MQTT2TTS - Aplicativo gratuito para conversão de texto em voz

Olá a todos!

Esta é minha primeira colaboração com o fórum, que já acompanho a algum tempo aqui e também no grupo do Telegram.

Estou iniciando um projeto para minha esposa (que é deficiente visual total) de uma balança de cozinha que lê o peso em voz alta (ela adora fazer pães), pois as balanças comuns apenas apresentam o peso em um display. Até existe uma balança que fala (VOX3000), que já cheguei a adquirir duas, e ambas apresentaram defeito depois de um tempo (além de serem um pouco caras devido principalmente ao frete).

E ai começaram os problemas com P&D. Tentei fazer com um arduino e tocador de MP3, mas não ficou bom, o leitor de MP3 demora muito para responder e acaba ficando muito lento a leitura (mil … quinhentos … e … sessenta … e … três … gramas). Como ela possui e usa celular Android, pensei em utilizar o TTS do celular para “falar” o peso, mas não achei nenhum aplicativo que suprisse minha necessidade. Parti para o desenvolvimento próprio, e outros problemas surgiram. Começou com o roteador da NET, totalmente capado a ponto de não ter nem a opção de reservar o IP. E como o celular pode trocar de IP quando renova o DHCP, tentei partir para outra solução. Multicast! Também não funcionou… O roteador não habilita multicast na rede (que também me atrapalha com o SonoffLan em modo somente LAN, pois se reinicia o HA ele não acha o meu Sonoff). Foi então que lembrei que o meu HA tem ativado o servidor MQTT. Basta fazer um aplicativo que subscreve em um tópico e a balança publica o peso neste mesmo tópico. Parti para o desenvolvimento (também minha primeira aplicação para celular), achei uma linguagem não muito difícil (Basic4Android) e comecei a “costurar” alguns exemplos que tem no fórum da linguagem. Saiu o APP!
Como não tenho um Google Nest ou Alexa, a aplicação também vai servir para que tenha notificações em voz do HA (basta publicar o que eu quero que fale no tópico). Assim, um celular ou tablet antigo pode ficar ligado nos cômodos para ter uma saída de voz. Se quiser mais “volume”, pareie em uma caixa bluetooth e aumente o volume, rs.
Pretendia publicar na Google Play, mas ao pesquisar como se faz isso descobri que existe uma “taxa de registro” de US$ 25.00 , e eu não estou podendo efetuar muitos gastos no momento. Até queria manter a versão free com todos os recursos e ter uma versão “sponsored” para quem quisesse contribuir com o desenvolvedor (eu), mas desisti. Então resolvi disponibilizar aqui pois acredito que este APP possa ser útil para outras pessoas.

Vou fazer um mini manual de como configura:

MQTT Server URI
Endereço do servidor MQTT, com a porta e protocolo:
tcp:// -> conexão sem criptografia
ssl:// -> conexão com criptografia

MQTT User
Usuário que tenha direito de conexão no servidor MQTT. Caso o servidor MQTT seja o ADDON do Home Assistant, qualquer usuário criado no HA terá direito de se conectar no MQTT.

MQTT Password
Senha do usuário acima

Topics to Listen (one per line)
Lista de tópicos que o aplicativo vai subscrever. O aplicativo pode ouvir mais de um tópico, basta colocar cada tópico em uma linha diferente. Por exemplo, você pode ouvir um tópico /ha/sala e um tópico /ha/casatoda . Com isso você pode direcionar para um cômodo específico ou mandar para um grupo de locais. Não coloquei limites de quantos tópicos podem ser assinados, mas deve ter algum limite, nem que seja a quantidade de memória do celular…

Connect at Startup
Se estiver marcado, o APP vai iniciar automaticamente junto com o celular e tentar se conectar com o servidor.

Connect / Disconnect
Botão que alterna as funções de conectar e desconectar do servidor MQTT

Save
Salva as configurações

Link do aplicativo:
MQTT2TTS App

Qualquer dúvida, é só perguntar!

11 curtidas

Parabéns pelo atitude e o empenho para ajudar numa dificuldade da sua esposa, confesso que fiquei emocionado ao lê seu relato.

Olá MrPontes!
Agradeço pelas palavras! Minha esposa sempre foi muito ativa e independente, mesmo com a deficiência. Lava, passa, cozinha (MUITO bem, diga-se de passagem), cuida das plantas, enfim, consegue fazer mais coisas que eu! Rsrsrs
Mas algumas coisas dependem da visão, como por exemplo utilizar uma simples balança de cozinha, e eu acho que é aí que a tecnologia pode ajudar! Tarefas que para nós pode ser simples, podem ser automatizadas e até mesmo comandadas por voz. Para alguns é só um luxo, para outros pode ser a independência, pense nisso!
E agora todos os meus próximos projetos terão voz, começando por esta balança, uma desidratadora de alimentos, um upgrade na estufa de crescimento de pães, e outros que virão. E tentarei integrá-los com o HA via MQTT (ainda preciso estudar a documentação). Mas é isso! Conforme eu for fazendo os projetos, tentarei postar aqui, quem sabe pode ajudar outras pessoas.
Um abraço e novamente obrigado!

1 curtida

Parabens pelo projeto! Bem interessante. Acho que vc vai conseguir fazer MUITA coisa legal usando o HA e principalmente explorando os recursos de TTS e midia-player já embutidos nele. Como vc disse não tá dando pra gastar agora, mas acho que uma alexa ia te dar varias outras possibilidades.

Olá CLyra
Obrigado!
Pretendo adquirir um Alexa em um futuro próximo, tem muita coisa legal e útil que se pode fazer com ela… Mas para o projeto da balança acredito que ela não é o ideal, pois quanto menor a latência melhor fica. E como a Alexa depende um pouco da nuvem, acredito que a latência deva ser um pouco alta para esta aplicação em específico. Veja que estou supondo isso, sem o aparelho para testar fico apenas no achismo mesmo! :wink:
Abraços e obrigado novamente!

Ola,

Talvez o seu futuro proximo seja hj :-). Echo dot em promoção no amazon prime day!