Ligando Rede Wi-Fi de Convidado via Alexa + Home Assistant (TP-Link)

Olá pessoal! Já faz um tempo que quero compartilhar esse truque aqui com vocês, mas só agora tive tempo. À princípio, parece algo simples, mas abre um novo leque de possibilidades para controlarmos o Home Assistant pela Alexa!

Não sei se acontece com vocês, mas sempre que recebo visitas aqui em casa e pedem a senha do Wi-Fi, ao invés disso eu libero o canal de Wi-Fi Convidado (recurso do roteador), que é uma rede sem senha e isola os dispositivos na minha rede.

Então, para facilitar, agora quando me pedem a senha, eu simplesmente dou o comando “Alexa, ligar Wi-Fi”, e ela liga a rede convidado. Quer saber como? Preparei um passo a passo.

Passo a passo: Como Ligar/Desligar o Wi-Fi Convidado pela Alexa

  • Instale a integração TP-Link via HACS (confira compatibilidade com o roteador)
  • Ative as entidades que achar pertinentes, inclusive aquelas que controlam o Wi-Fi Guest.
  • Crie uma Entidade Auxiliar “input_boolean” com o nome “WiFi Convidado”.
  • Utilize a automação que vou fornecer abaixo:

Código da Automação


alias: Controle do Wifi Convidado
description: Controle de Rede Wifi via Alexa, por comando de voz
trigger:
  - alias: Controle WiFi Convidado
    platform: state
    entity_id:
      - input_boolean.wifi_convidado
    id: ligar_wifi_convidado
    to: "on"
  - alias: Controle WiFi Convidado
    platform: state
    entity_id:
      - input_boolean.wifi_convidado
    id: desligar_wifi_convidado
    to: "off"
condition: []
action:
  - choose:
      - conditions:
          - condition: trigger
            id:
              - ligar_wifi_convidado
        sequence:
          - service: switch.turn_on
            metadata: {}
            data: {}
            target:
              entity_id:
                - switch.guest_wifi_2_4g
                - switch.guest_wifi_5g
      - conditions:
          - condition: trigger
            id:
              - desligar_wifi_convidado
        sequence:
          - service: switch.turn_off
            target:
              entity_id:
                - switch.guest_wifi_2_4g
                - switch.guest_wifi_5g
            data: {}
mode: single


Configuração do Emulated HUE

Agora vamos configurar o principal, uma forma de controlar a entidade “input_boolean.wifi_convidado” pela Alexa. E para isso, estou usando Emulated Hue. O código abaixo deve ser inserido dentro de configuration.yaml:


emulated_hue:
  host_ip: 192.168.0.XXX #(IP do seu Home Assistant na rede local)
  listen_port: 80
  expose_by_default: false
  entities:
    input_boolean.wifi_convidado:
      name: Wifi Convidado
      hidden: false

Agora, reinicie o Home Assistant para que isso seja reconhecido pela Alexa e, em seguida, dê o comando de voz “Alexa, reconhecer dispositivos”. Aguarde alguns segundos e em seguida, ela falará que reconheceu a entidade!


Pronto! Já está funcionando! Ao dar o comando de voz na Alexa para Ligar Wi-Fi Convidado, isso ligará a entidade input_boolean.wifi_convidado, e o mesmo acontece ao dar o comando de desligar.

Algumas observações importantes:

  • Pode ser útil a criação de uma rotina na alexa com variações cobrindo várias possibilidades (ex; Alexa, Ligar uaifi/internet/wifi/rede convidado e etc)
  • Ao utilizar a integração TP-Link, o painel de administração ficará parcialmente inacessível, visto que só pode ter um usuário admin logado no painel do roteador ao mesmo tempo.
  • Tem que conferir/testar se seu roteador é compatível com a integração! Eu tenho um “Archer C6 V3.0”, que não constava na lista de compatível, mas ao testar funciona perfeitamente! Façam o mesmo.
  • Ao usar Emulated Hue, a entidade é reconhecida como uma lâmpada… que é o propósito desse recurso no HA. Nós que estamos usando para fazer gambiarra :sweat_smile:
    • Dito isso, eu particularmente deixei esse “device/entidade virtual” na Alexa sem nenhum cômodo definido, para não gerar conflito com outros comandos de voz (ex: ligar sala, dai ela liga tudo que é reconhecido como luz, inclusive o Wi-Fi convidado).
  • Sei que tem como simplificar muita coisa aí nesse processo, mas não tive tempo pra fazer isso e testar, então vai desse jeito mesmo kkkk se tiverem sugestões deixem aí!
  • Agora que vc tem uma entidade que controla o Wifi Convidado, pode ser útil coloca-lo no seu painel, barra de acesso rápido do android, smart watch e oq achar melhor :grin:

Isso é uma gambiarra! Simples, mas funcional! Se tiverem algum outro meio mais simples, sintam-se livres para compartilhar com a comunidade! Espero que seja útil para vocês!

Obs: Com esse mesmo conceito é possível fazer várias outras coisas (ligar computador, por exemplo, detector de choro de bebê no H.A e etc). A imaginação é o limite!

1 curtida

Ah, outro detalhe! Quando vcs ativam esse Emulated Hue, o dispositivo virtual fica disponível para ser encontrado por todas alexas na rede, após dar o comando de procurar novos devices nela.

Então se for o caso de vc compartilhar a rede com algum vizinho ou algo do tipo (?!? kkkk), leve isso em consideração!