Bom dia pessoal, duvida, em vez de usar o ESP o 5V e o level shifter, da para usar uma placa dessa?
Pois fica mais pratico para alimentar e ja ta em um PCB
Bom dia pessoal, duvida, em vez de usar o ESP o 5V e o level shifter, da para usar uma placa dessa?
Pois fica mais pratico para alimentar e ja ta em um PCB
Daria sim, mas vc ainda teria que usar o level shifter.
Evite usar os pinos Strapping Pins e Pins HIGH at Boot
sempre o salvador da patria!!! ta sumido!
sera que com 1 , eu consigo medir 2 caixas? por que tenho 2 de mil litros.
Kkkk. Tô sempre por aqui, telegram eu quase não uso rsrsrs.
São caixas totalmente separadas ou estão unidas por baixo?
Se estão unidas por baixo o nível será o mesmo paras duas.
Tem que ver quais gpios estão livres, precisaria de 4 pra não usar os pinos mencionados acima
Olá.
Sou novo aqui no forum.
Queria implementar esse projeto, mas o Home Assistant de hoje (janeiro de 2025) e a versão do ESPHome estão bastante diferentes dessa publicação.
Colei o código original do artigo no yalm criado para o sensor, mas ele acusou erro.
Alguém tem uma versão atualizada desse código?
Obrigado!
Só mudar de:
#Habilita a atualização de firmware por OTA
ota:
password: ${SenhaOTA}
para:
#Habilita a atualização de firmware por OTA
ota:
- platform: esphome
password: ${SenhaOTA}
Fala, irmão.
Duas dúvidas:
1 - Todo esse código inicial é para ser incluído após a seção “captive_portal:” ou é para substituir tudo?
Tô com essa dúvida porque outros materiais que já vi antes de achar essa publicação colocam o código adicional após essa seção. Mas o código dessa publicação parece ter trechos que duplicam o código inicial gerado pelo ESPHome.
2 - A publicação original não fala sobre o modo de operação da placa. Não sei se é para deixar o R19 aberto, fechado ou colocar algum resistor nele.
Obrigado.
O código do primeiro post esta completo, porém vc tem incluir alguns dados no arquivo secrets:
eu acabei desistindo de fazer com sensor ultrasonico, mesmo sendo industrial, é otimo para ambientes secos, mais caixa dgua não funcionou legal, acabei indo de boias com resistores para fazer um divisor de tensão conforme o nivel da caixa. assim ficou mais robusto e confiavel.
Fala galera, boa noite.
Finalizei hoje meu projeto de medição do nível da minha caixa dágua.
Utilizei a lei de Stevin, somado à experimentação prática para conseguir um resultado satisfatório.
Lista de componentes.
Sensor de pressão (Utilizei este)
NodeMCU
Fonte 5V 2A
Resistores para o divisor de tensão (um de 3K7 (R1) e um de 10K (R2))
Flange para saida de caixa dágua para 32mm
Pedaço de cano 32mm (Pequeno)
Luva 32mm com rosca 3/4’
Conexão 3/4" para 1/4"
Teflon
Cola de cano
Deixe-me explicar como fiz.
Primeiro fiz um furo no fundo da caixa, coloquei um flange com saida de 32mm, um pedacinho de cano e uma luva com rosca fêmea de 3/4".
Utilizando uma conexão como a da foto abaixo, rosqueei o sensor à luva do fundo da caixa.
Faça a conexão de alimentação 5V no NodeMCU, bem como nos pinos do sensor.
Alimente o pino de entrada do divisor de tensão com a saída do sensor, coloque os resistores R1 e R2 conforme acima, e o pino de saída Vout do divisor de tensão conecte no pino A0 do NodeMCU. (O divisor de tensão faz com que a tensão no pino A0 chegue até o maximo de 3,3V que é o limite do NodeMCU)
Abaixo segue o código básico para a medição da entrada A0 (Faltam o código para conectar no Wi-fi, etc… Não vou me ater a este ponto aqui).
- platform: adc
pin: A0
id: input_value_clean
- platform: template
unit_of_measurement: "V"
name: "Valor de A0 * 1000"
accuracy_decimals: 8
update_interval: 20s
lambda: return (1000 * id(input_value_clean).state );
Após subir os dados, abra o serviço ESPHOME no HomeAssistant, e veja o “Valor de A0 * 1000”.
Com este valor já disponível, fiz o seguinte:
Esvaziei a caixa, deixando apenas uma lamina no fundo de modo que o tubo de saída para o sensor ficasse com agua e anotei o valor.
Enchi a caixa até o fim de curso da bóia, e anotei novamente o valor.
Coloquei os valores encontrados no código abaixo (Onde está 293.94531 foi com a caixa vazia e 341.79688 com a caixa cheia. Os valores pra vocês podem ser e serão diferentes, não se preocupem com isso):
- platform: template
unit_of_measurement: "%"
name: "Nivel estimado da caixa"
accuracy_decimals: 2
update_interval: 20s
lambda: return ( id(input_value_clean).state );
filters:
- multiply: 1000
- calibrate_linear:
- 293.94531 -> 0.0
- 341.79688 -> 100
Salve e faça o upload para o NodeMCU, e a medição em percentual aparecerá no Card.
Espero que consiga ajudar vocês nessa demanda. A minha medição ficou bem precisa.