Monitorar Energia Solar

Bom dia pessoal.

Alguém já integrou monitoramento de energia solar no home assistant?

Boa tarde, eu uso a JE05 no quadro de entrada, que no meu caso, quando está gerando energia o valor de Watts “consumidos” fica com valor negativo. Ainda estou testando se este valor negativo esta sendo integrado ao valor acumulado diário e mensal. O meu sistema solar foi instalado a 3 dias atrás e ainda estou estudando o que está sendo monitorado.

3 curtidas

O seu inversor não tem integração com o HA?
O meu inversor é SMA e tem integração dele com HA.
Então, já tenho todos os sensores.

1 curtida

Opa! Eu consegui integrar o meu inversor ao HA. Huawei Sun200L (WEG) 5Kva.

2 curtidas

Tenho o mesmo inversor, pode me dizer como fez a integração?

1 curtida

como descobrir se tem integração nativa ?
Meu inversor é um Renac

Tenho um inversor Fronius e está totalmente integrado com Nativo. No entanto não tenho smart meter para medir consumo.

Que tipos de cards vcs colocaram?

1 curtida

@Rabatista , só usar esse componente:

Gostei do layout…poderia compartilhar o código?
Uso Fronius aqui, mas é fácil adaptar os valores…hehehehe

Ola, desculpe se minha pergunta for muito iniciante, mas como faço para instalar esse componente Emilv2/huawei_solar? Poderiam me indicar algum tutorial?

Utilizo o HassOS 4.14

Grato,

1 curtida

Olá galera! Meu inversor é Canadian Solar 5kw! Alguém já conseguiu integrar ? Alguma sugestão?

Pergunta no grupo do Telegram do pessoal do fórum, lembro que já comentaram sobre isso por lá!

1 curtida

Boa noite, consegui acesso ao inversor, mas nao consegui acesso as variaveis separadas. Tenho que instalar algo e extrair os valores com python, seria isso? Alguém poderia me ajudar com esse tema?

Grato,

Eu estava pesquisando uma forma e tive uma ideia! Existe uns disjuntores wifi (o mais moderno) no AliExpress que mede toda informação da energia! E é integrado no Smart life e no eWeLink! Sendo assim podemos integrar qualquer sistema solar no HA!! Podemos substituir o disjuntor da energia solar por um desses e sendo assim monitorar a bergia gerada! E colocar um na entrada da energia no quadro geral da casa! Pq a energia solar sempre é injetada abres do disjuntor geral da casa! imagem|405x499

1 curtida

Olá, quer dizer colocar um disjuntor entre o inversor e a rede elétrica da casa?

Sinceramente eu acho que não seja tão simples assim, ate por que esse disjuntor precisa ter a percepção de gerado vs consumido, dando uma breve pesquisada eu acho que esse modelo não faz essa medição

por motivo de segurança , seria viavel acrescentar esse disjuntor , mas nao retirar o outro por motivo de segurança , eu acho que esses disjuntor nao tem certificado de segurança.

Também instalei um inversor da Weg, porém não funciona com a integração da huawei. Dei uma pesquisada mais a fundo e a Weg possui alguns parceiros como a própria huawei, Godwee, entre outros. Porém esse modelo que estou usando é próprio Weg e tem uma documentação de API para integração. Por enquanto não achei nada pronto que funcione.