Opções para casa alugada (automação de lampadas)

Boa noite,

Aluguei uma casa e estou buscando a melhor opção custo beneficio para automatização das lâmpadas.

Na minha casa antiga eu controlava todas as lâmpadas usando Sonoff mini, porém na casa que aluguei vai ser impossível fazer a instalação deles em alguns cômodos.

Na sala tenho vários interruptores triplos que controlam as lâmpadas da sala, varanda e corredor. Não consigo fazer a instalação dos sonoff nas caixas dos interruptores e alguns tem tree way.

O que pensei de solução seria travar todos interruptores na posição ligado, adicionar um sonoff direto na caixa do teto onde ficam as lâmpadas e comprar aqueles controles remotos para fazer o acionamento.

Pelo que vi, cada botão do controle tem 3 funções, então cada controle com 4 botões me daria a opção de controlar até 12 dispositivos.

O que acham dessa solução?

Se essa for a melhor opção vou ter que partir para zigbbe, correto?

Se sim, quais produtos vcs indicam?
Meu HA roda em um Pi4.

Obrigado

Fala Walber, tudo tranquilo.

Cara para vc seria a melhor opção partir para automação com algum produto baseado em acionamento pela propria fase, como por exemplo os produtos da Shelly.
Eu gosto muito de usar produtos da Shelly, más para nós o unico problema é o custo elevado.
Porém vc encontra produtos baseados em Tuya com estas mesmas carteristas. Como por exemplo alguns da Nova Digital.

Usando este tipo, vc não precisaria mudar em nada sua estrutura de interruptores, vc apenas adicionaria eles diretamente na ponta, antes da iluminação.

Adessotti,

Todas as caixas são 4x2, e parece que elas são mais “rasas”, acho que não vai dar pra colocar um shelly-plus la dentro.

Talvez esse interruptor da Nova Digital me atenderia, o problema dele vai ser o limite de corrente, vou ter que medir.

Tensão de trabalho: 100-240V AC, 50Hz / 60Hz
Máx. corrente total: 10A (carga resistiva pura)
2.5A (carga indutiva e capacitiva)
Máx. Potência de carga: depende da tensão

É fácil converter os produtos da tuya / nova digital para esphome ou tasmota?

Então, justamente por ausencia de espaço e complexidade em alterar a elétrica que indiquei os acionados por fase. Pois vc consegue adicionar diretamente na lâmpada, dentro do forro, ou na canopla, ou no espaço junto ao reator, etc.

Agora, esses painéis te atendem. Porém onde vc tem paralelo, vai ter que amarrar o acionamento deles por algum tipo de lógica; criando grupo ou automação (via aplicativo ou Node-RED por exemplo).

Olha, em tese sim. É possível alterar a firmware.
Agora tem que ver físicamente a complexidade.
Eles estão se não me engano na 3° geração de produtos. Por padrão as empresas estão facilitando o acesso a estes tipo de ação.
Contudo, não vou conseguir te afirmar perante isso.

Acho que esse modelo de 1 canal será bem util nos quartos onde tem tree way.

Na sala tenho 1 interruptor duplo e 2 interruptores triplos.
Nesses tenho apenas um tree way que acende a luz da escada.
Como devo colocar um sensor de movimento, posso eliminar esse tree way e substituir os interruptores pelo modelo que citei antes.

É uma boa opção. Apesar de q eu não sou muito fã de Tuya justamente pela forma da sua integração com o HA. Não tive boas experiências.

Nunca usei tuya, mas pesquisei um pouco ontem e acho que vai dar pra colocar tasmota.
Da até pra colocar outros tipos de acionamento nos interruptores, como 2 cliques e segurar.

Vou desmontar as caixas pra ver se tem outros fios passando e dependendo compro só um para teste.

Agora é arrumar tempo pra fazer isso rsrsrs

Realmente, o tempo costuma sempre ser um grande problema.

Boa sorte ai :+1:t2:

Depois posto aqui o progresso .

Obrigado pela ajuda.

Boa tarde Walber.

Eu tive o mesmo problema e apelei diretamente para lâmpadas mesmo. Deixo todas na posição ligada e trabalho com elas via dashboard quando quero acender ou apagar.

Outra possibilidade, e que no meu caso não fiz pois não queria ficar andando por cima do forro, é instalar o sonoff na fiação próximo a lâmpada. Mas ai tb tem o problema de o sinal não ser forte o suficiente para chegar nos sonoffs.

Boa sorte e espero ter ajudado

Boa tarde Zoreck.

Consegui “resolver” em um dos interruptores.
Comprei um Interruptor da tuya/nova digital sem neutro para teste.

Chegou hoje cedo e acabei de fazer a integração com o home assistant.

Tá funcionando legal, o único “problema” é que ele não é baseado em nenhum esp, então vou ter que usar via cloud mesmo.

Vou ver o que é possível fazer com ele.
Se tem algum firmware diferente ou tentar colocar cenas e controlar outros dispositivos.