Interruptores touch zigbee Novadigital com HA

Bom dia pessoal. Possuo atualmente alguns interruptores touch Wi-Fi da Novadigital Integrados ao HA via LocalTuya (modelos de 4 e 6 botões que só tem Wi-Fi), e que funcionam sem internet e perfeitamente, sem nenhum delay. Estou pensando agora em comprar outros de 1, 2 e 3 botões para os outros cômodos. E vi que a novadigital tem opção de zigbee, o que pra mim seria melhor, pra não pendurar mais dispositivos Wi-Fi na minha rede, que já tem bastantes.

Porém, aqui vai a minha dúvida: eu não tenho e nem pretendo usar hub tuya. Minha rede zigbee eh zigbee2mqtt e gostaria de saber, antes de comprar, se esses interruptores touch zigbee da novadigital são compatíveis com zigbee2mqtt antes de comprá-los.

Alguém sabe me confirmar isso?

Oi Adriano, tudo bom?

Aqui tem listas de dispositivos compatíveis com zigbee2mqtt:

Mesmo se esses interruptores da novadigital não estiverem na lista geralmente a integração de todos da Tuya é igual e algum genético funcione com eles por serem dispositivos white label!

Te convido a participar do grupo do telegram do fórum, lá o pessoal responde com + rapidez dúvidas + simples!

Valeu Leandro, obrigado. Vou ver se lá no grupo consigo essa confirmação. Eu dei uma olhada nessa lista mas não consegui encontrar nada específico sobre os interruptores da Novadigital.

Sei que existem alguns problemas com a integração oficial da Tuya no HA. Mas como só encontrei interruptores 4x4 de 6 botões da Novadigital, acabei optando por eles e decidi manter o padrão no restante da casa pra não ficar uma mistura de interruptores.

E como consegui integra-Los com LocalTuya sem precisar usar Wi-Fi pela Tuya, funcionou bem pra mim

Só que como preciso de mais e vi que até 3 botões tem a opção zigbee, quero me certificar antes de comprá-los.

Comprei 2 interruptores com neutro opcional zigbee, integrei eles com o z2m , mas eles não funcionavam 100%, as vezes ficavam off, ai comprei um hub da tuya somente para esses dispositivos e integrei no HA. agora funcionam corretamente.

Olá Adriano, eu comprei este interruptor zigbee da novadigital, nem olhei antes se era compatível, acreditando que o por ser zigbee seria fácil integrar. Muito pelo contrário, no zigbee2mqtt nao funciona, tem até um tutorial de como configurar por external converter Suport tuya device mas nao consegui de maneira alguma fazer funcionar.

@adrianolopes bom dia.
Tenho 3 interruptores 4x4 de 6 botões da NovaDigital, mas não estou conseguindo integra-los pelo LocalTuya, como você vez? Outra coisa, você tem as configurações que precisam ser adicionadas na configuração do interruptor para que funcione corretamente?