Notificar quando todos saírem de casa

A automação abaixo é acionada quando todos estiverem foram de casa.
Uma das automações mais utilizadas no HA.

    automation:
      - alias: 'Notifica quando não tem ninguém de casa'
    	  initial_state: true
    	  trigger:
    		- platform: state
    		  entity_id: group.all_devices
    		  to: 'not_home'     
    	  action:
    		- service: light.turn_off
    		  entity_id: group.all_lights         
    		- service: notify.telegramgrupo
    		  data_template:
    			message:
    				"Todas as luzes desligadas às {{ now ().hour }} horas e {{ now ().minute }} minutos. Todos saíram de casa."   

Poderia desligar outros itens, ligar o alarme, etc.

7 curtidas

Perdoe a pergunta do iniciante, como o HA identifica que não tem ninguém em casa???

Através de dispositivos Device Tracker.

O Device Tracker permite rastrear dispositivos no HA. Isso pode acontecer consultando o roteador sem fio ou solicitando que os aplicativos enviem informações de localização.

Um exemplo é o life360 a qual já tem aqui no fórum explicando com o configurar.

1 curtida

Grato pela informação, vou tentar implementar no meu HA.

Douglas como faço para o sistema verificar antes se há alguma luz ligada? Pois aqui o tutorial funcionou, mas toda vez que eu saio ele executa a automação e nem sempre tem luz ligada

Para isso você pode usar uma condição, só executa se tiver alguma luz acesa.

1 curtida

Existe alguma forma de o home assistant reconhecer se tem alguém em casa apenas pela conexão do wifi? Como faço esta configuração?

1 curtida

Sim, na sua rede você vai precisar vincular o endereço do MAC do dispositivo a um IP fixo (Reserva pelo DHCP).

Com isso você configura para o seu HA pingar nesse IP, se retornar true/on é porque está presente.

# Example configuration.yaml entry
device_tracker:
  - platform: ping
    hosts:
      hostone: 192.168.2.10
1 curtida

[quote=“douglas, post:8, topic:40”]
# Example configuration.yaml entry device_tracker: - platform: ping hosts: hostone: 192.168.2.10
[/quote]

como ficaria esse código pra rastrear 2 pessoas diferentes?

ctm514, ficaria da seguinte forma(obs, o texto a frente do ip, você pode personalizar da forma que quiser):

# Example configuration.yaml entry
device_tracker:
  - platform: ping
    hosts:
      hostone: 192.168.2.10
      hosttwo: 192.168.2.20
1 curtida

@douglas, e como seria se utilizássemos um chaveiro-GPS (pois uma das pessoas sai sem celular, mas não sem a chave da casa :stuck_out_tongue_winking_eye:)

Esse nunca utilizei, mas deve funcionar semelhante ao de veículo que coloquei com o addon Traccar.

Você terá que ter um chip de celular de qualquer maneira para poder enviar a localização.

1 curtida

Desculpe a ignorância meu caro,
mas já inseri o código, e não faço ideia de como “mostrar” esssa informação pra mim. Ou a única opção é usar como gatilho para algo?