Interruptor NovaDigital

Pessoal,

Estou iniciando nessa questão de automação residencial e tenho uma dúvida. Ainda não entrei no Home Assistant pois estou testando os equipamentos e aprendendo sobre eles.

Comprei um interruptor NovaDigital, que está ligado a uma lâmpada e conectado ao Wi-Fi. Tudo funcionando normalmente, inclusive integrado ao Google Home.

Agora a pergunta: Quando corto a energia e a restabeleço, o interruptor volta ligado/aceso. Isso é péssimo. Imagine uma falta de luz e a casa toda acesa logo após. Como consigo configurar isso?

@leonardomrc, eu também acho isso péssimo. Acredito que esses dispositivos Tuya não tem essa opção nativamente, só os da Sonoff. Talvez com o tasmota tenha essa opção, eu troquei a firmware de um ontem e ainda estou estudando.

Legal! Caso descubra alguma coisa e puder compartilhar, eu agradeço!

No caso do Sonoff, como isso é ajustado?

@leonardomrc

no “device setting” > “Power-on state”, tem que deixar “off”.

Com tasmota tem um comando “PowerOnState” que deve ser 0 (off), ou seja, se você trocar a firmware do seu relay Novadigital pra tasmota, passa a ter essa opção.

Olá, por acaso alguém sabe se é possível integrar esses interruptores da “Nova Digital” com o Home Assistant ? Eu também comprei um deles para experimentar e estou interessando em adicioná-ao ao Home Assistant.

Creio que seja possível. Esse dispositivo é TUYA. Tente seguir o tutorial em Tuya Convert - Flash
Instalando o tasmota ficaria mais fácil!

Estou tentando fazer isso, mas empaquei em uma das etapas.

1 curtida

É possível sim. Tenho um na minha campainha :roll_eyes:
É um modelo MS-101 (Basic). Tá com ESPhome, mas, já testei com Espurna e Tasmota.

No site da Tasmota tem o template para o MS-101 (Basic) https://templates.blakadder.com/nova_digital_basic_MS101.html

O modelo MS-101RW com RF 433 é exatamente o mesmo template. A parte do RF não é afetada pelo firmware novo e continua funcionando sem problemas.

2 curtidas

Opa… obrigado pela dica.