Muitos dispositivos no mesmo roteador

Pessoal, estou com um problema de ter muito dispositivos ao mesmo tempo no meu roteador.

Uso um TP-Link WR941HP, ele sempre foi muito bom! alta potência! Porem, com o aumento de dispositivos sonoff, google home, alexa, interuptores, TVs, PlayStation, Broadlink, celulares, PCs, tablets, alarme, cameras, ufa, enfim… cheguei a marca de 64 MACs cadastrados. Desses uns 10 são cabeados os demais tudo wifi. Tenho um switch de 8 portas para os cabeados e coloquei um roteador wifi extra antigo com DHCP desligado, ligado ao WR941 via cabo, para os dispositivos do salão de festas (em torno de 20).

Mas entrou em colapso, acho que o roteador não tem capacidade de rotear tudo isso, e não consigo deixar todos os aparelhos on line. Hoje acordei e meu celular não estava conseguindo conectar. O da minha esposa funcionava normalmente.

Esse roteador WR941 tem capacidade para registrar até 32 MAC para definir IP fixo. Mas mesmo assim, se algum aparelho listado tenta conectar, se tiver mta coisa conectada, ele nao consegue acesso.

Precisaria comprar um roteador mais parrudo e usar os routers wirelles apenas como pontos de acesso? e ligar tudo nesse novo roteador (cabeado)?

Como vocês estão organizando as redes internas com esse advento de muitos MACs necessitando de conexão?

Abraços

Boa tarde sr. Meneguzzo eu passei pelo mesmo problema e optei por usar um ponto de acesso da Ubiquiti para uma linha que suporta até 200 clientes. Eu usei o UAP Nano HD que suporta 200 clientes, mas tem o UAP AC PRO que suporta até 120 clientes. São um pouco mais caros mais resolveu o meu problema.

Eu não gastaria mais, eu criaria uma subnet com o roteador antigo só para os dispositivos 2.4GHz … no outro conectaria os dispositivos que precisam de mais banda, como computadores, tv, celular…

Aqui em casa eu tenho o modem/roteador da CLARO e com o meu roteador, criei uma subnet. No roteador da Claro eu conecto tudo que precisa de mais banda, no meu roteador, uso os dispositivos ESP, meu servidor do HA também está conectado na subnet.

@igor_meneguzzo, infelizmente grande parte dos roteadores domésticos não suportam muitos dispositivos.

Já cheguei a usar router com OpenWrt, que soluciona o problema de acesso internet (NAT/DHCP) mas, a parte Wifi ainda continuava “engasopando”. Ja espalhei router baratinho pela casa no modo AP com potencia baixa para ter pouca interferência, mas, não ficou bom porque onde moro não tem canais sobrando.

O que resolveu foi equipamento caro, no meu caso TP-Link Deco M4 que monta uma rede mesh.

O @Marliton indicou um equipamento excelente para isso também.

1 curtida

Essa questão de wi-fi já é caso antigo, ainda mais quando é em prédio, os canais ficam se atravessando e geralmente o modo automático dos Dourados não funcionam bem, o interessante se tiver como e configurar cada router de cada apartamento no modo manual com pelo menos 3 canais de diferença entre um apartamento e outro, esse seria o mundo perfeito para todos terem uma melhora sim gastar nada ou quase nada se alguém técnico se dispor, desculpem se estou divagando.

Boa tarde. Esse TP-Link Deco aceita quantos dispositivos ? Serve uma estimativa.

100 dispositivos no total

1 curtida

Valeu. Já me atende, com sobras.

Mas vou fazer uma rede separada, com um access point normal, para as visitas.

1 curtida