Pessoal,
Me desculpa pela pergunta básica, já acompanho o fórum a algum tempo mesmo só fazendo meu cadastro só agora.
Minha dúvida está mais relacionada a melhores práticas, estou me aventurando no tema, preparei um servidor Home Assistant dedicado e utilizo Zigbee em 95% dos meus dispositivos. E uma coisa que venho me questionando é a melhor forma de trabalhar…
Meu interruptor é inteligente (Zemismart Zigbee) conectado ao sistema com a lâmpada inteligente também conectada via Zigbee2mqtt, a grande questão é, quando eu desligo o interruptor, eu corto a alimentação da lâmpada, ela fica offline no zigbee2mqtt e no HA, isso não é o problema em si, no entanto, as vezes eu perco ele do sistema, precisando reconectar novamente.
Essa é a melhor forma de ligar? Pensei em deixar uma conexão direta na lâmpada e fazer um paralelo virtual entre o interruptor e ela, mas com isso, se por alguma razão eu perder o servidor, terei todas as luzes 100% acessas até restaurar o sistema do HA, na minha opinião, não é o ideal.
Pela experiência de vocês, qual é a melhor prática para trabalhar?
Obrigado desde já…
Alex Florindo