Mini PC CELERON (Aliexpress) ou Mini DELL (usado) para HA

Olá.

Pretendo adquirir um equipamento para começar de fato com o HA. Mas estou na dúvida se compro um mini PC CELERON/ATOM (https://pt.aliexpress.com/item/4001166656473.html) ou se parto para um Mini PC DELL (usado) com I3 ou I5.

O Mini PC DELL tem + poder de processamento

O Mini PC do Aliexpress suporte SSD NVMe (SSD + rápido)

Desde já agradeço ao colegas…

1 curtida

Qual modelo desse i3 ou i5? Se forem antigos tem celeron + novo com + processamento

O ssd nvme vai só tirar alguns segundos do tempo inicialização do pc, como pc vai ficar ligado dia todo nem faz muita diferença.
Mas por outro lado os cpus mais novos tendem a ser bem mais eficientes (gastam menos enterros tendo a mesma performance, ou gastam mesma quantidade de energia tendo bem mais performance). Então com certeza o i3, i5 antigo vão ser bem menos eficientes. Quanto a performance vai depender da geração do i3 e i5 e de qual Celeron, porém pro ha o celeron já é bem mais que suficiente e você não deve sentir melhora usando cpu além disso. Você só precisará de mais performance se pretender usar algum recurso específico mais intensivo, como gravação de muitas câmeras, reconhecimento de objeto ou facial … ou se for hospedar vários outros serviços além do home assistant.
Para maioria das pessoas eu recomendaria, o Celeron pela alta eficiência e por consequência baixo consumo elétrico. Se você precisar de mais performance eu recomendaria, Intel a partir da décima geração e amd a partir ryzen 3000.

Claro que processadores mais antigos são suficiente pro home assistant e se você já tem um hardware velho sobrando, o que você já tem é sempre melhor opção pra começar. Mas se for pra comprar eu não acho que compensa comprar hardware antigo. Da pra montar um desktop tradicional com i3 de décima geração por um custo não tão alto, e no aliexpress você também acha mini PCs com cpu de laptop i3, i5, i7 e ate i9, ou ryzen 3,5 e 9 de gerações recentes.

DELL 3050. I3 ou I5 de sétima geração.

Outra opção no Alexpress que eu encontrei foi com processador N100 https://pt.aliexpress.com/item/1005005277400841.html

Eu uso um mini pc da dell (optiplex 3050), com 8gb de ram, um i5 e hd ssd comum.

E mesmo usando frigate para detecção de carro, moto e pessoas em uma câmera 4k; o consumo é irrisório para o mini pc (como pode se ver abaixo).

Eu particularmente daria preferencia ao dell, por saber da qualidade de fabricação.

1 curtida

Legal Ariel. Este processador N100 é ruim? Achei no Aliexpress tb.

Como pretendo montar.

Mini PC com Windows Server e o HA em uma VM neste mini PC… Preciso de 02 placas de rede para uso de NIC Teaming. Eu tenho um servidor de arquivos pessoais, um DELL R230 que tem WS 2019 em 01 SSD + pool de discos 04 de 4TB para fotos e vídeos que faço. Não fica ligado direto, e tem um SSD 256 sem usar, neste caso pensei ei usar o Hyper-v réplica e replicar para este R230 quando eu ligá-lo… dai se este mini PC der algum problema eu ligo o R230 e “a casa não irá parar rsrsrs”

Esta é idéia de uso para montar o HA para casa que estou construindo…

Aceito sugestões dos colegas se por acaso estou começando tudo errado…

Pois é… como servidor pessoal tenho um R230 (é barulhentos rsrsrsrs mas tenho um rack 24u e precisa trancar a porta, mas ainda faz barulho rsrs). Para edição de vídeos uso um DELL Workstation T3610 e um notebook G7.

Gosto de equipamentos da DELL.

Rapaz, nem olhei se estes Celeron ou N100 virtualiza VM (Hyper-v)… preciso ver isso né?

1 curtida

DELL Optiplex 3050. I3 ou I5 de 7ª geração… São os que eu encontrei. Sai um pouco + caros que os MINIs PCs do Alexpress (claro, se eu não for taxado)…

Outra opção no Alexpress que eu encontrei foi com processador N100

O 3050 me atende perfeitamente.
Sustenta tranquilamente toda a minha automação de casa eo reconhecimento pelo frigate.

Virtualiza sim, alguns desse cpu tinham bug com virtualização mas foi corrigido em kernels mais recentes do linux.
O n100 e mais recente, mesma arquitetura da 12 geracao em teoria ele e um pouco melhor mas nao conheco ninguem que usou ainda eu iria de n5105 para evitar novos problemas como esse bug de virtualizacao que demorou alguns meses pra resolver.
O i7 de setima se for versao desktop tem mais performance, mas como da pra ver na foto do @Adessotti o home assistant nao precisa de tudo isso.

Aqui uma comparacao de performance

A diferença aqui e que o i7 7700 consome uns 40w pra cima em idle so o cpu isso sem considerar chipset e ineficiência da fonte e vrm. Um sistema inteiro com i5 de decima apesar de ter mesmo tdp (com ssd) por exemplo pode consumir menos de 20w total em idle. Um mini pc deve consumir por ai ou menos. Tudo bem que mesmo o 7700 nao e um consumo absurdo mais ao longo de anos vai acumulando.

Sobre qualidade, sim a qualidade muitos PC chineses e bem duvidosa mas varias pessoas aqui usam a anos sem problemas (a fabricante mais utilizada por aqui e a beelink). E apesa da dell ter muita qualidade em servidores, se voce pesquisar na internet ficaria surpreso com a falta de qualidade em alguns desses mini pc, principalmente algumas geracoes que usam fonte de qualidade bem questionabel.

2 curtidas

Eu pessoalmente nao gosto de usar ha virtualizado, tive alguns problemas que nao sei explicar e nao tem muita vantagem pq o ha tem o sitema de backup proprio entao da pra ter essa redundancia sem virtualizar. Eu usaria a versao docker ou supervised.

Tirando isso me parece um bom plano, eu tambem sou bem criterioso com resiliencia a falha e redundancia, uma sugestao minha e fazer as coisas funcionarem bem sem o ha. Por exemplo muitas pessoas tem automacao de botao de interruptor smart no HA sendo que isso podia estar em nivel de firmware assim a casa nao para nem se tiver sem HA.

Show… Vou dar uma pesquisada com calma… Sem dúvidas que ligado o dia todo quanto menos energia gastar melhor : ) Essa da beelink já vi em uma canal do Leandro no Youtube.

Muuuuito obrigado pelas dicas : )

O meu Dell 3050 tem dois slots m2. Um deles é pro NVMe… então to usando um nvme de 500gb pros dockers/sistema operacional e mais um SSD sata de 2Tb pro Plex. O outro slot m2 é pra placa wireless, mas descobri que dá pra usar pra uma interface ethernet 2.5Gb (mas que suporta 1gbps tb) e ficou joia (o conector cabe em um “slot” na traseira dele). Enfim… o Dell vai te dar mais poder de processamento/armazenamento ao custo de um gasto de energia maior.

1 curtida

Eu uso este mini PC e com o frigate (duas cameras Tapo C100) reconhecendo pessoas, fica em torno de 20% de uso da CPU.

https://pt.aliexpress.com/item/1005002603531898.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.395.21efcaa4vzHDCb&gatewayAdapt=glo2bra

1 curtida

Entendi… Usar Hyper-v réplica foi uma idéia… Vou dar uma pesquisa em versao docker ou supervised

Implantei um backup no Google Drive no HA…

Lembro e aprendendo sobre o HA, NodeRED e vamos que vamos… Agradeço pela ajuda…

Show… Este miniPC é marca bastante usada né? Já vi em vídeos o use dele…

Entendi perfeitamente : )

Eu uso um notebook I3 usado; tela quebrada( barato no Mercado Livre); super econômico e coloco no meu KDC.