Nomenclatura dos dispositivos

Fala pessoal, blza?
Minha duvida, acredito que é simples… seria mais uma dica… Estou dando meus primeiros passos no HA, surgiu a duvida sobre os dispositivos que estou incluindo, existe algum padrão ou boas praticas para nomear um dispositivo? Tipo interruptor do escritório, como seria? Se tiver um padrão mais usado, poderia dar exemplo? Obrigadooo

Eu nomeio com o nome que uso no dia-a-dia.
No caso, luz do escritório.

Na sala que tem mais de 1, eu nomeio com o que ela ilumina mais, por exemplo, luz da mesa, luz do sofá, luz do aparador, …

1 curtida

Aqui eu criei um padrão para me localizar melhor nas entidades. Não sei se é a nomenclatura mais inteligente, porém me facilita no dia a dia.
Por padrão coloco a seguinte estrutura no ID dos dispositivos:
{marca ou tecnologia}{tipo de dispositivo ou o que ele controla}{comodo ou identificador}
Por exemplo
sonoff_luz_salatv
sonoff_irrigacao_quintal
tuya_luz_aquario
zigbee_pir_corredor
zigbee_porta_sala

Assim, só de bater o olho no ID eu sei qual a plataforma daquele dispositivo, o que ele é ou o que ele controla e em qual cômodo da casa ele está.

1 curtida

Legal, quando vc chama algum desses dispositivos por assistente de voz dessa mesma forma que cadastrou ?

@tanto tocou num ponto importante…
No caso das tomadas, eu nomeio o plug com o que ele está ligado.
Por exemplo, “monitores”, “roteador”, “odorizador”
Mas só o caso do “monitores” que externalizei pra Alexa.

O que interessa pra mim é bater o olho no nome da entidade e saber onde ele está localizado dentro de casa.

Quando preciso criar alguma automação, não interessa pra mim ter que lembrar se na sala eu coloquei um sonoff ou se na cozinha coloquei tuya.

1 curtida