Novo feature "Energia" - Taxas Aneel

Olá pessoal,

Com essa nova função de Energia do último release do Home Assistant, é possível criar algum tipo de template com as informações que a ANEEL divulga aqui?

https://www.aneel.gov.br/dados/tarifas

Os dados são disponibilizados em JSON, XML e CSV.

Não sei se precisaria de algum API ou algo assim pra ter uma espécie de live feed de cada kvw que consumimos, mas eu estaria disposto a pagar (se um grupo de pessoas estivesse disposto, claro) uma vaquinha pra um programador fazer esse trabalho. Eu não entendo de linguagem de programação, somente sou entusiasta da idéia e tenho certeza que ajudaria demais nossa comunidade de várias formas.

Valeu galera!

2 curtidas

Já me interessei uma vez por isso, só que tem os seguintes pontos:

  • Essa página que disponibiliza os dados em JSON parece não ser mais atualizada (última atualização das tarifas foi em 2019). Tudo indica que foi substituída por esta página que disponibiliza os dados em Excel.
  • Os valores disponíveis no site da Aneel não incluem os impostos e o ICMS é variável por estado.
  • Os adicionais de bandeiras tarifárias interferem no custo para o consumidor e não estão incluídos nesses preços disponíveis no site da Aneel. Também não localizei no site um local que fosse possível capturar o valor das bandeiras para uso no HA.

Seria bem interessante haver uma consulta do preço final ao consumidor que fosse possível a captura e uso no HA. Você pode consultar o site da sua distribuidora, talvez ela apresente esse valor final de forma a capturar pelo HA.

1 curtida

Realmente Douglas, aí a coisa fica muito complicada mesmo … acho que vamos ter que criar templates e colocar na mão mesmo os valores.

Quem sabe a Aneel não perceba o valor agregado de disponibilizar os dados automaticamente né?

Abraço!

Afim de evitar de criar um novo tópico apenas pra isso, eu queria saber:

Aqui em casa, quase todos os meus equipamentos, estão plugados em um plug de tomada zigbee, quem tem monitor de energia.

Hoje eu coloquei eles como dispositivo individual em “Devices” " Dispositivos individuais"…

Seria imprudente da minha parte, adicionar elers também no " Grid consumption", usando um preço fixo?

E em caso eu venha colocar uma entidade que contenha sempre esse valor, como posso criar essa entidade? Porque dessa forma, eu posso mensalmente alterar pelo valor atual.

Valeu galera, muito obrigado

Acredito que não, deve funcionar normalmente. Porém talvez seja mais fácil você criar um sensor template somando tudo que é de seu interesse e usar ele na configuração de Energia do HA.

Basta você criar um input number, podendo ser via interface (Configurações > Ajudantes) ou via arquivo de configuração (configuration.yaml). Por exemplo:
input_number:
  tarifa_energia:
    icon: mdi:currency-brl
    name: Tarifa de Energia
    initial: 0
    min: 0
    max: 100
    step: 0.01
    unit_of_measurement: 'R$/kWh'
    mode: box

Acho difícil partir dela a iniciativa, visto que a cobrança dos impostos são responsabilidade de cada concessionária de acordo com a regra estadual.

Seria mais fácil se uma entidade de consumidores criasse essa consolidação (PROCON, Associações, etc).

1 curtida