Integração Dispositivo de aplicativos diferentes (ewelink e smart life)

Olá pessoal, sou novo no grupo e cheguei aqui por indicação sobre esta minha dúvida.

Já entendi e percebi o potencial do Home Assistant, já estou estudando e entusiasmado em poder iniciar o desafio de sua implementação. Acredito que resolverei o meu caso com o Home Assistant, mas levará algum tempo.

Preciso encontrar uma solução para meu desafio mais rápido, vou relatar mais detalhes.

Há algum tempo comprei diversos dispositivos Sonoff mini R2 que usam o aplicativo eWelink.
Recentemente comprei um interruptor e nem imaginava o problema que teria por ele utilizar o software Smart Life.
Agora preciso dar um jeito de fazer funcionar os 2 de forma paralela, tentei através de cenas e alexa, mas não funcionou.

Meu pedido de ajuda é, caso alguém saiba como resolver sem o Home Assistant enquanto não o domino ainda seria bom.
A solução mais rápida seria a dica de um dispositivo que substitua o Sonoff Mini R2 e funcione com o Smart Life, alguém tem alguma recomendação?

Olá se possível eu recomendaria voce usar interruptores paralelos tradicionais cabeados ligados direto no sonoff mini, não existe necessidade do interruptor smart.

Agora caso não seja possível passar fiação existem diversas maneiras de fazer o paralelo virtual com o home assistant.
Vou te dar 3 sugestões de possíveis soluções. A primeira é a mais fácil porem o paralelo so funcionaria na interface do home assistant ou no comando de voz agora o comando no interruptor físico ainda seria individual. O segundo método é um pouco mais difícil mas pode ser feito via interface grafica. No software ainda existiriam 2 interruptores separados (diferente da opção 1) mas quando você acionar qualquer um deles via software ou via comando físico o outro também serial alterado e a terceira opção seria fazer ambas as opções anteriores ao mesmo tempo.

Opção 1

Os interruptores devem aparecer no home assistant como uma entidade do tipo switch, o primeiro passo seria converter elas para lights:
Light Switch - Home Assistant
Depois disso basta criar um light group:
Light Group - Home Assistant
Isso vai gerar um terceiro dispositivo virtual que é o paralelo quando você mandar um comando por ele os dois serão alterados

Opção 2

Fazer uma automação que quando o estado do sonoff é alterado o do interruptor tambem é. E uma automação oposta também (do interruptor para o sonoff) . Isso não geraria o interruptor unificado na interface mas faria o paralelo.

Opção 3

Se fizer ambas as opções anteriores você teria tanto o interruptor unificado na interface quanto o paralelo automático.

A solucao rapida sem comprar mais nada seria essa do paralelo tradicional com o sonoff.
Agora se voce realmente quiser comprar um dispotivo novo existem tanto interruptores ewelink:

quanto reles da tuya (smart life):