Novo no mundo da automação e gostaria de algumas dicas

Olá pessoal,

Sou novo no mundo da automação e estarei montando minha casa nesses próximos meses e pretendo automatizá-la com o home assistant.
Inicialmente seriam apenas as luminárias, televisões, ares condicionados e outros equipamentos usais.
Estou pensando em usar o protocolo zigbee para a iluminação e gostaria de saber qual o relé vocês indicam - quero que meu sistema rode de forma loca e que, prioritariamente, eu não precise mudar o firmware do aparelho. Vi que os aparelhos da sonoff têm a opção de rodar local a partir do SonoffLan.
Também irei colocar uma ponte zigbee universal.
Pretendo utilizar um Intel NUC como PC.
E os outros aparelhos podem varias para uma infinidade de marcas: Samsung, LG, JBL, etc.
Se alguém puder me dar algumas dicas de como pode ser a melhor maneira de eu fazer esse sistema e os aparelhos indicados, eu agradeço demais!

1 curtida

Opa, eu optei por usar interruptores da Zemismart, tipo teclas-click, são um pouco mais caros mas são confiáveis. Eu integrei eles com o Zigbee2Mqtt e as antenas da Sonoff e funcionam de modo local perfeitamente. Os controles paralelos eu configurei pelo Node-Red, as vezes eles se perdem, mas na maioria das vezes funcionam. O próximo passo será trocas as lâmpadas por Zigbee também para que fiquem locais, mas isso vou fazer aos poucos.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.

1 curtida

Qual o modelo do interrupor? Tem link?

Opa, segue o link no Aliexpress.

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$101,21 47%de desconto | Zemismart-Interruptor de Luz Inteligente Tuya Zigbee, Interruptor de Parede Brasileiro, Funciona com Alexa, Google Home, Homekit, 1, 2, 3, 4, 6 Gangues
https://a.aliexpress.com/_mNW6gjK

Você encontra o aqui no MercadoLivre, mas é bem mais caro.

1 curtida

Não sei do seu nivel de conhecimento, mas fiz um video recentemente para explicar sobre plataformas de integração.

1 curtida