Medidor de Energia Zigbee PJ-1203A - 80A - 2 CH

Blz galera.

Estava querendo um dispositivo de medição de energia zigbee, a maioria é wifi, e minha rede é quase somente de zigbee, então estava no ML e no ali, no ML quase não tem nada de medição para zigbee, sendo que a maioria é wifi, e no tem bem mais zigbee e as que encontrava era de 1 canal de medição.
Outro dia encontrei um zigbee de 2 canais no valor de 140 reais sem frete, e arrisquei a comprar.
Fiz a aquisição no ali express (Medidir de Energia modelo PJ-1203A para zigbee.

Demorou 13 dias exatamente para chegar sem a taxa do amor.




Ele vem com suporte para instalação em trilho DIN.

Efetuei a instalação a 4 dias, e inicialmente ele não é suportado pelo zigbee2mqtt, pareando mas não identificando e funcionando corretamente (não reportando nenhuma informação) e indicando para acessar o site do zigbee2mqtt para saber como adicionar um novo dispositivo manualmente.

Mas para adicionar um novo dispositivo manualmente, precisa saber qual conversor adicionar para funcionar corretamente as funções.

Depois de algumas pesquisas utilizando o fabricante zigbee (_TZE204_81yrt3lo) encontrei um site em frances que já tinha o conversor pronto.

Conversor _TZE204_81yrt3lo

Após isso era necessário instalar o conversor, para isso, abri o putty, conectei no HA e naveguei até a pasta do zigbee2mqtt (/config/zigbee2mqtt) e criei um arquivo com o VI com o nome Tuya_TZE204_81yrt3lo.js e colei o código do conversor copiado do site no arquivo e salvei.

Após disso, na própria interface do zigbee2mqtt acessei as configurações / conversores externos e clique em +
Inclui o nome Tuya_TZE204_81yrt3lo.js no campo que apareceu e a opção submit.
Após isso é necessário reiniciar o zigbee2mqtt para o conversor funcionar.

Para ele reconhecer, não precisei parear novamente, já reiniciando ele já identifica o conversor externo e ativa as opções.


Creio que ainda não esteja todas as funções implementadas, mas o básico funcionando.

Meu ap atualmente só tem 1 fase, para efetuar os testes coloquei a segunda fase no chuveiro, para efetuar testes de uso e registra as informações.

Nessas duas fotos, a foto 1 uma ponta de medição A está na fase após o disjuntos principal e a B está no chuveiro, que está desligado


Nessa outra foto, com o chuveiro ligado para testes da ponta de medição B

Pelos meus testes o funcionamento é interessante, não perdendo conexão e mandando os dados para o sistema, mas para ter certeza da medição, preciso aguardar no mínimo 2 meses para fazer análise com as contas de energia e verificar o consumo.
Notei que como o meu quadro é pequeno, ele tem uma “interferencia” de registro quando estava perto de outro fio, então para melhorar distanciei um pouco e depois zerou essa “interferencia” isso notei na ponta de medição B que está ligada ao chuveiro.

1 curtida

Obrigado por postar. Ele funciona bidirecional? No Ali diz que sim, mas voce saberia confirmar?

Sim funciona repare nas ultimas fotos que a a energy reverse A e B estão com consumo, eu tinha colocado invertido e tive que inverter novamente para marcar o consumo no sentido correto
correto, se não ele ficava negativo uma fase subtraindo do total.

1 curtida

Interessante pelo preço. Já vou adicionar aqui nos favoritos. Sendo bidirecional posso saber o que estou exportando e o auto-consumo da minha residencia

Funciona bem. Só recomendo acompanhar essa documentação. O site francês estava com o arquivo desatualizado e apresentava os valores de corrente incorretos.