Integrar um elevador no HA

Alguém já automatizou a chamada do elevador pelo Home Assistant?

Pessoal,

Estou com uma ideia que talvez seja genial ou uma completa viagem…

Moro em um apartamento com hall social privativo e no hall tem apenas o painel de chamada do elevador (um botão e o display do andar).

Minha ideia seria integrar esse botão ao Home Assistant para fazer coisas do tipo:

“Alexa, chame o elevador”

ou até algumas automações futuras.

Não quero usar aqueles “dedos robóticos” que apertam botão fisicamente. Acho que fica meio gambiarra e queria algo mais limpo.

Tenho alguns Sonoff Mini sobrando e pensei em colocar um deles em paralelo ao botão, de forma que quando o HA acionasse o Sonoff, seria como se alguém tivesse apertado o botão.

Ainda não abri o painel nem medi nada. Pretendo conversar com um técnico da Thyssen para entender melhor como funciona o circuito e se existe alguma forma segura de fazer isso.

Minhas dúvidas:

• Alguém já fez algo parecido?
  • O botão normalmente é só um contato simples ou costuma ter alguma lógica eletrônica por trás?
  • Sonoff Mini serviria ou seria melhor um Shelly com contato seco?
  • Existe algum risco de colocar um relé em paralelo ao botão?
  • Alguma dica antes de eu começar a investigar isso?

A ideia é apenas simular o pressionamento do botão, sem interferir em nada da lógica do elevador.

Alguma ideia???

Olá.
Eu já tive exatamente essa sua idéia, porém após conversar com um técnico terceirizado da Thyssen eu desisti da empreitada.
Principalmente pelo equipamento não ser meu, e sim do condomínio.
Além disso, há uma certa complexidade do sistema da Thyssen em usar variação de tensão para diferenciar a chamada entre os pavimentos. Qualquer intervenção que você fizer na fiação pode interferir nessa variação e deixar o elevador desregulado.

1 curtida

Eu trabalho em uma empresa que atua com leitores faciais, inclusive em elevadores.
Usamos um modelo que reconhece a pessoa e envia o comando pra uma placa de relés que já vem incluso nele. Com isso, conectamos os relés dessa placa nos botões dentro da cabine (o facial também fica dentro da cabine).
Dito isso, seria possível conectar o Home Assistant ao leitor facial e chamar o elevador pelo celular quando você estiver no apartamento e ao chegar no prédio você olha no leitor facial e ele permite que você só para para o seu andar.
A questão é que nós fazemos isso sendo uma empresa em conjunto com a empresa responsável pelo elevador, pois precisamos acessar a parte de cima da cabine também. Além do fato de a empresa sempre cobrar a ida do técnico. Ou seja, é perfeitamente possível sim mas com algumas burocracias envolvidas