Pessoal, depois de procurar e não encontrar nada parecido, criei por conta própria uma SKILL para a Alexa que integra o Home Assistant Assist Conversation com a Alexa. Agora, podemos usar a Alexa diretamente com o Home Assistant, emitindo comandos em linguagem natural. Esses comandos serão analisados e respondidos pelo Assist configurado no Home Assistant.
No meu caso, ativei o GPT-4 da OpenAI no Home Assistant, e já estava funcionando 100% localmente e no aplicativo do Home Assistant. Porém, eu queria que a Alexa pudesse fazer o mesmo, diretamente. Com essa skill, a Alexa recebe a solicitação por voz, converte em texto, envia para o Home Assistant usando a API Conversation, que executará o comando necessário, e retorna o resultado em texto para a Alexa, que então lê o resultado para nós.
Ex.: “Alexa, peça ao modo casa para listar as luzes acesas.”
Ficou muito interessante e funcional! Não sei se já existia algo (skill) similar pronto antes, mas estou animado para compartilhar com vocês.
Rodrigo. Parabens pela iniciativa. Estava justamente procurando uma skill dessas e achei seu post. Vou testar em breve. Um forte abraço e mais uma vez obrigado por compartilhar
Mas uma dúvida, porque “Modo casa” e não “Home Assistant” ou “Assistente doméstica” traduzindo literalmente e tal, não soaria mais natural falar para algo como: “Alexa, peça ao Home Assistant para listar as luzes acesas.”?
Um ponto de atenção, no tutorial do Rodrigo no Github, ele ensina a obter o agent_id de uma forma que acho que não funciona mais nas versões mais recentes do Home Assistant, aí uma forma que encontrei de obter o agent_id foi a seguinte:
Fala gente, preciso de uma ajudinha. eu fiz tudo como esta no tutorial mas sempre ao testar e mandar executar um comando ela retorna erro de solicitação. segue abaixo meu arquivo de configuração.
home_assistant_url=https://#####.duckdns.org:8443/api/conversation/process
home_assistant_token=token_home_assistant
home_assistant_agent_id=conversation.google_generative_ai
home_assistant_language=pt-BR
home_assistant_room_recognition=False
home_assistant_dashboard=lovelace
home_assistant_kioskmode=False
a porta esta 8443, mas, ja tentei com 8123, ja tentei sem porta e nada. Se alguem puder me ajudar eu ficaria muito grato.