Luz piscando / rele acionando com meia fase

Boa noite pessoal,

Sou novo em automação, estou usando um rele da nova digital e esses dias tive um cenário de “Meia fase” na minha casa (Aqui é rede trifásica).

Quando a meia fase ocorreu, os interruptores inteligentes pararam de funcionar (nao ligavam e nem ligavam as luzes) porém os reles inteligentes da nova digital ficaram “Loucos”, o rele acionava toda hora e as luzes ficaram piscando.

Entrei em contato com a Nova Digital mas eles não ajudaram em nada, falaram que era assim mesmo.

Vocês já passaram por isso? conhecem algum rele que não tenha esse problema? eu uso o rele pois tenho paralelo na tomada, senão eu usava um interruptor inteligente.

Obrigado!

Olá. Nada impede você de utilizar um (no caso, dois) interruptor inteligente para fazer um paralelo virtual.

Eles podem ter despareado. Por isso piscando.

Olá Tobias,

Sim, eu posso fazer paralelo virtual, mas tive uma experiência ruim, achei muito lento o paralelo virtual (Mesmo com o hub no mesmo local dos dois interruptores), eu também não queria depender de rede, e da malha zigbee para o paralelo.

Foi meia fase, eu medi a voltagem.

Havia caido energia no bairro, e ficou apenas 1 fase funcionando.

Respondendo a sua primeira pergunta: nunca tive problema com “meia fase”, lembro que isso raramente acontecia na casa do meu pai (cidade pequena) lá nos anos 80 e era uma correria pra desligar geladeira e TV :rofl:
Imagino que esses relés eletrônicos devem ter algum capacitor para estabilizar variações de tensão, então quando a fase varia muito ele entra em um ciclo de carga/descarga rápida e por isso começa o liga/desliga que você mencionou.
Quanto ao paralelo ser lento, creio que a sua configuração da automação está com algum problema. Se os interruptores estivessem contectados pelo wi-fi até poderia ser sinoma de roteador/access point saturado, mas como você citou que utiliza malha zigbee para estes dispositivos (que funciona com disparo local), eu desconfio da automação.
Eu tenho uns 10 relês Sonoff zigbee que funcionam em paralelo virtual, inclusive alguns deles fazem o paralelo com interruptor wi-fi, e o disparo é instantâneo (chuto que fica abaixo dos 50ms).

Eu tinha o paralelo configurado em um hub nova digital, depois comprei um hub zemismart com antena externa, continuou o mesmo problema.

Eu usei o app da Tuya para montar o paralelo digital, você fez algo diferente? imagino que o seu por ser sonoff use o ewelink.

Você usa automação em nuvem?
Nesse caso não tem jeito mesmo, tudo vai depender da latência da tua conexão com o servidor da Tuya.
Achei que vc estivesse usando o home assistant pra fazer a integração local.