Interruptor NovaDigital TS0601 funciona por 2h e depois "trava" no ZHA

Pessoal, tenho interruptores NovaDigital zigbee TS0601 (o 4x4 com tomadas, o de 6 teclas e o de 4 teclas) no ZHA e batia num fantasma: o interruptor funciona perfeito depois de parear e, umas 2 horas depois, o HA mostra o estado mudando mas a lâmpada não obedece. A tecla física continua funcionando normal. Re-pareando, funciona de novo… por mais 2 horas.

Depois de muito teste, o que encontrei: o MCU interno da Tuya (o chip que aciona os relés) “dorme” depois de ~2h sem receber nenhum comando. O rádio zigbee continua confirmando tudo — por isso o HA acha que funcionou — mas o relé não mexe. No hub Tuya original e no Zigbee2MQTT isso não aparece porque eles fazem polling periódico no device; o ZHA não faz, e aí o interruptor dorme.

Meu workaround: uma automação mandando um query inofensivo (zha_toolkit, cluster 61184, cmd 3) a cada 20 min pra cada interruptor — resolveu pros modelos de teclas. O 4x4 com tomadas (_TZE204_wskr3up8) segue problemático mesmo assim (trava até alimentado — esses vão de garantia).

Documentei a investigação completa com dados e testes nesta issue: Tuya TS0601 EF00 devices: MCU stops processing commands without periodic traffic — request for quirk-level periodic query (Z2M queryIntervalSeconds equivalent) · Issue #5212 · zigpy/zha-device-handlers · GitHub

Alguém mais teve esse sintoma com esses interruptores no ZHA? E se alguém usa eles no gateway NovaDigital/Tuya original com sniffer zigbee por perto, uma captura do tráfego ajudaria a entender o que o hub manda que os mantém acordados.

Se houver interesse, posto o passo a passo do diagnóstico (tem um comando que revela se o MCU está dormindo) e o YAML do keepalive.

não sei se é viável você fazer um teste com o zigbee2mqtt… quando eu comecei a minha rede e estava em dúvida se usaria zha ou z2m, pelo que lia em alguns fóruns, um dos fatores que me fez escolher o z2m foi o suporte a mais dispositivos e melhor suporte a dispositivos tuya!