[OFF-TOPIC] Dicas para uma automação "à prova-de-balas"

Saudações a todos!

Sei que sou mais ativo no grupo do TELEGRAM, mas acredito que aqui seja um melhor local para deixar documentadas algumas “dicas” bem comuns e que podem ajudar mais pessoas.

Antes de começar a listagem de “dicas”, quero deixar BEM CLARO que SÃO SOMENTE SUGESTÕES baseadas na minha experiência profissional e pessoal, NÃO TOMEM COMO VERDADES ABSOLUTAS ou “REGRAS DE OURO”, pq a tecnologia evolui a uma velocidade tamanha que o que hoje pode ser “balela”, amanhã pode ser realidade.
Vou dividir as “dicas” em respostas, justamente pra que as dúvidas que surgirem no futuro, e erratas tb, possam ser indexadas CORRETAMENTE.

4 Likes
  1. PLANEJAMENTO ANTES DE TUDO!

Sim, planejar é o passo mais importante pra ter uma automação tão perfeita quanto é possível!
“acho que funciona, vou comprar pq tá barato/eu quero” já é um sinal que vc precisa estudar mais um pouco, EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, eu gastei MUITO DINHEIRO com coisas que PROMETIAM MUITO, e depois fui ver que ñ era “tudo aquilo que era prometido”.

2 Likes

1.a. "SINGLE POINT OF FAILURE"

A coisa mais importante em uma rede ou automação, é a estabilidade, e existe uma boa pratica no meio da TI CORPORATIVA que cabe MUITO BEM a projetos de automação, vocês podem ler mais sobre isso nesse EXCELENTE ARTIGO: https://en.wikipedia.org/wiki/Single_point_of_failure

2 Likes

1.a.1 - RESISTA À TENTAÇÃO de tentar colocar Múltiplas funções DEPENDENDO do HA, por exemplo: apesar dele suportar sensores de porta/janela, NÃO FAÇA DELE SEU ALARME PRINCIPAL, pq se o HA PARAR por qualquer motivo, pronto, seu alarme parou TB… lembre: SPoF (tópico 1.a)

2 Likes