Migração entre Apps: Nova Digital --> Tuya

Olá, pessoal.
Possuo mais de 50 dispositivos IoT em minha residência, 90% deles controlados por meio do aplicativo próprio da Nova Digital que sempre me atendeu muito bem.
Estou iniciando o uso do HA para garantir que em uma eventual queda de internet eu permaneça com a possibilidade de gestão dos dispositivos localmente e observei que ele não possui hub de compatibilidade com o aplicativo da Nova Digital, para migrar os dispositivos.

Tentei instalar o hub do Tuya, mas ao realizar o procedimento de pareamento, o APP da Nova Digital informa que deve ser usado o App próprio da Tuya para concluir o procedimento. Fiz a instalação do App da Tuya que não foi capaz de migrar, nem disponibilizou nenhuma opção para migrar, todos os dispositivos que possuo no App da Nova Digital.

A questão é:
Alguém que tem experiência nesse caso, saberia informar se existe alguma solução de contorno que me permita exportar todos os dispositivos do App da Nova Digital para o App da Tuya? O que eu preciso é integrar no HA. Se houver alguma forma de integrar diretamente o App da Nova Digital no HA, já estará tudo solucionado.

Um ótimo dia!

Olá amigo.

Se seus dispositivos forem zigbee o mais recomendado é usar um hub que funcione local no HA, o hub da Tuya não seria o recomendado pois dependeria do uso do app e da nuvem da Tuya.

O ideal seria um dongle para usar o Zigbee2Mqtt que funciona localmente.
Recomendo dongles da Sonoff ou da Smlight.

1 curtida

Olá.
A primeira informação que vai ser necessária é se os seus dispositivos são Zigbee ou Wi-Fi.

1 curtida

Entendi. Acho então que não conseguirei fazer o que pretendo.

São todos WiFi.

A casa é bem ampla. 800m² distribuídos em 4 andares. Como tenho diversos APs WiFi, espalhados por todo o ambiente (10 no total), ficou mais prático optar por esse modelo.

Eu achava que o HA substituiria o sistema oficial, ou seja, que o cadastro passaria a ser realizado localmente e que os dispositivos passariam a consultar o sistema local.

Mas, pelo visto e pelo que tenho lido, IoTs WiFi ainda não contam com alguma alternativa que intercepte os pacotes na rede e respoda localmente…

Se usar ZigBee sim pode ser tudo via HA, sem outro app. Também sou de Brasília e 5enho um sistema todo ZigBee.

1 curtida

Dispositivos Tuya wi-fi são meio chatinhos em termos de compatibilidade e funcionamento na rede local. Quando se trata de wi-fi eu prefiro os da Sonoff que tem a opção de funcionar somente na LAN até no próprio app da Sonoff, dispensando conexão com a internet.
Mas você pode fazer testes com classes diferentes dos teus dispositivos. Elimina alguns do app Nova Digital, adiciona eles no app Tuya e depois instala a integração LOCAL TUYA no home assistant (se não me engano não tem integração oficial, vc vai ter que fazer via HACS).

Alguns funcionam localmente, alguns somente irão funcionar pela nuvem. Aí vc vai ter que ver se compensa migrar tudo pro HA ou continuar na nuvem + app.

1 curtida

Não generalizemos por protocolo de conexao. Existem marcas que funcionam muito bem localmente com wifi . Shelly e Sonoff são exemplos disso. Tuya wifi, não matter, realmente são problema.

1 curtida

Nossa! Valiosíssimas contribuições, pessoal! Muito obrigado mesmo!

Considerado tudo o que aqui fora exposto, após eu concluir um projeto complexo que tenho para fazer até a metade do ano que vêm, vou dar uma aprofundada nesse assunto:

A ideia será fazer uma análise nos pacotes de dados que tais dispositivos enviam e, se não foram criptografados, interpretar a lógica deles para simular uma estação local que os responda.

Neste sentido, a ideia será derivar todo o fluxo de rede da casa para um gateway com duas NICs, sendo uma para a entrada outra para a saída, e, em seguida, desenvolver um sw para trabalhar junto com o HA, que seja capaz responder a tais pacotes e dropar a saída deles para a Internet.

Agradeço mesmo a ajuda! Já tenho agora um direcionamento, pois antes eu estava sem rumo!