Medindo o volume da caixa de água

São poucas conexões que você precisa fazer.

Vc pode comprar um esp que já tenha os pinos soldados e comprar cabos jumper.
Você testa e estando todo ok , vc pede para alguém soldar com fios para ficar permanente.

Para soldar os fios vc pode procurar alguma loja que faça reparo em equipamentos eletrônicos, pode ser uma que trabalhe com reparo de computadores ou celular.

1 curtida

Cara, compra isso aqui. Como já falaram, vai funcionar sem o level-shift. Faz uma primeira versão, se for útil, você arruma a tensão num segundo momento se você fizer questão. A maioria do pessoal da internet (brasileiros e gringos) fazem esse projeto sem o level shift.
Com esse kit + 1 fonte 5V de celular + cabo micro usb você consegue colocar teu projeto de pé.

Color: JSN-SR20:

Color: V3 Nodemcu-CH340

Obs: Já comprei dos dois vendedores do Aliexpress que eu postei os links. Ambos cheram para mim sem problemas.
Obs2: Se tiver frete, sugiro sempre comprar mais de 1 já que é barato. Principalmente a placa ESP do segundo link que você pode fazer outros milhares de projetos com ela.

Sensacional esse projeto! É possível ligar 2 sensores (para 2 caixas d´agua) no mesmo NodeMCU ou é necessário individualizar?

Eu vou usar exatamente este aqui :point_down:t2:

Inclusive vou tentar instalar amanhã .

1 curtida

amigo vc conseguiu ?

Sim, instalei e está 100% funcional.
Inclusive pegou uma baita chuva no dia seguinte e continua OK.

Comprando os itens aqui, consegui fazer a instalação… tudo foi relativamente fácil seguindo o guia por aqui. Mas vou compartilhar algumas dicas pro pessoal:

  1. Não espere que o homeassistant mostre o volume NOMINAL da sua caixa d’água, exemplo 1000 litros. Quando sai da fábrica, uma caixa d’água de 1000 litros tem na realidade 965 litros (marca Tigre), porque a espessura das bordas acaba reduzindo a capacidade REAL. E essa capacidade real é da sua caixa d’água cheia até a borda… como tem um cano para saída e outro para o ladrão, o seu volume real vai ser bem menor.
  2. Procure as medidas DD1, DM, HB e HT na internet para o fabricante da sua caixa. Podem não ser exatas, mas é um bom começo.
  3. Para tirar as demais medidas, utilize uma trena mesmo, ou o próprio sensor. Eu esperei a caixa encher toda para tirar a medida HS. Mas poderia muito bem ter esvaziado ela para limpar para tirar a medida HM e HMT…
  4. Sempre verifique a boa e velha matemática para saber que o HT tem que ser igual a HS+HM, e que HB tem que ser maior que HM, assim como HMA tem que ser maior que HM. E claro, DM tem que ser maior que DD1;
  5. Eu fiz uma planilha excel com todas as medidas da imagem, e as fórmulas que são calculadas pelo ESPHome. Assim, sabendo as informações de volume eu fui ajustando as medidas até achar valores que fiquei satisfeito. Posso compartilhar se for do interesse do pessoal.
  6. Minha caixa d’água é daquela fibra azul, então eu fiz um furo com serra copo para o sensor JSN-SR20, e colei ele com cola quente. Ele possui umas presilhas, mas não confiei nelas 100%, mesmo tendo feito o furo exatamente do tamanho para encaixar o sensor com uma serra copo de 5mm.

É isso aí rapaziada. Projeto bem bacana e bem útil aqui em casa onde vive faltando água - que aliás, criei uma automação no HomeAssistant pra me avisar quando isso tiver ocorrendo…

1 curtida

Compartilha sim colega…
Eu usei esse tópico para aprender e depois compartilhei aqui meus aprendizados para os próximos colegas. :facepunch: :facepunch:

1 curtida

Segue o link para a planilha no Google:

Clicar em Arquivo > Fazer uma cópia e daí deve permitir edição.

3 curtidas

Olá… bela planilha… pena que não estou conseguindo editá-la!

Foi mal… editei o link no post original, me avisa se não funcionar!

Boa tarde, tarde! tenho um controle de nivel de agua (TUYA) tem como utilizar esses cards? s

1 curtida

Vc conseguiu usar os cards?

como vc configurou no HA pra ver no dash?

Já não uso mais o medidor da caixa d’água.
Depois que ele estragou uns 10 meses depois de instalado eu não coloquei outro.

para quem ainda tem instalado, como fazem para resolver o problema de humidade? mesmo sensor sendo resistente… ficam gotículas de agua condensadas na parte interna da tampa. O que faz o sensor marcar errado.

aqui quando faço o log, da essa falha. alguem ja passou por isso tambem?