Integrando Interfone Intelbras IPR 8010 com Home Assistant + Imagem da Camera na Notificação

Fala pessoal!

Vou compartilhar com vocês como eu fiz o meu Home Assistant enviar uma notificação para meu celular com um snapshot da camera toda vez que alguém toca o interfone da minha casa.

Material necessário:

  • Interfone (neste caso poderemos adaptar a qualquer modelo)
  • Sensor de Porta Magnetico Zigbee
  • Resistor 1㏀
  • Fotoacoplador PC817

Eu precisava que meu HA me notificasse toda vez que alguém tocasse o interfone, porém os interfones da linha IPR e vários outros da HDL também não tem nenhuma integração com HA.

Tive a idéia de utilizar o Buzzer (campainha do interfone) para mandar uma tensão e utilizar para ativar algum sensor. Porém a tensão desse buzzer é muito baixa (3V DC), insuficiente para atracar algum relê.
A partir daí tive a ideia de utilizar um fotoacoplador PC817 para ativar um sensor de porta e janelas zigbee.

  1. Abriremos o sensor e iremos soldar dois fios paralelamente ao switch magnético do sensor, conforme foto abaixo:

  1. Precisamos abrir o módulo interno do interfone para ter acesso a placa do mesmo.
    Precisamos localizar o Buzzer e identificar o polo negativo dele, conforme imagem abaixo, neste polo soldaremos um fio que será usado para alimentar o fotoacoplador.

Terminal negativo do buzzer, onde soldaremos o fio negativo do nosso circuito:

O polo positivo que utilizaremos para alimentar o fotoacoplador será o EXT2 da placa, saída utilizada para ligar extensões ao interfone:

O nosso circuito terá o “diagrama” conforme demonstrado na imagem abaixo:
Desculpem mas não sou bom em desenhos :joy:

Fazendo a parte eletrônica acima, toda vez que o interfone tocar, o buzzer irá alimentar o fotoacoplador que funcionará como uma chave nos pinos 3 e 4 fechando assim contato no sensor de porta, fazendo com que o HA entenda como um sensor fechado.

Agora iremos utilizar este sensor (nome Interfone) para fazer as automações no HA.

Precisamos considerar que o sensor acima já foi corretamente adicionado ao HA, consideremos também que temos uma câmera configurada no HA (ONVIF ou Generic Cam).

Preferi fazer a automação direto no HA do que utilizar o NodeRed.

Vamos a automação:

  1. Interfone toca e Foto acoplador fecha contato do sensor (Interfone)

  2. Coloquei um Delay de 2 segundos, tempo aproximado para a pessoa se afastar do interfone e ficar mais visível na camera.

  3. Chamo um serviço de tirar um snapshot da camera.

  4. Dou outro Delay de 1 segundo, para dar tempo do HA salvar a imagem no diretório.

  5. Envio notificação para o celular, colocando a imagem da foto acima para ser mostrada caso clique e segure na notificação. Caso clique na notificação ao invés de mostrar a imagem coloquei para abrir o HA direto na minha interface do lovelace do portão.

Vejam o código completo abaixo:

alias: Notifica Interfone
description: ""
trigger:
  - type: not_opened
    platform: device
    device_id: xxxxxxx
    entity_id: xxxxxx
    domain: binary_sensor
action:
  - delay:
      hours: 0
      minutes: 0
      seconds: 2
      milliseconds: 0
  - service: camera.snapshot
    data:
      filename: /config/www/images/portao.jpg
    enabled: true
    target:
      entity_id: camera.portao1_onvif_profile001
  - delay:
      hours: 0
      minutes: 0
      seconds: 1
      milliseconds: 0
  - service: notify.mobile_app_iphone_de_julio
    data_template:
      title: Alguém tocou o interfone
      message: |
        {{now().strftime("%H:%M:%S")}} Mantenha Pressionado para ver a foto!
      data:
        image: /local/images/portao.jpg
        url: /lovelace/portao-rtsp
mode: single

Fototeca-1-de-1-1

2 curtidas

Man. Show
Tenho o mesmo interfone e travei nesse bentido 3v para atracar o relé. Vou fazer isso que fez para testar

@freirejc seu interfone bateu 2.7v tbm? fiz exatamente a mesma coisa e não está infelizmente dando contato no sensor de porta. em teoria está tudo funcionando… inclusive o fotoacoplador, e já troquei tudo. rs

Realmente o resistor de 1k é necessário para tal?

Sim, bateu no máximo 3v
Aqui tá com uma distância de 40 metros de cabo da unidade externa até o monofone.
O resistor eu coloquei mais como medida de proteção, casa aja algum pico de tensão pra proteger o fotoacoplador.

Entendi… vou testar sem o resistor. Percebi que passando por ele o 2.9v passa a 1.1
Testei e o resistor está ok