Migração para Home Assistant

Bom dia pessoal, tudo bem ?

Já faz um tempo que venho namorando o HA mas sempre me faltou coragem para de fato começar a utilizar e essa coragem (na verdade uma mistura de tempo e paciência) veio na ultima semana.

tl:dr

  • Beelink g35 é suficiente para HA+Scrypted+nodered ?
  • Beelink g35 deve segurar bem futuras atualizações?
  • j4125 X j4205
  • Nabucasa vale a pena apenas para alexa?

Desde 2019 eu venho aos poucos automatizando a minha casa, comecei com sonoffs operados pelo Ewelink + alexa e aos poucos fui evoluindo até chegar a um rPi4 com Homebridge + node-red + z2m + câmeras hksv e diversos plugins no HB, tenho pleno conhecimento de que HB e HA são coisas completamente diferentes e que tudo que o HB faz o HA faz, e pelo visto faz melhor muitas vezes.

Desde a ultima semana estou com uma maquina virtual rodando no win10 e venho aprendendo aos poucos como o HA funciona e isso me levou a decisão de migrar tudo para o HA. E é ai que começam minhas dúvidas quanto ao hardware e alguns detalhes sobre integrações.

Estive navegando pelo forum, e também pelo reddit, e estou quase comprando um Beelink g35 para rodar o HA, mas fica a dúvida sobre quão competente essa maquina seria para rodar o HA com duas câmeras rtsp pelo scrypted e o node-red com uns 10 ou 12 fluxos; Além disso há alguma estimativa sobre o quão preparado para futuros updates essa maquina estaria me deixando ? Achei opções com processador j4205 e j4125, qual seria mais interessante?

Outra dúvida é sobre integrações com Alexa, atualmente eu uso um plugin no HB pois a alexa é quem faz a interface de voz e reconhecimento de sons aqui em casa. Pago uS$2,00 por mês pela manutenção do servidor que hospeda o serviço e acho bem justo para que o desenvolvedor não tenha custos e, espero, seja minimamente remunerado. Sei que pelo HA há o NabuCasa, alguém utiliza e recomenda? Estou bem inclinado a manter o HB apenas com esse plugin rodando no rpi4 enquanto o resto roda no g35, em termos de custo de energia não seria válido mas ao menos conseguiria manter os dispositivos sendo operados pela Alexa independente da besteira que eu posa fazer no HA.
Com relação ao uso do HA fora de casa eu não me preocupo pois aqui usamos o Homekit e tenho hubs que me dão acesso aos dispositivos fora de casa.

Pois bem, agradeço desde já por qualquer ajuda !
Abraços.

Boa tarde, tudo sim e contigo?

Decidiu começar em uma boa hora, hoje já tem muito conteúdo sobre Home Assistant na internet, tem esse fórum super completo e vários canais bons no youtube!

Sim, é suficiente. Mas em relação a preços acho que vale + a pena o Beelink GK Mini.
Se com Raspberry Pi 4 em cartão SD o Home Assistant já funciona bem, imagine em um mini pc que tem SSD… Olha em questão de benchmark dos processadores.

Sim, vai sim.

J4125. Processador + novo, clock maior.

Com o Nabucasa você tem acesso externo também além de usar Alexa mas ele é pago.
Hoje temos alternativas ao Nabucasa que são de graça, até mesmo pra quem tem CGNAT.
Pode ler sobre isso no tópico de acesso externo.

Sobre Alexa tem tutorial aqui no fórum ensinando como criar uma skill do seu Home Assistant pra ela.

Legal que já tem um conhecimento bom de automação, esta fazendo uma boa escolha em migrar pro Home Assistant, acho + completo.

É uma boa pra aprender, o bom é depois pode usar o backup dele pra restaurar em outra máquina então não vai perder o que já fez.

Vai dar e sobrar, mini pc funciona super bem!
Tenho um Beelink GK Mini tem uns 7 meses.
Aqui comento sobre ele:

https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/catalogo-de-dispositivos-compativeis-com-o-home-assistant-dicas-de-dispositivos/2647/9

Aqui comento sobre mini pcs pro HA, faço comparações, recomendo assistir.

Em relação a Alexa comentei em cima, o Nabucasa é pago e ele não é só pras assistentes, ele tbm da acesso externo.
Tanto para acesso externo quanto para Alexa existem tutoriais aqui no fórum e você pode ter isso de graça, é só seguir os tutoriais.

Sobre acesso externo é como comentei.

Meu amigo, eu não poderia pedir uma resposta mais completa !
Muito obrigado, esclareceu tudo que eu precisava, agora basta contar as moedinhas e ver se rola um U59 ou o GK mini!
Olharei o material sobre Alexa no HA e espero conseguir resolver isso, ai será apenas esperar o pc chegar !!

1 curtida

Bom dia meu amigo,
Após a sua excelente ajuda eu comprei um U59, que já chegou e está rodando o HA por uma maquina virtual no win11.
Está rodando bem, porém me surgiu (mais) uma grande dúvida, pretendo deixar este pc para uso exclusivo com HA e como já estou habituado com um rpi4 headless estou inclinado a usar alguma instalação nessa linha.
Pesquisei um pouco em foruns mas ainda não consegui entender qual seria a melhor opção, o que você recomenda? Com qual instalação, mesmo que não headless mas que me permita gerenciar via ssh, eu teria um melhor desempenho e mais estabilidade?
Mais uma vez agradeço pela ajuda !