Novo no mundo da automação e gostaria de algumas dicas

Olá pessoal,

Sou novo no mundo da automação e estarei montando minha casa nesses próximos meses e pretendo automatizá-la com o home assistant.
Inicialmente seriam apenas as luminárias, televisões, ares condicionados e outros equipamentos usais.
Estou pensando em usar o protocolo zigbee para a iluminação e gostaria de saber qual o relé vocês indicam - quero que meu sistema rode de forma loca e que, prioritariamente, eu não precise mudar o firmware do aparelho. Vi que os aparelhos da sonoff têm a opção de rodar local a partir do SonoffLan.
Também irei colocar uma ponte zigbee universal.
Pretendo utilizar um Intel NUC como PC.
E os outros aparelhos podem varias para uma infinidade de marcas: Samsung, LG, JBL, etc.
Se alguém puder me dar algumas dicas de como pode ser a melhor maneira de eu fazer esse sistema e os aparelhos indicados, eu agradeço demais!

1 curtida

Opa, eu optei por usar interruptores da Zemismart, tipo teclas-click, são um pouco mais caros mas são confiáveis. Eu integrei eles com o Zigbee2Mqtt e as antenas da Sonoff e funcionam de modo local perfeitamente. Os controles paralelos eu configurei pelo Node-Red, as vezes eles se perdem, mas na maioria das vezes funcionam. O próximo passo será trocas as lâmpadas por Zigbee também para que fiquem locais, mas isso vou fazer aos poucos.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.

1 curtida

Qual o modelo do interrupor? Tem link?

Opa, segue o link no Aliexpress.

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$101,21 47%de desconto | Zemismart-Interruptor de Luz Inteligente Tuya Zigbee, Interruptor de Parede Brasileiro, Funciona com Alexa, Google Home, Homekit, 1, 2, 3, 4, 6 Gangues
https://a.aliexpress.com/_mNW6gjK

Você encontra o aqui no MercadoLivre, mas é bem mais caro.

1 curtida

Não sei do seu nivel de conhecimento, mas fiz um video recentemente para explicar sobre plataformas de integração.

1 curtida

Irmão, muito legal o vídeo. Parabéns! Já seguindo lá no YT

1 curtida

Se surgir alguma duvida ai na sua jornada com inteligencia artificial, da um toque vira um video.

Obrigado, Monteiro.

Já defini algumas coisas sobre meu projeto.
Já tô rodando o HA com o HAOS em um notebook antigo que eu tinha disponível (depois vou migrar para um NUC).
A iluminação vou usar o ZBMini. Irei utilizar alguns sensores Zigbee. Tudo rodando dentro do HA com o Zigbee2mqtt utilizando a ponte da Sonoff.
A parte de climatização ainda não sei qual marca escolher. Darei preferência a marca que me permita rodar de forma local no HA.
A mesma lógica da climatização irei usar para selecionar o restante dos componentes do APT (TV, caixa de som, etc).
Vocês têm alguma dica a mais com relação a isso?
Desde já, agradeço demais a atenção dos senhores!

Pensando em uma solução local, o LPBR postou recentemente esta solução TASMOTA. Eu uso um zenmismart mas é via cloud. Já ha um bom tempo.

Mas hoje eu iria na opção loca.

1 curtida

Sabe dizer se tem TV e Ar Condicionado que roda local sem a necessidade de utilizar controle IR?
Pq a desvantagem desses controle é não saber o estado do aparelho, certo?

Sim, localmente não conheço eu tenho um Ar condicionado da LG que funciona bem a integração com HA via cloud , e a TV eu uso a Samsung não achei uma integração pra ela, dai tem q fazer via API com o sistema Tyzen.

Interessante. Tem algum instrução dessa api samsung?

Da uma olhada nesta docuemntação ai:

1 curtida

Muito obrigado pelas dicas pessoal.
Agradeço de coração!

As TVs da LG tem integração nativa com o home assistant , LG webOS

Roda local ou precisa do serviço de nuvem?

Funciona local e é de fácil integração, aqui até reconheceu automaticamente ao ligar a tv na mesma rede do Home Assistant

1 curtida

Show! Já vou escolher as TVs da LG então.
Obrigado!