Sou novo no mundo da automação e estarei montando minha casa nesses próximos meses e pretendo automatizá-la com o home assistant.
Inicialmente seriam apenas as luminárias, televisões, ares condicionados e outros equipamentos usais.
Estou pensando em usar o protocolo zigbee para a iluminação e gostaria de saber qual o relé vocês indicam - quero que meu sistema rode de forma loca e que, prioritariamente, eu não precise mudar o firmware do aparelho. Vi que os aparelhos da sonoff têm a opção de rodar local a partir do SonoffLan.
Também irei colocar uma ponte zigbee universal.
Pretendo utilizar um Intel NUC como PC.
E os outros aparelhos podem varias para uma infinidade de marcas: Samsung, LG, JBL, etc.
Se alguém puder me dar algumas dicas de como pode ser a melhor maneira de eu fazer esse sistema e os aparelhos indicados, eu agradeço demais!
Opa, eu optei por usar interruptores da Zemismart, tipo teclas-click, são um pouco mais caros mas são confiáveis. Eu integrei eles com o Zigbee2Mqtt e as antenas da Sonoff e funcionam de modo local perfeitamente. Os controles paralelos eu configurei pelo Node-Red, as vezes eles se perdem, mas na maioria das vezes funcionam. O próximo passo será trocas as lâmpadas por Zigbee também para que fiquem locais, mas isso vou fazer aos poucos.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.
Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$101,21 47%de desconto | Zemismart-Interruptor de Luz Inteligente Tuya Zigbee, Interruptor de Parede Brasileiro, Funciona com Alexa, Google Home, Homekit, 1, 2, 3, 4, 6 Gangues https://a.aliexpress.com/_mNW6gjK
Você encontra o aqui no MercadoLivre, mas é bem mais caro.
Já defini algumas coisas sobre meu projeto.
Já tô rodando o HA com o HAOS em um notebook antigo que eu tinha disponível (depois vou migrar para um NUC).
A iluminação vou usar o ZBMini. Irei utilizar alguns sensores Zigbee. Tudo rodando dentro do HA com o Zigbee2mqtt utilizando a ponte da Sonoff.
A parte de climatização ainda não sei qual marca escolher. Darei preferência a marca que me permita rodar de forma local no HA.
A mesma lógica da climatização irei usar para selecionar o restante dos componentes do APT (TV, caixa de som, etc).
Vocês têm alguma dica a mais com relação a isso?
Desde já, agradeço demais a atenção dos senhores!
Sabe dizer se tem TV e Ar Condicionado que roda local sem a necessidade de utilizar controle IR?
Pq a desvantagem desses controle é não saber o estado do aparelho, certo?
Sim, localmente não conheço eu tenho um Ar condicionado da LG que funciona bem a integração com HA via cloud , e a TV eu uso a Samsung não achei uma integração pra ela, dai tem q fazer via API com o sistema Tyzen.