Integração do Controlador IR Tuya via cenas HA e Alexa

Tutorial usando controle IR tuya, positivo, zemismart, etc.

Como percebemos, muitas vezes tarde :thinking:, a tuya tem grandes problemas de integração com o home assistant, mas isso não quer dizer que é impossível integrar.
Já vou avisando que se perde um bom tempo para conseguir deixar tudo bonitinho, mas o resultado final é bem legal.

Primeiro digo que uso lovelace: mode: yaml. Se você usa a interface do HA sem ser no modo yalm esse tutorial não vai lhe servir. Não que não seja impossível, ms terá que adaptar para uso na interface do HA.

Seguem telas de como ficou.

Essa tela são controles que usamos na sala: tv, decoder da tv cabo, home theater e até uma simples lâmpada rgb com aquele controlinho bem safado:

Já aqui, coloquei atalhos para canais que usamos no decoder da tv a cabo:

Mão na massa:

Vou tentar dar a vocês um passo a passo de como foi feito para chegar a esse resultado.
Primeiro criei cenas para cada botão que tenho nos controles dentro do aplicativo Smart Life:

Criei também cenas para abrir os apps da tv, como a Netflix, Youtube e Amazon Prime. Nesse exemplo podem notar que coloquei cada botão que se precisa apertar para abrir o app, e coloquei um pequeno delay para que o comando seja enviado com o tempo certo e não deixe de executar nada pq não deu tempo da tv entender e executar cada comando.


Testado dentro do Smart Live e executando tudo ok, podemos partir para o HA, alexa ou google home.

Alexa:
Usando a skill da tuya dentro da Alexa passamos a enxergar todas as cenas que criamos.
Para a Alexa, simplesmente precisamos criar uma rotina para ela executar a cena criada. Aqui criei uma que digo Alexa, ligue a tv na Netflix. Ela executa os comandos e a cena.

Google Home:
Acredito ser o mesmo processo, porém não utilizo…quem usar, pode ajudar complementando o tópico.

Home Assistant:

Ativando a integração da tuya, passamos a enxergar as cenas dentro do HA.

Para os botões que usei na primeira tela, os dos controles remotos, fui usando type glance, e as entidades são call service em cada cena de cada botão:

Para os botões dos apps da tv usei o custom-button-card. Para os logos, salvei imagens dentro da pasta do HA.

image

Pronto…temos cada botãozinho no controle correspondente e cada ação de app executando em um botão também.

Tela dos canais

Para fazer os canais poderia ter feito via cenas no Smart Life também, porém me deparei com uma limitação dele: apenas podemos criar 100 ações…como tenho muitos canais, não rolou dessa forma. Por isso parti para uma solução direto dentro do HA. Criei scrips de cada canal. Cada cena abaixo no script corresponde a um número, o que resulta em apertar o numero, esperar um segundo, depois o outro…e por ai vai…como se vc estivesse digitando o número do canal em seu controle. Ex. HBO (canal 121 no meu decoder). Fiz um script para cada canal executando seu respectivo número…muito crtl C ctrl V :laughing:

image

A partir daí, criei os botões usando o custom-button-card, igual aos dos apps, porém aqui chama o script e não as cenas. Logos dos canais salvos dentro do HA tb.

image

E com muita paciência, muito código, conseguimos criar todos os canais e apps que desejamos… :stuck_out_tongue:

Um adendo com relação aos canais dentro da Alexa…se vc integrou seu HA com a Alexa, os scripts aparecem como as cenas dentro da Alexa…assim tb criei a mudança de canal por voz usando o mesmo processo que descrevi acima. Alguns canais ela não funciona bem, precisando adaptar o nome…por exemplo HBO ela não entende…usei Alexa, canal box… :joy:

Espero ter conseguido explicar essa gambiarra, digo, esses ajustes técnicos para funcionar um simples controlador IR, enquanto a tuya não cria vergonha e nos disponibiliza uma integração que preste!! :hot_face:

Qualquer dúvida, manda aqui ou no telegram, que tô sempre por lá! :grinning:

9 curtidas

Parabéns pelo tutorial, vai ajudar muita gente!!! :clap: :clap: :clap:

2 curtidas

Pessoal, coloquei alguns exemplos e um .zip com meus logos pra quem quiser pegar num github: Git_Monicakkc

1 curtida

Parabéns pelo projeto, ficou muito bom e me despertou a vontade de copiar a boa ideia. Eu usando o Broadlink rm4mini o processo vai ser o mesmo?

Acho q no broadlink é mais fácil pq ele integra no home assistant. Seria somente vc criar o botões que precisa usando o código dele.

1 curtida

Sabe se tem algum firmware estilo tasmota ou ESPHome pra esses controles IR?
Se não vou atrás de um Broadlink mesmo :wink:

1 curtida

Ótimo tutorial!! a única dificuldade minha é saber qual pasta do HA eu salvo a pasta com o logo, não estou conseguindo encontrar a imagem.

aqui uso o hassio, a pasta das imagens é a www

1 curtida

Alguma sugestão de “card” para as cenas do controle do ar condicionado ?

Conseguiu alguma coisa? Eu to apanhando pra conseguir algo para ajustar a temperatura. Liga/Desliga é tranquilo, só colocar um trigger para a cena. Porém a temperatura ta osso, eu queria algo que eu pudesse selecionar a temperatura tipo o card de termostato. Porém percebi que para cada temperatura+modo (frio/quente) vai ser uma cena. Então o card seria um “scene selector”

1 curtida

Infelizmente ainda não. Continuo na procura. Vi seu post no telegram.

Qdo acharem compartilha aqui por favor…eu tb só consegui habilitar liga e desliga.

1 curtida

é comprei um broadlink pra testar tenho 3 ir tuya e ta dando uma trabalheira pra por no hoss

Infelizmente pela Tuya o melhor que consegui foi isso

1 curtida