Medidor Água - Companhia Saneamento - Caesb, Saneago, Sanepar, Sabesp, etc

Pessoal,

Conclui a configuração do medidor de água com o hidrômetro de pulso que comentei acima.

Quem tiver curiosidade deixo abaixo em maiores detalhes.

Instalação dentro da casa de bomba:

Obs: o ideal seria instalar logo após a entrada da rua e antes da cisterna mas para evitar obras achei esse o melhor ponto para fazer a instalação na minha casa.
Como eu quase não utilizo a cisterna pois a água entra da rua direto para a minha caixa d’água e caso eu venha utilizar a água da cisterna ela também passa pelo hidrômetro dessa forma ficou boa a instalação para mim.

Obs2: a recepção do Wi-Fi desse medidor é razoável mas como no meu caso o roteador fica a 20m de distância e com parede e algumas telhas interferindo no sinal eu resolvi colocar um cabo até a casa de bomba com um segundo roteador (que eu tinha sobrando) expandindo o sinal do Wi-Fi.

Resultado no home assistant ficou assim:

Os passos para conectar o SM-WA (medidor Wi-Fi de água da IE Tecnologia foram bem simples:

1- ligar os fios e se conectar ao ponto de acesso do medidor pelo caminho 192.168.4.1
2- configurar pulsos por litros e rede Wi-Fi que ele deve se conectar
3- depois de conectado na minha rede busquei o IP dele nas configurações do meu roteador
4- acessar o medidor pelo ip dele
5- concluir a configuração com os acessos para que ele publique por MQTT
6- Criar um MQTT Sensor no configuration.YAML lendo o tópico que foi configurado no medidor
Obs: como esse tópico pública sempre 3 mensagens ao mesmo tempo (uma para o total medido em litros, outra para a vazao instantânea e uma outra que não descobri ainda eu precisei “quebrar” as mensagens em novas mensagens separando a medição em litros (consumo) da vazao instantânea. Fiz isso pelo node-RED.
7- separar mensagens recebidas pelo MQTT (tópico configurado no medidor) em duas novas mensagens (publicadas pelo Node-RED: consumo e vazao)
8- criei no configuration.YAML utility_meter para visualizar o consumo diário, semanal, mensal e anual
9- criação do lovelace para visualizar os dados no home assistant.

Telas:

Configurações do medidor pelo ip do mesmo na rede:

Node-RED E configuration.YAML:

1 curtida