Medidor de Energia Zigbee PJ-1203A - 80A - 2 CH

Blz galera.

Estava querendo um dispositivo de medição de energia zigbee, a maioria é wifi, e minha rede é quase somente de zigbee, então estava no ML e no ali, no ML quase não tem nada de medição para zigbee, sendo que a maioria é wifi, e no tem bem mais zigbee e as que encontrava era de 1 canal de medição.
Outro dia encontrei um zigbee de 2 canais no valor de 140 reais sem frete, e arrisquei a comprar.
Fiz a aquisição no ali express (Medidir de Energia modelo PJ-1203A para zigbee.

Demorou 13 dias exatamente para chegar sem a taxa do amor.




Ele vem com suporte para instalação em trilho DIN.

Efetuei a instalação a 4 dias, e inicialmente ele não é suportado pelo zigbee2mqtt, pareando mas não identificando e funcionando corretamente (não reportando nenhuma informação) e indicando para acessar o site do zigbee2mqtt para saber como adicionar um novo dispositivo manualmente.

Mas para adicionar um novo dispositivo manualmente, precisa saber qual conversor adicionar para funcionar corretamente as funções.

Depois de algumas pesquisas utilizando o fabricante zigbee (_TZE204_81yrt3lo) encontrei um site em frances que já tinha o conversor pronto.

Conversor _TZE204_81yrt3lo

Após isso era necessário instalar o conversor, para isso, abri o putty, conectei no HA e naveguei até a pasta do zigbee2mqtt (/config/zigbee2mqtt) e criei um arquivo com o VI com o nome Tuya_TZE204_81yrt3lo.js e colei o código do conversor copiado do site no arquivo e salvei.

Após disso, na própria interface do zigbee2mqtt acessei as configurações / conversores externos e clique em +
Inclui o nome Tuya_TZE204_81yrt3lo.js no campo que apareceu e a opção submit.
Após isso é necessário reiniciar o zigbee2mqtt para o conversor funcionar.

Para ele reconhecer, não precisei parear novamente, já reiniciando ele já identifica o conversor externo e ativa as opções.


Creio que ainda não esteja todas as funções implementadas, mas o básico funcionando.

Meu ap atualmente só tem 1 fase, para efetuar os testes coloquei a segunda fase no chuveiro, para efetuar testes de uso e registra as informações.

Nessas duas fotos, a foto 1 uma ponta de medição A está na fase após o disjuntos principal e a B está no chuveiro, que está desligado


Nessa outra foto, com o chuveiro ligado para testes da ponta de medição B

Pelos meus testes o funcionamento é interessante, não perdendo conexão e mandando os dados para o sistema, mas para ter certeza da medição, preciso aguardar no mínimo 2 meses para fazer análise com as contas de energia e verificar o consumo.
Notei que como o meu quadro é pequeno, ele tem uma “interferencia” de registro quando estava perto de outro fio, então para melhorar distanciei um pouco e depois zerou essa “interferencia” isso notei na ponta de medição B que está ligada ao chuveiro.

1 Like

Obrigado por postar. Ele funciona bidirecional? No Ali diz que sim, mas voce saberia confirmar?

Sim funciona repare nas ultimas fotos que a a energy reverse A e B estão com consumo, eu tinha colocado invertido e tive que inverter novamente para marcar o consumo no sentido correto
correto, se não ele ficava negativo uma fase subtraindo do total.

1 Like

Interessante pelo preço. Já vou adicionar aqui nos favoritos. Sendo bidirecional posso saber o que estou exportando e o auto-consumo da minha residencia

Funciona bem. Só recomendo acompanhar essa documentação. O site francês estava com o arquivo desatualizado e apresentava os valores de corrente incorretos.

Boa noite , comprei um deste mesmo modelo Bidirecional, a ideia é pra colocar antes do quadro de distribuição ,colocando um direcionado para minha produção solar indo para concessionaria e o outro para quando não haver produção medir o que consumo da concessionaria, porem fiz varios teste e o mesmo marca consumo mesmo invertendo a seta do TC , ex :para um lado mede 2,5A /550w + ou - quando inverto a direção da seta marca 05A / 35W , tem como zerar ? pois deste modo não vou ter uma medição correta .

A usa usina solar está ligada antes ou depois do medidor? Se estiver antes, não vai medir o Enviado para a concessionária e vai medir consumo mesmo você gerando.

Aqui esta da seguinte forma : 220v fase e neutro vindo da concessionária para o relógio e na saida passa por uma caixa de passagem onde instalei o zigbee bidirecional e depois vai para placas / quadro de distribuicao da casa . O que eu fiz foi instalar os 2 TC invertido la na cx de passagem , penso eu que quando nao estou gerando um marcaria e o outro ficaria em " 0" e vice verso , mas acho que o dispositivo de estar com problema pois troco o posicionamento do Tc e os mesmo marca valores ,

Vamos validar situações direfentes.
Voce está medindo as duas fases com o mesmo dispositivo? Se sim terá problema.

A instalação dos fios altera o comportamento da “seta”

É um dispositivo com 2 TCs ( modelo deste do topico ) , como aqui e fase e neutro , eu coloquei os 2 TCs em uma fase ( na mesma fase ) , com setas contrarias .

O mesmo TC ele faz a medição de consumo e produção, dependendo da direção que fui a corrente, não aconselho a usar os 2 TCs na mesma fase, porque ao mesmo tempo um vai mostrar o consumo o outro vai mostrar prdução e pode ainda dar interferência entre eles.

Como o seu é 220V (fase + neutro) eu utilizaria um TC na fase de entrada e um TC após o inversor solar, com isso você pode ter as seguintes medições.

O tc de entrada vai marcar o quanto você está consumindo da rede e o quanto você está enviando para a rede da concessionária.
o tc após o inversor vai mostrar sua produção atual de energia solar, e também é possível fazer um calculo para saber o quanto está consumindo da energia local, pegando a produção total solar menos o quanto está indo para a distribuidora, você sabe o quanto está o consumo seu atual, eu faria assim.

OS tcs eles marcam consumo e produção, somente invertendo a ordem da corrente que passa por ele.

Fios próximos podem causar interferência na medição, então o TC tem que estar um pouco afastado de outros cabos para não ter interferência.

LRoverto boa tarde , fiz desta maneira que vc falou , 1 TC na entrada que vai medir quanto eu eatou enviando pra concessionária e utilizando da mesma quando a produção for nula ou insuficiente, outro TC na entrada do quadro de distribuição para casa que vou saber meu consumo , as placas ja me dar o valorbda produção, so não sei como vai ser para o HA saber quando o TC 1 estiver injetando e consumindo , mas vou instalar agora a tarde e ver o que ele tem de sensor diaponivel para isso .

No HA ele mostra consumindo ou produzindo olha a imagem do meu HA e ele mostra em o que o TC está recebendo

Veja que o meu Energy flow a ou b está consuming, porque eu não tenho como gerar, moro em AP, mas se for inverter, ele vai mostrar acho que produzindo.

Então é assim que você sabe se está consumindo ou produzindo

É exatamente isso.

Coloquei uma pinça antes (fluxo b) da conexão da usina solar e outro depois (fluxo a) da usina.

Assim, a medição do consumo, seja da concessionária, seja da usa funciona perfeitamente. E o envio ou o consumo para a concessionária tbm

Tenho um dispositivo com duas pinças para cada fase.

Eu uma instalação bifasica, Se todos os aparelhos utilizados fossem 220v, medir apenas uma fase resolveria.

Comprei essa semana esse medidor, paguei 96,38 (sem os impostos) ansioso pela chegada…

comprei desse vendedor : [Medidor de Energia Tuya ZigBee] (https://s.click.aliexpress.com/e/_DcAxqXV)

Complementando, no meu caso, o fluxo a só aparece consumindo, porque está após a conexão da usina. O fluxo b aparece produzindo quando a usina está injetando energia na rede da concessionária, e mostra o contrário quando estou consumindo da concessionária.

Você precisa analisar sua instalação e entender este funcionamento.

Comprei o mesmo modelo há 10 dias, paguei 85 reais com 2 canais.
Bom saber que já tem suporte ao zigbee2mqtt Tuya PJ-1203A control via MQTT | Zigbee2MQTT

Apesar que uso local-tuya / tuya-local.

Tinha deixado desse jeito , um com o fluxo consumindo ( tanto placas como rede ) e o outro ficou produzindo dia consumindo noite , mas tirei e coloqueio no chuveiro por enquanto , pois não tinha porque ter ele ali se ja tenho o sensor consumindo e as placas produzindo , mas vou tentar ver se é possivem .
ficou da seguinte forma tudo que a placa produz vai para rede e tudo que consumo vem da rede tá tranquilo , mas não consegui deixar tipo produzindo inda pra casa com grafico animado mostrando o fluxo .