Nodes Link in e Link out - Conectar e trocar dados entre nós que pertencem a fluxos diferentes!

Este é um tutorial básico, para utilização dos nós Link in e Link out, mas de bastante utilidade para conectar e trocar dados entre nós que pertencem a fluxos diferentes.

Vale lembrar que estes nós fornecem um método alternativo para fazer o mesmo que é feito com as variáveis globais.

Vejo alguns iniciantes utilizando nós que devem ser únicos no Node-Red, como por exemplo, o Amazon Echo Hub, para fazer várias conexões necessárias, mas criam um monstro parecido com a medusa, cheio de ramificações (deixando claro que até bem pouco tempo eu também fazia assim, rssss…). Sou um humilde aprendiz também.

Mas, assim como nos “yaml” do Home Assistant nós vamos melhorando, criando arquivos separados e várias guias na interface do usuário, e no Node-Red, também queremos fazer parecido, e é bom que seja organizado da mesma forma.

Coloco abaixo um recorte de ligações feita no Node-Red, mantendo somente o que é necessário, para exemplificação do que pode ser melhorado:

Este pode ser um modelo funcional, mas, se existem várias guias/abas/tab bars, em muitos casos com cada cômodo ou entidades iguais, os fluxos ficam melhor utilizando os nodes Link in e Link out, como neste exemplo:

O Hub único, Amazon Echo Hub, assim como outros Hubs únicos, ficam em uma guia específica e se interligam com os outros fluxos através dos nodes Link in e Link out.

Como muitos utilizam o Amazon Echo Hub, vamos criar um exemplo utilizando ele, mas lembrando que a lógica é a mesma para ligações similares.

01 amazon-echo-hub node
01 link out node

O amazon-echo-hub, caso seja a opção utilizada, é configurado conforme o tutorial abaixo:

No Link out dê um nome significativo para ele, para que possa ser facilmente localizado em futuras ligações:

image

Alguns ambientes e dispositivos já estão sendo mostrados no exemplo devido a links já existentes, porém inicialmente não será mostrado nada.

Desloque até a guia de um outro ambiente e coloque os seguintes nós:

01 Link in node
01 Amazon-echo-device node
01 Current State node
04 Call Services nodes

Configure o Link in como abaixo:

Observe que já será indicado o Hub ligado ao Link out e o fluxo a que pertence, bastando marcar a conexão desejada, neste caso o Echo Hub. Também dê um nome significativo a ele, em Name

Para o nó Amazon-echo-device a configuração será apenas a definição de um nome desejado.

Os demais nós não mostrarei as configurações, pois são triviais e estão documentados em vários outros tutoriais.

Ao pressionar uma única vez no nó Link in ele indicará a qual Hub está ligado.

Ao pressionar sobre esta indicação o fluxo será alternado automaticamente para o fluxo do Hub, indicando quais fluxos estão interligados, que também pressionados alternarão para o fluxo correspondente.

image

image

Daqui em diante todos os componentes únicos poderão ficar em uma única tab e serem interligados com outros componentes em outros fluxos, simplesmente utilizando estes dois nodes!

3 Likes

Que show! Eu até já conhecia e usava os links in e out, mas não tinha pensado em organizar dessa forma. O meu Echo Hub realmente estava uma bagunça absurda. Agora tá totalmente clean. Obrigado.

Que bom que te ajudou! De nada!