Integração de sistema cabeado com Home Assistant e automações wireless: Dúvidas de um iniciante

Olá a todos!

Sou novo no mundo da automação residencial e, após estudar os prós e contras dos sistemas centralizados cabeados e descentralizados wireless, surgiu a seguinte dúvida:

É possível integrar um sistema de automação residencial centralizado e cabeado já existente ao Home Assistant e, ao mesmo tempo, adicionar automações descentralizadas wireless?

Agradeço a ajuda de todos!

Depende,sem mais informacoes não tem como dar uma resposta.

O home assistant ele em sua essencia é uma camada de abstracao para padronizar a interacao com dispositivo de diferentes fabricantes que utilizam diferentes protocolos.
Entao caso o sistema seja integrado com home assistant a resposta é sim, para o usuario final não diferenca nenhuma entres os dispositivos integrados ao HA.

A duvida verdadeira é se da para integrar.

Sistemas cabeados não são todos iguais. Cabeado pode ser ip ou serial. Se for ip ele pode ser http, webscokets, mqtt, ou alguma abstração customizada em cima de tcp ou udp. Alem disso o formato dos dados podem ser diferentes. Todos devices podem estar na sua rede normal de internet ou eles podem estar em outra rede e ter um gateway que unifica.
Se for serial tambem tem varios protocolos: rs485, rs232, modbus, knx …
além de que com certeza eles estão ligados através de um gateway na internet também

Não da para generalizar a resposta.
Voce precisa ver um sistema especifico, ver se ja tem uma integracao para esse sitema, se não tiver pode ser que ele use um protocolo que seja facilmente integrado sem ter que escrver codigo e em ultimo caso teria que ser desenvolvido uma integração .

Agradeço imensamente sua atenção.

Em meio à reforma da minha casa recém-comprada, busco prepará-la para automação residencial. Meu foco principal é a automação cabeada, mas desejo que a casa esteja pronta para futuras implementações wireless, com tudo gerenciado pelo Home Assistant.

Para aprofundar meu conhecimento em automação cabeada, procuro por um curso e também por um player centralizado de automação cabeada. Acredito que sua expertise pode ser de grande ajuda para alcançar meus objetivos.

Aguardo ansiosamente seu retorno com suas valiosas sugestões.