> 0
- yyyy  -> 1
- xxxxxxxx  -> 2
- xxxxx  -> 20
- xxxxxxxx  -> 80

E se colocar mais sensores? Tipo 6 ou 8 sensores de 50kg, consigo precisão maior? Eu queria pesar uma geladeira para identificar o produto que tirei pelo peso.

4 curtidas

Bom, depois de muito pesquisar, consegui finalmente fazer meu sensor de botijão de gas funcionar de forma aceitavel.

Antes eu tinha problemas como apontado por algumas pessoas aqui do forum: Leituras totalmente erradas, variação enorme de medição (ex, uma vez pus um objeto que sabia exatamente seu peso para ficar medindo durante a noite. E no dia seguinte esse objeto havia “engordado” uns 5 Kilos! kkkkkkkkkkkkkkkkk)

Então, eu revi bem as ligações entre as placas, segui o passo a passo do proprio site do home assistant com relação ao HX711, e nao usei absolutamente nada “extra” do que foi comentado aqui (como media, mediana e outras soluções de contorno).

Comprei uma pequena balança de precisão (30 a 40 reais), e com ela pude calibrar de forma perfeita o meu projeto, tirando a medida exata de 1kg usando por exemplo um recipiente com agua (enchi ele até dar cravados 1000g rs)

Todas as ligações que fiz foi usando solda (desde o esp, no meu caso o wemos d1 mini), quanto aos sensores e o HX711.

Usei fios que sabia que estavam bons, e não fiz muitas emendas ou deixei os fios longos demais.

Estruturei tudo num suporte bem nivelado com o chão, e imprimi uns pezinhos usando uma impressora 3D. Inclusive um modelo de celula de carga que eu tinha não era igual aos demais encontrados pra vender/imprimir por ai. Era um modelo bem especifico. Eu cheguei a fazer minha propria versão de suporte, e ate disponibilizei no thinkiverse, pra quem quiser fazer o download:

Uma coisa importantíssima: Se voce estiver enfrentando algum destes problemas que mencionei, ou outro qualquer, tenha certeza de testar cada celula de carga separadamente, antes de uni-las! Pode ser que uma ou outra vc tenha comprado com defeito. Um erro comum meu nas minhas primeiras tentativas foi por conta de uma ligação mal feita de um fiozinho unindo duas celulas. Por conta disso, tive leituras totalmente loucas.

Então, faça o teste primeiro separamente. O esquema que usei foi este (usando resistores de 1k), onde o fio azul = fio branco do seu sensor

E por ultimo, ainda assim cheguei a uma conclusão que o peso do GÁS VARIA conforme temperatura.

Como moro no RJ, e está um calor dos infernos no momento, durante o dia o peso do meu botijão subia pelo menos 1kg e durante a madrugada o peso voltava a normalidade.

Então infelizmente não é um projeto de precisão. Foi legal construir e se aventurar pesquisando e estudando os compontes, mas ainda assim não acho que dá pra ter uma ideia de consumo diário exato, se voce mora numa região com variação grande de temperatura quanto a minha.

Então fica ai a dica pra quem for resolver construir o projeto

Tenha em mente que esse HX711 lida com valores de leitura muito sensiveis, e absolutamente qualquer coisa pode gerar ruidos ou interferencia!

No calibrate Linear, não adiant colocar mais valores, como forma de aumentar a precisão, se voce tem problemas de possam gerar muita interferencia ou ruido!

0 → valorX
1 → valorY
2 → valorZ
3 → valorA
4 → valorB

E assim por diante…

Ah, quase me esqueci, o esquema que usei foi desta imagem aqui (mas acho que se assemelha as encontradas aqui no forum)

É Isso, um abraço e boa sorte a quem for fazer!

TWO

4 curtidas

Galera, uma atualização: Desde quando postei meu ultimo post explicando melhor como fazer para instalar o sensor de peso do Gás, eu deixei ele medindo o peso e fiquei acompanhando ao longo do tempo para ver quando o botijão iria esvaziar e o peso final.

Pois bem, hoje minha esposa me informou que o gás acabou de acabar, e para minha surpresa, o peso final do botijão estava em 13kg! Ou seja, vamos ficar sem comer no domingo, mas eu estou feliz pelo sistema estar calibrado e funcionando até hoje, HAHAHAHHAHAHHAHA

Como eu informei na explicação do meu ultimo post, o sensor não tem precisão absoluta, devido a variação grande de temperatura aqui em casa no verão (a cozinha está um forno neste momento, e o meu botijão fica lá). Mas so pelo fato do valor ter ficado aproximado, o próximo passo é melhorar este sensor, desenhando gráficos ou uma barra de percentual para acompanharmos o peso do gás em tempo real.

É isso, um abraço!

1 curtida

Bom dia,

Estou querendo pesar um botijão P5 (5KG de gás), alguém anima fazer para mim sem a base e me enviar? Qual seria o preço?

Alias, seria legal colocar aqui no grupo uma seção para vendas de equipamentos que o pessoal construiu. E para manter a comunidade livre, só poderia ser vendido produtos “opensource” com o projeto disponível para quem preferir construir o seu próprio equipamento. O que vocês acham?

1 curtida

olá pessoal, alguem pode me ajudar?
todo vez que tento carregar a programaçao recebo um desses erros:

found ‘:’ in nested-name-specifier, expected ‘::’

ou esse:

does not name a type

Galera que trabalha com impressão 3D também poderia participar.
Varios projetos ficariam melhores.

Abraços

Eu tenho uma duvida, no meu caso eu uso dois butijão de gas, seria possivel usar dois HX711 no mesmo esp?

Como deixo minha barra em porcentagem? Esta pegando os dados em kg na minha barra