Me desculpa pela pergunta básica, já acompanho o fórum a algum tempo mesmo só fazendo meu cadastro só agora.
Minha dúvida está mais relacionada a melhores práticas, estou me aventurando no tema, preparei um servidor Home Assistant dedicado e utilizo Zigbee em 95% dos meus dispositivos. E uma coisa que venho me questionando é a melhor forma de trabalhar…
Meu interruptor é inteligente (Zemismart Zigbee) conectado ao sistema com a lâmpada inteligente também conectada via Zigbee2mqtt, a grande questão é, quando eu desligo o interruptor, eu corto a alimentação da lâmpada, ela fica offline no zigbee2mqtt e no HA, isso não é o problema em si, no entanto, as vezes eu perco ele do sistema, precisando reconectar novamente.
Essa é a melhor forma de ligar? Pensei em deixar uma conexão direta na lâmpada e fazer um paralelo virtual entre o interruptor e ela, mas com isso, se por alguma razão eu perder o servidor, terei todas as luzes 100% acessas até restaurar o sistema do HA, na minha opinião, não é o ideal.
Pela experiência de vocês, qual é a melhor prática para trabalhar?
São lâmpadas e LEDs CCT, essa é a razão para tê-las.
Existe uma feature no HACS do Home Assistant que vc é capaz de de configurar para que a mesma mude o tom da lâmpada dependendo da hora do dia onde as mesmas variam do branco quente para o branco frio.
Não precisará alimentá-las diretamente pelo interruptor. Faça como você disse, usando só como “paralelo virtual”. Para onde utilizo lâmpadas, utilizo controles de cenas zigbee e mantive os interruptores físicos. No começo alguém acabava desligando, mas depois acostuma. sendo útil ainda para intervenções manuais.
Sim realmente isso é um problema. Na minha experiência não tem uma boa prática para essa situação pois na minha opinião qualquer uso de lâmpada smart para iluminação principal é má prática. Eu sugiro lampada smart apenas para luminarias/luz decorativa.
Quaquer jeito que você ligar é sujeito a problemas. No caso de ligar em series com interruptor smart surge problemas de voce desligar sistema cortando comunicação sem fio.
Se ligar fora do interruptor, você perde por completo o controle da luz em caso de falha da comunicação sem fio. Apesar da chance de isso acontecer numa lampada zigbee ser muito menor do que em uma lâmpada que depende de integração cloud ao fazer uma análise de rico precisamos considerar não só a probabilidade de ocorrer mas também qual é o tamanho do impacto caso ocorra. Na minha opinião dentro do contexto de automação residencial perder controle total da iluminação é uma falha catastrófica.
Além disso a chance de ocorrer não é tãaaao baixa assim quanto pode parecer se você levar em conta todos problemas que podem causar a perda de controle, entre eles:
Interferencia
Bug no Z2M
Bug no HA
Bug no OS
Bug em outro processo que derrube o OS ou funcionalidades do OS
Defeito no PC do z2m
Defeito no coordenador
Entre outros.
Levando isso em consideração o único jeito que considero adequado de ter leds CCT par ilumiancão principal seria com controladores de LED ligados por cabo ao interruptor (que estaria sendo usado como input do controlador e não como alimentação do controlador)
Se você manter as lâmpadas smart a decisão fica entre uma solução onde os problemas ocorrem com muito mais frequência (em serie com interruptor) ou uma solucão onde quando os problemas ocorrem o impacto é muito maior (paralelo virtual)