[JBMS] Projeto para integração dos módulos SMART BMS JKBMS com Home Assistant

Olá pessoal, resolvi abrir um tópico para tirar dúvidas sobre os BMS ou sistemas de gerenciamento de baterias (lifepo4, LTO, LFP, Li-On, ETC) da marca JKBMS (BMS Inteligentes) e a integração com o Home Assistant. Andei pesquisando no fórum e não encontrei nada a respeito, gostaria de pedir ajuda. Como eu devo fazer essa integração?

Esse post é parecido com dos módulos Sumry que também fiz, por se tratar de objetos diferentes eu resolvi separar.

Andei estudando, existem diversas formas de fazer essa integração. Uma mais fácil é por meios do ESP32 e o módulo ESP32Home, neste caso usando uma placa de conversão RS485/TTL(UART) e conectando ela ao Hardware ESP32 por TTL(UART)/ESP32-WIFI. Porém, não sei se há necessidade de bibliotecas para as mensagens, confesso que não mexi com isso ainda, se alguém conhecer e quiser compartilhar ou indicar um POST que fala sobre isso, ficarei grato.

Agora em relação ao software, acredito que apenas o ESPHome seria necessário, depois é só criar e estruturar o dashboard adequado para mostrar os valores do inversor e também alterar esses valores pelo próprio dashboard no Home Assistant. Temos o BATMON que pode ser um add-on que funcione, porém é necessário a confecção das conexões hardware modulares.

Uma outra coisa, eu irei planejar também fazer um módulo para gerenciar 2 ou mais BMS, que é um algo bem procurando pela galera do offgrid. Consiste em um projeto que gerencia as BMS de forma a integrar uma única comunicação com os inversores híbridos e comuns.

Outras marcas que podem interessar são DALY, 100BMS, JKBMS, entre outras.