Estou precisando de uma ajuda com meu mini PC da Beelink. Ele está apresentando um problema que vive entrando em modo “inoperante” e não faço ideia do que pode estar causando isso. Sou bem noob em hardware, então qualquer dica é bem-vinda.
Basicamente, quando ligo o PC, ele sobe o Home Assistant normalmente e as vezes fica online por uns 20 minutos, mas depois cai e fica offline. O curioso é que a luz de status continua acesa, mas o sistema não responde, para voltar ao normal, preciso tirar da tomada e ligar novamente.
Outro detalhe: até na BIOS isso acontece! Além disso, as configurações da BIOS estão se perdendo, como data/hora e a opção AC Power de queda de energia
Alguém já passou por algo parecido ou pode me dar um norte?
O que você quer dizer com “inoperante”. Se voce conecta cabo hdmi mouse e teclado, você consegue interagir com o OS? O que acontece na BIOS?
Quanto as configurações de BIOS resetando isso tem cara de bateria ruim. As configurações da bios são salvas em memória volátil (a informação só fica retida enquanto há energia). Por isso placas mães tipicamente tem uma bateria daquelas tipo moeda para manter as informações mesmo com pc desligado da tomada.
Aqui tem um video dessa bateria em um pc beelink (minuto 6:30)
Mas pode ser algum problema mais sério de hardware que por acaso está resetando CMOS.
Basicamente, quando digo que ele fica “inoperante”, quero dizer que quando estou no HA ele fica offline e mas o pc continua com status de ligado, e quando conecto um monitor e estou na BIOS, a tela simplesmente fica sem imagem e perco o controle da maquina.
Tambem a luz da porta RJ45 de internet apaga. Parece que ele entra em um estado parecido com hibernação profunda kkk pq nem segurando o botão de power ele desliga ou reinicia, a única forma de voltar a funcionar é removendo da tomada e ligando novamente.
Também percebi que inumeras vezes isso acontece também quando o processamento e temperatura sobe, pq quando coloco pra visualizar cameras ou fazer algum update do HA ele desliga.
Cara pode ser um milhao de coisas, eu comecaria pelas faceis de testar.
1.se tiver outro stick de ram, substitua a ram e veja se resolve
2. Desconecte a bateria do CMOS e tente usar o pc sem a bateria
Faca os testes separadamente senao não saberemos qual era o problema. Se não for nem ram nem cmos
pode ser a fonte
E se nao for a fonte provavelmente são problemas mais sérios que não tem muita solucão
Fiz o item 2, notei que não aconteceu o problema. Porém ao desligar o mini pc não quis ligar mais kk ai voltei a conectar a bateria, vou realizar a troca pra ver se resolve
cara tenho um u59pro da beelink e aparentemente é um erro cronico deles, um u59 ja morreu assim de um conhecido e agora meu u59pro morreu do mesmo jeito quie voce falou, ja desmontei ele inteiro troquei a pasta termica, comprei bateria nova, ja coloquei memorias novas e nada, exatamente como voce falou ele congela em todos lugares, BIOS, memtest, windows, linux, etc. e só volta tirando da tomada(mesmo assim so liga minutos depois). Não achei solução em nenhum lugar.