Eu tenho o home assistant instalado em uma máquina virtual. O ip não aparece no meu roteador, consigo ver usando o app fing, porém aparece junto ao IP do notebook. O problema maior é que cai a conexão em pouco tempo, não passa duas horas e preciso desligar e ligar novamente a máquina virtual.
Boa noite amigo, não entendo de VM não, mas não custa nada tentar ajudar. Ja verificou na sua vm se não tem nenhuma configuração para hibernar a interface de rede? algum gerenciador de energia?
Amigo, vi o link de onde você achou a solução, mas não entendo mujito, li e não consegui encontrar no HA onde faz as alterações e como fazer essas alterações. Se puder fazer um passo a passo detalhado agradeço
Olá, pessoal!
Meu nome é Vinícius e eu passei por esse mesmo problema no meu Home Assistant.
Depois de muito tempo tentando resolver, finalmente encontrei a solução — e é bem simples.
Basta ir nas configurações de rede da máquina virtual, procurar a opção tipo de placa, e alterar para “placa virtualizada (VirtIO)”.
Por que isso resolve?
Quando o VirtualBox é atualizado, ele costuma alterar automaticamente o tipo de placa para Intel, criando um novo driver virtual e uma nova configuração de rede.
No meu caso, o adaptador físico é Realtek, mas isso funciona independente de você estar usando Wi-Fi ou cabo Ethernet.
Depois que mudei o tipo de placa para virtualizada, o problema de desconexão constante simplesmente parou.
Antes disso, eu cheguei a pensar que o erro era causado pelo Cloudflare, pelo Hass Agent, ou até pelo WireGuard rodando em outro computador — mas não era nada disso.
O segredo é só mudar o tipo da placa de rede para virtualizada.
Desde então, o meu Home Assistant está funcionando perfeitamente.