Melhor forma para instalar HA

Fala pessoal, blza?
Estou entrando no mundo do HA, já faz um tempo que venho assistindo alguns vídeos e lendo alguns artigos sobre ai resolvi me aventurar hehehe. Estou com algumas duvidas relacionada a instalação, gostaria da opinião dos mais experimentes em HA. Comprei um Mini PC com a seguinte config; Celeron N5095, 16GB de ram e 256GB ssd. Comprei também o dongle da sonoff para Zigbee2MQTT.

  1. Atualmente instalei o proxmox nele, pra criar a vm do HA, mas ainda não comecei rsrsr. Diante dessa configuração de hardware, qual a melhor forma de instalar o HA?
  2. É necessário instalar o Docker para incluir por exemplo: Nodred e outras aplicações?

Travei nessas questões, não sei se com o proxmox irei elevar a complexibilidade… O que vcs acham? rsrs Desde já agradeço!

Você irá utilizar o mini pc para outra aplicação além do Home Assistant? Se ele será usado exclusivamente para rodar o HA, instale o HASSIO. Será mais fácil de administrar e você poderá instalar os complementos do mesmo jeito.

Quem utiliza em docker ou vm normalmente utiliza o hardware para outras finalidades também.

Eu utilizo o mini pc exclusivo para o HA. Sem dores de cabeça. Só gravar a imagem no ssd e apertar o botão de ligar.

1 curtida

No momento não tenho nada em mente para o uso de outra aplicação fora o HA. Realmente faz total sentido mesmo, colocar o Hassio. Tava ficando confuso ter que estudar sobre proxmox e HA rsrsr
Muito obrigado!!

1 curtida

@thsrv , deixando minha opinião, já tive todas as estruturas de HA local e cloud, estou há 1 ano com “mini pc” rodando Proxmox com VM HA e containers: Mqtt + Z2M + Nodered + Frigate. Estou muito satisfeito, estabilidade, excelência na estrutura de backups e manutenção zero. #ficadica

1 curtida

@ercb200 fora o HA e os containers, vc tem outras aplicações no proxmox? Vejo alguns vídeos no YouTube, que alguns colocam reprodutores de vídeo local e etc…

1 curtida

@thsrv tenho sim, o Frigate (IA para cameras reconhecerem objetos), tenho Homebridge (Integrações Tuya), e outras Vms de laboratório (Debian, Ubuntu etc)