Novadigital basic liga sozinho após queda de energia

Olá.

Comprei um interruptor Novadigital basic, é igualzinho ao Sonoff basic. Estou com um problema. Após uma queda de energia, ele se liga sozinho. Por exemplo: ele está desligado, a energia cai, quando retorna, ele liga sozinho.

Como posso corrigir isso? É preciso atualizar o firmware? Se sim, poderia me enviar instruções? Mas eu quero continuar usando no Google Home.

Muito obrigado.
Daniel

1 curtida

eu também tive esse problema com diversos dispositivos da Tuya, resolvi mudando a firmware para Tasmota. Aqui no fórum tem um tutorial do Tuya Convert, onde vc pode aplicar o Tasmota via wifi, sem precisar soldar fios.

@michel , dá para continuar usando no Google/Alexa? Se sim, qual o aplicativo para sincronizar?

Obrigado
Daniel

1 curtida

sim, não precisa de aplicativo.

se o firmware for de fabrica, deve ter uma opção que você configura como deve ser o arranque.
Normalmente terá 3 opções: ultimo estado, ligado e desligado.
Minha sugestão é deixar em ultimo estado, pois ao retornar a energia, o dispositivo fica no mesmo estado que estava antes da falta de energia.

OIá, eu também comprei os produtos Novadigital e coloquei eles no Home Assistant através da integração de Tuya Smart. Mas o problema que eu achei, além de ter um certo delay para ligar e desligar, foi que, o estado das luminárias que aparece no Home assistant não é o correto.
Exemplo: a luminária está desligada e no card do home assistant a luminaria também aparece como desligada. então, eu ligo a luminária através de home Assistant, e a luminária liga com um pouco de delay, até aqui tudo correto, mas depois de uns segundos, o interruptor do Home assistant se desliga sozinho e volta na posição OFF, mas a luminária realmente continua ligada. Então não dá para saber quais luminárias estão realmente ligadas e quais não. Alguém já teve esse problema e poderia me ajudar?

1 curtida

a galera tem aplicado tasmota pra resolver esses problemas, fica muito melhor … a gente usa o tuya convert pra trocar a firmware sem solda mas os dispositivos tuya com firmwares mais novas estão com uma trava que não permite isso, aí tem que partir pra solda. Eu tenho vários nessa situação, estou aguardando passar a garantia pra trocar pra tasmota.

1 curtida

Então, tem dois métodos? um com Tasmota (precisa solda) e outro com Tuya converter (não precisa solda). Eu consegui soldar nos pinos Tx e Rx, foi um inferno conseguir soldar mas consegui, e tentei usar o mesmo codigo que eu tinha para os Sonoff Basic que fiz em Arduino IDE. Mas não deu certo…

O tuya convert é uma forma de trocar a firmware sem solda, você pode aplicar qualquer firmware. Já o tasmota é uma firmware.
Se você já soldou, pode aplicar a firmware do tasmota nesse dispositivo, usando qualquer carregador de firmware, como o tasmotizer.

Entendi, muito obrigado!! vou tenta aqui :slight_smile: