Interruptor NovaDigital

Pessoal,

Estou iniciando nessa questão de automação residencial e tenho uma dúvida. Ainda não entrei no Home Assistant pois estou testando os equipamentos e aprendendo sobre eles.

Comprei um interruptor NovaDigital, que está ligado a uma lâmpada e conectado ao Wi-Fi. Tudo funcionando normalmente, inclusive integrado ao Google Home.

Agora a pergunta: Quando corto a energia e a restabeleço, o interruptor volta ligado/aceso. Isso é péssimo. Imagine uma falta de luz e a casa toda acesa logo após. Como consigo configurar isso?

@leonardomrc, eu também acho isso péssimo. Acredito que esses dispositivos Tuya não tem essa opção nativamente, só os da Sonoff. Talvez com o tasmota tenha essa opção, eu troquei a firmware de um ontem e ainda estou estudando.

Legal! Caso descubra alguma coisa e puder compartilhar, eu agradeço!

No caso do Sonoff, como isso é ajustado?

@leonardomrc

no “device setting” > “Power-on state”, tem que deixar “off”.

Com tasmota tem um comando “PowerOnState” que deve ser 0 (off), ou seja, se você trocar a firmware do seu relay Novadigital pra tasmota, passa a ter essa opção.

Olá, por acaso alguém sabe se é possível integrar esses interruptores da “Nova Digital” com o Home Assistant ? Eu também comprei um deles para experimentar e estou interessando em adicioná-ao ao Home Assistant.

Creio que seja possível. Esse dispositivo é TUYA. Tente seguir o tutorial em Tuya Convert - Flash
Instalando o tasmota ficaria mais fácil!

Estou tentando fazer isso, mas empaquei em uma das etapas.

1 curtida

É possível sim. Tenho um na minha campainha :roll_eyes:
É um modelo MS-101 (Basic). Tá com ESPhome, mas, já testei com Espurna e Tasmota.

No site da Tasmota tem o template para o MS-101 (Basic) https://templates.blakadder.com/nova_digital_basic_MS101.html

O modelo MS-101RW com RF 433 é exatamente o mesmo template. A parte do RF não é afetada pelo firmware novo e continua funcionando sem problemas.

2 curtidas

Opa… obrigado pela dica.

Usei o tutorial Tuya Convert - Flash

Acabei de trocar o firmware de um agora.

2 curtidas

@michel, você trocou o firmware de um interruptor da novadigital? Por acaso esse interruptor era RF?

@steniofilho, por acaso esse modelo RF da novadigital na qual você se refere é o deste link https://novadigitalonline.com.br/products/rele-wifi-rf433mhz-novadigital-interruptor-smart-home-google-home-alexa-automacao-residencial ???

Porque no site deles não encontrei o MS-101RW, mas encontrei o MS101+RF433. Será que é o mesmo?

É esse mesmo. Sem o RW. Malz! :wink:

Está com ESPHome nele. E também soldei um fio no GPIO14 para colocar um DHT22 nele.

Então posso comprar o MS101+RF433 tranquilamente que após atualizar pro Tasmota o RF continuará funcionando certo?
Essa solda no GPIO14 é pra poder conectar um interruptor físico nele? Tem que ser um interruptor tipo campainha ou pode ser o tradicional?

1 curtida

Essa solda foi para colocar um sensor de temperatura DHT22 nele.
Para um interruptor, eu soldei fios nos terminais do botão existente e sim, tem que ser tipo campainha.

ok, valeu pela ajuda :+1:

1 curtida

Não, não era o modelo com RF… Mas eu li em algum lugar que fazer a troca não interfere no RF.