Integração da Alexa com o Assistente de voz do Home assistant

Pessoal, depois de procurar e não encontrar nada parecido, criei por conta própria uma SKILL para a Alexa que integra o Home Assistant Assist Conversation com a Alexa. Agora, podemos usar a Alexa diretamente com o Home Assistant, emitindo comandos em linguagem natural. Esses comandos serão analisados e respondidos pelo Assist configurado no Home Assistant.

No meu caso, ativei o GPT-4 da OpenAI no Home Assistant, e já estava funcionando 100% localmente e no aplicativo do Home Assistant. Porém, eu queria que a Alexa pudesse fazer o mesmo, diretamente. Com essa skill, a Alexa recebe a solicitação por voz, converte em texto, envia para o Home Assistant usando a API Conversation, que executará o comando necessário, e retorna o resultado em texto para a Alexa, que então lê o resultado para nós.

Ex.: “Alexa, peça ao modo casa para listar as luzes acesas.”

Ficou muito interessante e funcional! Não sei se já existia algo (skill) similar pronto antes, mas estou animado para compartilhar com vocês.

O endereço para acessar e configurar a Skill está em GitHub - rodrigoscoelho/skill-alexa-chatgpt4-assistpipeline-HomeAssistant: Skill para ser usado no Alexa que permite conversar usando os Conversation Assist do Home Assistant..

Espero que gostem e que seja útil para muitos de vocês!

9 curtidas

Rodrigo. Parabens pela iniciativa. Estava justamente procurando uma skill dessas e achei seu post. Vou testar em breve. Um forte abraço e mais uma vez obrigado por compartilhar

1 curtida

Muito bom.
Parabéns pelo trabalho.
Vou testar.

Mas uma dúvida, porque “Modo casa” e não “Home Assistant” ou “Assistente doméstica” traduzindo literalmente e tal, não soaria mais natural falar para algo como: “Alexa, peça ao Home Assistant para listar as luzes acesas.”?

Muito bom!
Estou utilizando e funciona perfeitamente.

1 curtida

Já mudei no código do Git Hub, mas isso é personalizável facilmente pelo usuário.

cara que sensacional isso, funcionando perfeitamente aqui e ficou bom demais

Boa noite a todos, tem algum vídeo no youtube ensinando a configurar ?

parabéns pelo belo trabalho, funcionando perfeitamente.

o que seria esse: * home_assistant_url: URL da API de conversação do seu Home Assistant (incluindo a porta padrão 8123).

onde pego esse dado?

Essa é a URL externa do seu home assistant, fica algo como:

https://seuhomeassistant.seudominio.com.br/api/conversation/process

Mais ou menos assim, obviamente, seu home assistant precisa estar exposto pra Internet!

Um ponto de atenção, no tutorial do Rodrigo no Github, ele ensina a obter o agent_id de uma forma que acho que não funciona mais nas versões mais recentes do Home Assistant, aí uma forma que encontrei de obter o agent_id foi a seguinte:

Ir em "Ferramentas de desenvolvedor > Ações:

Depois que preencher o formulário e executar a ação, altere para o modo YAML:

Espero que tenha ajudado!

Parabéns, ficou muito bom, consegui aplicar a meu HA, porém após executar o comando de alguma rotina, responde em inglês, o que faltou fazer?