Novo no forum e com duvidas

Olá pessoal,

Sou novo no HA e tenho uma dúvida básica…
Quero multiplicar duas entidades (Volts x Amps) para gerar um novo valor (Watts).
Eu ja consegui fazer somas, mas multiplicação não sei como fazer…
Alguém poderia me ajudar nisso?
Desde já agradeço.

Olá seja bem vindo,
Você precisa criar um sensor template:

1 curtida

Olá…
Obrigado pela dica…
Vou estudar como fazer o Template. Preciso criar um arquivo YAML, é isso?

Vc teria a indicação algum video ou outro material que possa me ajudar a fazer isso?
Ou um exemplo de multiplicação de duas entidades…

Ainda estou tentando entender como funciona a estrutura e fluxo de dados dentro do HA e como funciona os arquivos YAML.

O Node-Red serve para fazer isso?

Ps.:

Consegui um exemplo como chatgpt…
Vou ve testar…

template:

  • sensor:
    • name: “Multiplied Value”
      unique_id: “multiplied_value_sensor”
      state: >
      {% set entity1_id = ‘your_first_entity_id’ %}
      {% set entity2_id = ‘your_second_entity_id’ %}
      {% set entity1_state = states(entity1_id) | float(default=0) %}
      {% set entity2_state = states(entity2_id) | float(default=0) %}
      {{ entity1_state * entity2_state }}
      attributes:
      entity1_value: “{{ states(entity1_id) }}”
      entity2_value: “{{ states(entity2_id) }}”

Se alguém tiver algum comentário ou sugestão, agradeço.

PS2:

Consegui !!!
Obrigado !!!

Que bom que deu certo! de qualquer maneira vou responder suas duvidas caso alguma ainda tenha ficado.

Não necessariamente. O sensor template usa sempre sintaxe de YAML porem isso não quer dizer que voce precisa criar um arquivo. Voce pode colocar o codigo direto no configuration.yml. Alem disso um update recente permite voce criar sensores template por UI sem mexer em nenhum arquivo.

Isso é muito dificil passar de maneira objetiva num post aqui, recomendo dar uma lida na documentação do home assistant principalmente esses dois links: