Não consigo acessar Home Assistant pela rede local sem internet

Olá,

Estou aprendendo aos poucos a usar o Home Assistant e já consegui criar acesso interno e externo via DuckDNS + NGINX. Contudo, vejo que algumas pessoas conseguem acessar o Home Assistant mesmo sem internet, somente conectado na rede local. Eu já tentei de tudo, mudar a porta do acesso externo, desativar o acesso externo, mas não consigo.
Minha rede é uma Deco TPlink. Os dispositivos sonoff ficam conectados no Deco normalmente pela rede wifi sem internet e respondem no app ewelink, mas o homeassistant insiste em ficar offline.
Agradeço se alguém souber dar uma dica.
Grato.

Como é o link que vc tenta o cesso localmente?
Já tentou fazer pelo ip do seu servidor?
(https://xxx.xxx.xxx.xxx:8123/)

Se já, qual erro ele apresenta?

Oi Adessotti.

Eu tentei acessar tanto pelo endereço http://homeassistant.local:8123 quando pelo IP http://192.168.68.122:8123

O Chrome diz o seguinte:

Não é possível acessar esse site

192.168.68.122 demorou muito para responder.
Tente:

  • Verificar a conexão
  • Verificar o proxy e o firewall
  • [Executar o Diagnóstico de Rede do Windows]
    javascript:diagnoseErrors())
    ERR_CONNECTION_TIMED_OUT

Então, daí entro no DECO (TPLink) e de fato o homeassistant consta como “não conectado” enquanto os outros dispositivos conectados, tanto via wifi quando por cabo estão conectados na rede normalmente (mesmo sem internet).

Será uma limitação de hardware? Uso um notebook dedicado com o HASS OS instalado nele ligado no Deco por cabo de rede.

Obrigado.

Eu usei por muito tempo no notebook dedicado e das 2 formas, tanto por cabo quanto por wifi e nunca tive problema.

Um ponto importante, não deixar configurado no HA a conexão via cabo e via wifi simultaneamente, já vi muito problema de acesso por conta disso.
Se estiver assim, desfaça, reinicie o HA e teste.

Agora alguns outros testes que vc pode fazer:

Na área de manutenção/ferramentas do roteador tentar pingar ou dar um tracert no ip atual do HA para ver qual a resposta.

Trocar o IP atual do HA por um novo (no HA deixe a definição de IP como automático e aplique, vá em configuração/sistema/hardware e mande desligar o HA. Dai no seu riteador, vá no servidor DHCP e amarre um novo IP ao MAC da placa de rede do note, depois de aplicado reinicie o roteador e só depois ligue o servidor do HA.

Se mesmo assim não funcionar, tente fazer uma conexão usando apenas a placa wifi do note.

E nos mantenha informado dos resultados :+1:t2:

Boa tarde!

Demorei uns dias porque estava fazendo um milhão de testes. Inclusive os que você sugeriu, que não deram certo porque o problema era bem específico, mas que eu usei pra outras coisas nos testes e me ajudaram muito.

Então, o Deco M5, da TPLink, tem duas portas WAN/LAN detectadas automaticamente. O Home Assistant estava ligada no Deco principal, que fica na sala. Imagino que quando a internet falta, essa detecção automática falha e o Deco fica esperando receber sinal ethernet por qualquer das portas, impedindo o dispositivo nela conectado de receber sinal de rede interna. Cheguei nessa conclusão depois de descobrir que se eu conectar o home assistant em outro deco da casa, que não o principal, ele mantém o endereçamento de rede pro dispositivo conectado, inclusive pro HA.

Muito obrigado pela colaboração.

Que bom que resolveu. :+1:t2:

Tive o mesmo problema aqui em casa!
Na época não fiz esse teste como vc e acabei vendendo os Decos e comprando Omada.

Ola Ronaldo. Lendo seu post super me identifiquei.
Sou novato no HA e começando debafas a tentar confirgurar as coisas. Tenho aqui tambem 2 deco m5 e estou com esse dilema. Ha so funciona com internet, via local nao.

Teria como trazer uma luz do passo a passo que fez pra conseguir?

Olá. Pra mim foi só conectar o hardware do home assistant em um deco que não fosse o principal.
Mas desisti do deco tem tempo, substitui por um único roteador ax6 da huawei.

Entendi. Valeu pela resposta. O meu esta conectado ao deco secundario. Tem alguma configuração que vc fez no app do deco?

poderia me ajudar pfff

Olá @Kevin. Qual o problema está enfrentando com o HA.
Nos descreva com o máximo de detalhes, assim fica mais fácil da comunidade poder ajudar vc.