O que considerar em um projeto arquitetonico?

Boa tarde pessoal,

Estou fazendo o projeto arquitetonico da minha casa e eu quero ter diversas automacoes desde as luzes ate cameras e tomadas.

Gostaria de saber se existe algo que preciso levar em consideração desde o desenho do projeto arquitetonico como por exemplo dutos para passar cabos etherenet etc.

Alem disso quais sao as marcas mais compativeis com HA encontradas no brasil? Vale a pena importar equipamentos?

Desde ja agradeço

Boa tarde.

Começando pelo final. Acredito que a maioria dos dispositivos que você conseguirá automatizar com mais otimização, serão importados. Principalmente se demandar controles locais. Aproveite para comprar enquanto o imposto é apenas 17% de icms para compras abaixo de US$50.

Se você vai planejar sua casa, pense no local onde estará, sua central de automação, não só o mini pc/rpi, mas também seu modem de operadora, seu NVR, sua central de alarme, nobreak, etc. Sempre pensando em distribuição de cabos para todos os pontos que necessitar.

Use rede cabeada o máximo que puder. Eu, em um sonho de projeto, utilizaria dispositivos como este.

Dê preferências para câmeras POE, isso simplifica a instalação.

Ah, pense em pontos de alimentação e instalação de sensores, embutidos ou não. Exemplo 1 e 2

2 curtidas

Vai depender muito do seu projeto de automação.

Numa casa construida do zero pensada em automação você pode centralizar todo controle de lampadas, cortinas, IR num armário elétrico único e ai você precisa fazer projeto elétrico da casa pensando nisso.
Ou você pode optar por usar devices wireless seja wifi ou alguma tecnologia mesh e ai são outras coisas a se atentar.

Acho interessante você ja planejar a parte de smart home (os devices que serão utlizados) em conunto com projeto arquitetonico.

Um recomendação geral é ter conduíte separado para internet e outros cabos de corrente continua em todos ambientes. Mesmo se não for usar agora é melhor ja ter disponivel se nao depois se precisar no futuro fica mais difícil.

1 curtida

Muito obrigado pelas recomendações @andregoncalvespires !

Eu ja planejo usar o maximo possivel da rede cabeada.

A respeito desse rele? para o que ele serve? Ate entao eu tinha pensado que bastava comprar os sensores e dispositivos e conecta-los na rede.

Essa placa de reles que o André mandou, serve controlar iluminação (e se quiser cortinas também). Ela substitui interruptores smart.

Seria a solução que eu mencionei também de centralizar todo controle num armário único de automação.

Eu também acho a melhor solução para uma casa que está sendo construída do zero mas mas eu adicionaria mais alguns detalhes como recomendação

  • Aquele modelo em específico não tem porta USB para gravar próprio firmware, tem outras opções no ali que tem, e facilita a vida.
  • se você tiver condições de investir um pouco mais eu usuária os reles Shelly pro no lugar de uma plaquinha chime daquela. Dairia consideravelmente mais caro mas produtos chinêses é comum usarem trilhas mal dimensionadas ou reles de baixa qualidade e o produto derreter submetido a uma potência dentro dos specs. E apesar de pequeno, é um risco de incêndio. (Eu usaria uma placa daquelas na minha casa com alguns cuidados a mais mas eu estou ciente do risco)
  • se for realmente usar uma plaquinha chinesa, adicione um contator em série para qualquer carga que puder ser um pouco maior, 5A eu já adicionaria.
  • Verifique se o rele tem input de interruptor DC ou AC. Essas plaquinha chinesas são todas DC. No caso de DC importante não passar o fio do interruptor no mesmo conduíte de AC, se não corre muito risco da luz ligar e desligar sozinha por interferência

Exemplos de produtos Shelly pro:

https://a.aliexpress.com/_m0XThDy

https://a.aliexpress.com/_mOg4Fca

https://a.aliexpress.com/_mLMQZdy

1 curtida

O rele é smart? Como seria o controle dele sem interruptor?

Gostei das suas ponderações a respeito da qualidade dos dispositivos

Eu não gosto muito de usar o termo smart pois isso é só nome de marketing mas sim, aquela plaquinha em específica tem um esp. Existem plaquinhas com outros microcontroladores também mas ideal é o esp mesmo para poder usar esphome ou tasmota.
O shelly também é um esp mas o firmware padrão deles já é muito bom eu nem trocaria.

No caso não fica sem interruptor, só que você pode usar um interruptor normal sem ser smart. Ou até interruptor pulsador igual de campainha. O pulsador é legal porque da para criar ações com gesto (clique duplo, clique longo etc).

A plaquinha tem entrada para interruptores você tem que passar fio de todos interruptores para a plaquinha.