Olá pessoal, gostaria de uma ajuda. Já tentei com duas placas ESP32 diferentes e não consigo resolver.
Faço todo processo de flash do EsP32 com o Esphome builder. Consigo ver os logos de leitura e vejo que acessa a rede WIFi.
Porém quando vou adicionar no EsPhome, as duas placas não são reconhecidas por problema de APi. Já tentei várias alternativas mas não consigo resolver.
Em resumo:
ESP online|: Sim|
API ativa: Sim (porta 6053)
Sensor funcionando: Sim
|Integração com HA: Conecta, mas cai
OTA Inicia, mas falha
Obrigado desde já pelo auxílio
Ola Walber, eu fiz a correção, e não deu certo. Tentei com uma outra placa que comprei - um ESP 8266 e novamente não deu certo. Eu já havia tentado com um outro ESP32 também. O erro é sempre o mesmo.
Vejo que conecta no WIFI pois uso o IPscanner e já testei o comando nc -vz 192.168.68.200 6053 no Terminal aqui do meu Mac e dá a informação succeded.
INFO ESPHome 2025.4.1
INFO Reading configuration /config/esphome/teste2.yaml…
INFO Starting log output from teste2.local using esphome API
WARNING Can’t connect to ESPHome API for teste2.local: Timeout while resolving IP address for [‘teste2.local’] (ResolveTimeoutAPIError)
INFO Trying to connect to teste2.local in the background
Não entendo muito de rede, mas vc não tem problema na sua configuração?
Ou vc usa VLAN?
[12:17:49][C][wifi:449]: Gateway: 192.168.68.1
[12:17:49][C][wifi:450]: DNS1: 192.168.0.1 < quem é esse cara na sua rede?
[12:17:49][C][wifi:451]: DNS2: 192.168.0.1
Normalmente o Gateway e DNS padrão são iguais.
Vi que na primeira tentativa vc trocou os dns para :
dns1: 192.168.68.1
dns2: 8.8.8.8
Mas ainda assim pode ser algum problema de config da sua rede.
E o fato de o addon não reconhecer a placa como online normalmente é problema no mnds.
Isso provavelmente é problema de configuração dos seus roteadores Wi-Fi. Possivlemnfe double nat e o mDNS não passa de uma rede pra outra. Se fosse só mDNS poderia ser outras causas mas o fato de você não conseguir nem digitando o IP mostra que problema vai além de mDNS, aí o mais provável seria double nat.
Qual ip do seu HA?
E se vc deixar o esphome configurado pra pegar ip dinâmico e olhar os logs qual ip ele pega.
Você tem mais de um roteador?
O double nat de maneira simplificada seria se os dois roteadores estivem cada um criando sua rede em ranges de ip diferentes
Por exemplo um deles 192.168.0.X e outro 192.168.68.X, os devices de uma rede não conseguem se comunicar com os da outra.
Caro Ariel, você tem razão. Ontem com a resposta do Walber, desconfiei que pudesse ser algo assim. Hoje cedo alterei o Deco que tenho ligado ao roteador da operadora para atuar não mais como roteador, mas como ponto de acesso e testei novamente.
De fato o problema estava no Double Nat.
Muito obrigado pelo auxílio a vocês dois.
Um grande abraço