Não acender luzes durante noite

Boa noite, sou novo no home assistant e estou com alguns problemas. Um deles é que gostaria de fazer uma automação para luzes ligarem a partir de um sensor(isso está OK). Porém eu só queria que esse sensor funcionasse durante o período em que estou acordado. Eu não durmo sempre em um horário fixo. Pensei em criar um variável, e também um botão que sempre que vou dormir pressiono ele e atribuo um valor a essa variavel, porém não encontrei como fazer. Podem me ajudar? Obrigado

1 curtida

Ola @gebara, eu iso algo semelhante em minha garagem.
Tenho uma regra onde a partir de um horário específico o sensor acende minha garagem, a após outro horário ele já não acende mais. Contudo, também nao vou dormir sempre no mesmo horário, então tenho uma regra, que se caso eu tiver alguma outra lâmpada acesa eo sensor detectar movimento, ele tambem acenderá a garagem ignorando o horário limite.

Exemplo:
Das 18:20h até 23:00h a garagem acende se tiver movimento.
Das 23:00h até as 6:00h a garagem acende se tiver movimento e também se tiver acesa a lâmpada do corredor, ou da porta da cozinha.

Vou colocar a regra aqui :point_down:t2: para usar nativamente no HA.

alias: Lampada Garagem (Movimento)
description: ""
trigger:
  - type: motion
    platform: device
    device_id: c30fca915070da5b1a080b
    entity_id: binary_sensor.movimento_garagem_input
    domain: binary_sensor
condition:
  - condition: or
    conditions:
      - condition: time
        after: input_datetime.ativa_luz_garagem
        before: "22:00:00"
        weekday:
          - mon
          - tue
          - wed
          - thu
          - fri
          - sat
          - sun
      - condition: or
        conditions:
          - condition: and
            conditions:
              - condition: time
                after: "22:00:00"
                before: "06:00:00"
                weekday:
                  - mon
                  - tue
                  - wed
                  - thu