[MEIO OFF] AP/Router p/ dispositivos

Olá. Gostaria de saber qual AP ou router o pessoal recomenda para compra aqui no Brasil e que aguente uma grande quantidade de clientes (conexoes)?
Eu tenho um Archer C7 rodando OpenWRT, porém estou com medo do mesmo nao dar conta. Comprei recentemente 30 spots philips, todos wifi (e nao é mesh), + alguns (cerca de 5) Sonoff que já tenho, + 3 dimmers Wifi, fora os celulares e notebooks meu, da minha esposa e de visitas.

Eu sei que os dispositivos (como as lampadas) nao consomem praticamente banda nenhuma, porém só de estarem conectados ao router já é um uso maior do roteador/AP quando se gerencia muitas conexoes. Então a minha pergunta é: qual a recomendacao de AP de bom desempenho (mas que eu nao precise vender um RIM) pra dar conta de tudo, incluindo os dispositivos de navegacao na internet?

Detalhe: eu já providenciei um appliance para rodar um pfSense dedicado na saida da minha rede, então essa parte de roteamento e DHP nao precisa ser feita pelo router Wireless (neste caso pode ser uma simples AP). De preferencia gostaria de indicações de APs/routers com opcao d multiplos SSIDs, mas que eu conheço, só o Unifi AP Pro, que esta um tanto quanto caro por ser somente um AP (e nao um router, mesmo que eu nao precise): cerca de R$1.150 no ML.

Enfim, aguardo alguma indicação de quem já tem muitos dispositivos wifi em casa.
Obrigado.

Acho que tem um outro tópico no forum sobre o assunto… Mas vamos lá. Eu pessoalmente gosto dos unifi, embora seja um certo exagero porque são “AC” e tudo que é IoT ainda funciona em 2.4ghz b/g. Então a melhor opção não é ter um AP melhor, mas sim ter mais AP :-). Eu ainda não experimentei mas as soluções mesh/powerline podem ser uma boa pedida, incluindo ai os intelbras.

não sei se dá para dizer que são muitos… mas nesse momento aqui em casa são 48 dispositivos, distribuidos em 2 APs.

Unifi eu utilizo onde trabalho, temos cerca de 72 em operação. Já ‘pendurei’ 120 usuários (notebooks e celulares) em um auditório, todos navegando sem problema.
Só achei um pouco puxado o preço de uma unidade, sendo que é pra uso residencial. Por isso gostaria de consultar o grupo sobre alguma alternativa…mas talvez eu vá para ele mesmo.

Então… vc não precisa comprar o “AC”. Uns meses atrás eu comprei um LR (não AC) por um preço bem legal (usado…).

Eu ia falar isso. rs
Unifi, só que precisa vender o RIM. hahaha

Eu em particular gosto das coisas “Enterprise” na minha casa, são mais robustas e com menos porcentagem de falha.

Estou esperando um pouco mais para comprar o Unifi, devido a nova tecnologia de Wifi 6.

Então, estou esperando uma atualizada na familia Unifi. Para ver se compensa a nova familia, ou pegar a antiga com preços mais em conta.

Meu Archer c7 não está dando conta, aparentemente…muito lag nos spots, demora muito pra responder. Cerca de 50 conexões no router. Já Notebook e celular consegue navegar numa boa. Acho que o router não está dando conta de responder/coordenar tantos dispositivos ao mesmo tempo. Não digo em termos de banda, mas sim de conexão mesmo. Já o note e celular funciona bem pq mantém uma conexão constante e com fluxo de dados, ai ele prioriza e mantém essa conexão.

Enfim, na dúvida encomendei dois routers xiaomi AX3600 no ali. Vou montar uma rede mesh com 3 deles. Quero ver não dar conta agora ( falta pedir o terceiro, mas vou testar antes)

Os APs da Unifi são excelentes e para quem gosta de ter controle total sobre a rede, recomendo a utilização em conjunto com o switch e o gateway da Unifi. A quantidade de recursos e configurações possíveis é fantástica. Para quem quer uma estrutura robusta, de nível empresarial, creio que seja a melhor opção.

Alguns recursos interessantes que tenho habilitado e que acho um diferencial.

  • VPN (Open VPN) para acesso total a rede de casa quando estou fora;
  • Segregação em VLAN´s para dispositivos de segurança, “moradores”, IOT, visitantes e limitação de velocidade e frequência de operação (2.4Ghz ou 5Ghz) por VLAN/Grupo de APs;
  • Roaming de dispositivos entre os APs (utilizo para chamadas de vídeo/áudio sem cortes);
  • Controle de portas dos switches e o POE delas;
  • Regras de firewall granular para roteamento inter-vlan;
  • Os recursos que citei acima são gerenciados através de uma única interface. Além de outros diversos recursos de administração fornecido pela controladora da Unifi que são top;

Aqui em casa tenho uma estrutura que utiliza:

  • USG Unifi Security Gateway 3P - gateway/firewall
  • UCK2+ Unifi Cloud Key Gen 2 Plus - para hospedar a controladora Unifi Network e a controladora Unifi Protect (NVR) das câmeras Unifi.
  • 3 access points Unifi NANO-HD 2.4/5Ghz
  • 3 switches sendo 2 Unifi Switch 8 POE 60w e 1 Unifi Switch 8

A Unifi tem um AP chamado Unifi AC-Lite que trabalha com 2.4Ghz e 5Ghz, tem capacidade para 60 dispositivos conectados simultaneamente e tem um preço (Mercado Livre) que gira entre R$ 600,00 a R$ 700,00.

Os AP de primeira geração Unifi UAP-LR e UAP (mais comuns) já saíram de linha e não poderão mais ser gerenciados por controladoras mais recentes a partir de 01/03/2021. Vejam o anúncio em: https://community.ui.com/questions/Select-UniFi-AP-models-with-support-ending-Mar-2021/65487283-ce9d-49f4-85b9-b6aa54659ef7

Portanto recomendo que se forem comprar algum AP Unifi, vejam se não está nesta lista acima, pois vão ter dor de cabeça para conviver com os APs mais novos, não poderão atualizar a controladora ou ter duas controladoras para poder gerenciar APs legados e os APs mais novos.

Quanto a questão de planejamento de distribuição de APs em casa deve levar vários fatores em consideração. As vezes levamos em consideração apenas custo ou sinal e temos a impressão que com somente com 1 AP já atenderia, mas a melhor estratégia é usar mais APs com células menores com potência de sinal mais baixa e criando uma pequena área de sobreposição de sinal (usando canais diferentes). Desta forma você terá:

  • Um sinal excelente em qualquer ambiente;

  • Redundância de sinal (se precisar atualizar um AP ou este apresentar problema o outro pode atender os dispositivos adjacentes);

  • Menor possibilidade de interferência;

Sobre a questão do Wifi 6. Na minha opinião (particular) não vale a pena esperar por APs Unifi Wifi6 para montar uma rede robusta. Creio que ainda irão alguns anos para popularizarem dispositivos (celulares, notebooks etc.) compatíveis com este protocolo. E mesmo assim, não vejo diferenças significativas entre o Wifi5 e o Wifi6. Hoje (com a minha estrutura) consigo atingir velocidades entre 600Mbps a 800Mbps (depende de fatores e configurações) entre meu iPhone 8 e os APs NanoHD, mas de que adianta se meu link de internet é de 300Mbps? Para a rede interna faria diferença, mas para a saída de internet não faz sentido. Eu usei a estratégia de cabear todos os dispositivos que podem ser cabeados (TV, Apple TV, Setup Box, desktops, impressoras etc.) e com isso consigo velocidade de 1Gbps neles. A rede Wifi fica exclusivamente para dispositivos mobile. Desta forma não tenho nenhum gargalo na rede. Se vou atualizar para o Wifi 6? Creio que quando ele se tornarem padrão e o preço cair bastante, será um caminho natural.

2 curtidas

Unifi é top. Eu utilizo no meu serviço cerca de 72 AP’s e sei funciona muito bem.
Porém, na minha humilde opinião, é um sistema muito caro para uma rede residencial. Se o usuário tem condições de investir nas soluções Unifi, ótimo, vai funcionar perfeitamente!
No meu caso, o investimento acabou não valendo a pena.

Só para atualizar os colegas: o primeiro dos meus dois routers Xiaomi AX3600 chegou. Saiu por R$550,00 no Ali e não fui taxado.
Quanto ao desempenho, ele resolveu totalmente o meu problema de lentidão na resposta dos dispositivos IoT. Hoje, tenho cerca de 45 dispositivos ‘wifi’ conectados a esta AP, sendo que 30 são Spots Xiaomi Philips e os outros são sensores ESP32, outras lampadas wifi, etc etc (fora os clientes mobile).
Antes do AX3600, eu utilizava um Archer C7 com o openWRT. A navegação e velocidade nunca foram um problema nos dispositivos mobile, mesmo com todos os outros dispositivos IoT conectados. O problema é que normalmente eu envio um comando para um conjunto de dispositivos simultaneamente (ex: na sala tenho 10 Spots) e é neste momento que acontecia o problema…na grande maioria das vezes, de 2 a 4 spot’s não respondiam o comando…isto é, um pouco mais da metade respondia e o restante não…ai vc aplicava o comando novamente (ex: mudar o brilho), ai sim sincronizava…as vezes não…

Ok, no meu caso, as lampadas Spot da Xiomi utilizam a nuvem deles, então poderia ser um problema de conexão/lentidão…mas não é. Eu inclusive utilizo servidores americanos pra diminuir o lag.
Fato é que ao trocar o roteador, tudo passou a funcionar 100% e com praticamente zero de delay, mesmo utilizando a nuvem da Xiaomi. Estou muito contente com o resultado…um router (que esta como AP) esta dando conta de tudo sem qualquer lentidão ou lag. Segundo as especificações, este router ‘pendura’ até 248 conexões.
Acredito que o grande diferencial entre o Xiaomi e o meu antigo C7 seja a capacidade do MIMO…mas não tenho como afirmar se é exatamente isso.

Para os outros recursos de rede (VPN, roteamento, VLAN, etc…) eu utilizo um appliance dedicado rodando pfSense como router principal da rede. Acho que é o melhor investimento que fiz com relação a minha rede!
É um equipamento relativamente barato (cerca de $100) que superou minhas expectativas com relação a desempenho.