Integrar o Home Assistant em uma Planilha

Estou tentando criar uma integração de 3 fatores, Echo Dot, Home Assistant e uma planilha do excel, da seguinte forma! Gostaria de solicitar uma função para a Alexa Ex: “Alexa: gastei 10 reais” ela receber o comando enviar para o home assistant e adicionar em um excel ou em ate mesmo um grafico no Proprio Home assistant, de uma forma que eu consiga visualizar essa planilha ou grafico na DashBoard do Home Assistant!

Talvez tenha uma solução mais simples que eu desconheça mas acho que você vai precisar saber programação pra isso.
Minha solução seria usar app daemon pra ler e editar a planilha. Para o gráfico eu criaria um sensor de gasto tbm com app daemon e usaria plataforma statistics pra gerar o gráfico.
Se vc só quiser o gráfico sem a planilha é mais fácil.

vc pode fazer vários inputs no seu HA com valor, descrição e etc.
ao preencher, cria um botão para enviar estes valores para o seu banco de dados do HA mesmo, melhor que planilha =)

infelizmente não é tão simples… A parte de escrever na planilha daria pra fazer usando planilhas do google. Aqui tem um exemplo de como vc poderia escrever numa planilha: Writting sensors' values to Google Sheets - #12 by Brett_C - Configuration - Home Assistant Community. Agora a “outra metade” que é a integração com a alexa, eu imagino que só dê pra fazer escrevendo uma skill.