Mqtt não conecta ao Home Assitant

Olá a todos sou novo por aqui.

Eu andei acompanhado alguns topicos para conectar o Mqtt ao HA fiz de acordo com os tutoriais, porem não consigo conectar o Mqtt ao HA na minha rede local. Devo está errado em alguma coisa. Alguém poderia me auxiliar.

Obrigado.

Nos dê mais detalhes do seu ambiente. O broker é o addon do HA ou está instalado fora?

Boa tarde. HA está na minha rede local, sem acesso externo / servidor. o Mqtt que quero comunicar e do Tasmota.

Boa tarde, parece que talvez voce está confundindo algumas coisas.

O protocolo MQTT precisad de um broker (um software que voce precisa ter rodando na sua rede) que intermedia a comunicacao entre os clients (devices que usam mqtt para comunicar). Todo dispositivo tasmota é um client, e o HA tambem é um client. O HA conecta no MQTT, e o tasmota conecta no MQTT, não o contrario.

O tasmota em si não tem o broker. Ele pode se comunicar por mqtt ou por http. Quando você usa an interface dele é http. Para você usar o mqtt você precisa instalar um broker isso não faz parte do tasmota.

Boa tarde de ser sim que eu estou confindindo. Pois eu assisti alguns vídeos em que o pessoal add o TASMOTA no HA via MQTT. Ai o Ha Descobre o TASMOTA Devises.
https://www.youtube.com/watch?v=Vj40LIqvtU8.

Eu tenho o Mosquito Broken instalado no HA.

Ok você tem o mosquito instalado, ele é um software a parte do ha, o ha so faz a instalação pra vc para facilitar mas ele não está automaticamente integrado.

Primeira coisa, você precisa configurar a integração mqtt para conectar o ha no mosquito.

Depois voce precisa conectar o seu device tasmota no mosquitto nas configurações do tasmota.
E precisa verificar se ele realmente conectou.
Você pode olhar logs do mosquito ou usar uma ferramenta tipo mqttx.

Com tudo isso feito o ha deve reconhecer o device automaticamente desde que ele contenha entidades compatíveis com o auto discovery do ha no tasmota. Exemplo infravermelho não vai funcionar por padrão, tem trabalhos a mais para fazer.

Além disso pro HA encontrar o tasmota instalado no device precisar ter uma versão do tasmota compilada com suporte ao auto discovery do HA e estar configurado com SetOption19 0. Caso seu device não atender esses requisitos ou você precisa corrigir ou não usar integração do tasmota. Você pode também configurar o device manualmente como um device mqtt genérico via yaml no ha.

Bom dia tudo bem.

O MQTT ele já aparece na Integração no HA. O device Tasmota eu copilei ele com a função discover e está ativa, sendo que coloco as informações no Tasmota tais como HOST ip do HA na minha Rede, Senha que foi criado no HA, em pessoas segurança.

Quando eu abro o logo do Tasmota diz que o Mqtt falhou no 192.168…

Mais uma Ajuda como eu configuro Manualmente YAML no HA

Att:

Eu não entendi muito bem a situação. O que eu falei antes de confundir , talvez você esteja fazendo certo mas você está usando algumas terminologias de maneira não técnica, então não tenho certeza o que você está dizendo.

Primeiramente o mosquito é um addon, só dele estar instalado no HA não faze dele integrado. Você precisa realmente configurar a integração mqtt. E se certificar que a conexão funciona.

Depois verificar nos logs do mosquito se ele realmente tá inicilizado e se a conexão está sendo feita.

Por fim tem que verificar também se o tasmota conectou com sucesso no mosquitto.

Mesmo tendo preenchido a configuração um monte de fatores pode fazer conexão falhar.

Aliás, quando você diz que o tasmota da um erro que conexão falhou: esse erro aparece na interface do device tasmota ou no HA?

Se o device tasmota falhou em conectar no mosquitto então não adianta configurar device mqtt na mão no HA.

Se for o HA importante frisar que a integração tasmota só comunica com mosquitto, não diretamente com devices então não sei direito qual erro, precisaria ver mais a fundo.

Para confirmar device manualmente você precisa ler documentação do tasmofa para ver como funciona os tópicos do tipo e d entidade que você quer e depois criar um entidade no HA

por exemplo mqtt light:

Mas é muito mais provável que seja um erro na configuração de algo do que bug na integração

Olá Ariel. Gostaria de te agradecer pelas dicas que você me deu. Eu consegui fazer a comunicação entre HA e o Mqtt, Consigo fazer leitura do DHT11 e também de Botões que eu add.

Muito Obrigado.

Abraço